Lendo agora
10 plantas fáceis de cuidar para ter em casa

10 plantas fáceis de cuidar para ter em casa

Foi-se o tempo em que ter a casa repleta de plantas era considerada “coisa de vó”. As novas gerações, que buscam por um estilo de vida mais saudável e próximo a natureza, abraçou o conceito de urban jungle, ou selva urbana, que consiste em adicionar mais verde a diferentes ambientes, do banheiro ao quarto.

Felizmente, não é preciso ser um expert em cultivo de plantas para alcançar este objetivo e deixar sua casa mais verde. Existem inúmeras opções de plantas fáceis de cuidar! Muitas, inclusive, adaptam-se bem a ambientes com pouca iluminação, aspecto comum nos lares modernos, principalmente em apartamentos.

Para te ajudar a ter uma casa aconchegante e cheia de plantas na decoração, reunimos algumas sugestões que exigem poucos cuidados e podem ser cultivadas por iniciantes na jardinagem ou para quem não possui muito tempo disponível. Confira!

1 – Camedórea-elegante

plantas fáceis de cuidar

Esta interessante miniatura de palmeira, originária da América Central, cujo nome científico é Chamaedorea elegans, vive muito bem dentro de casa, até mesmo em ambientes que não recebem muita luz.

Nenhuma planta vive no escuro, mas a camedórea deve ser colocada em um ambiente distante da janela, recebendo apenas a claridade indireta, já que não suporta os raios do sol. Tem crescimento lento e é de fácil cultivo, exigindo apenas que seu substrato se mantenha úmido.

2 – Lírio-da-paz

Também conhecido como bandeira branca, o Spathiphyllum wallisii é uma das poucas folhagens ornamentais que podem florescer dentro de casa, com pouca luz. A planta é fácil de cuidar e se multiplica rapidamente, formando densas touceiras.

Sua folhagem é exuberante e avisa imediatamente quando há falta de água (as folhas ficam na posição horizontal, como que desmaiadas). Após a rega, voltam à vertical rapidamente.

3 – Begônia

plantas fáceis de cuidar

De modo geral, plantas cultivadas pela beleza das flores requerem altos índices de luminosidade. No caso da begônia, no entanto, muitos a cultivam apenas interessados em sua folhagem, que é extremamente ornamental e diversificada, com diferentes formas e padrões coloridos.

Quando florescem, o espetáculo fica completo. No entanto, se você mora em apartamento, é importante escolher begônias propícias para o cultivo indoor, que não necessitem de muita luz.

4 – Samambaia

A samambaia é outra planta fácil de ser cuidada. Considerada uma das vegetações mais antigas do mundo, já se tornou clássica na decoração de ambientes. Ela gosta de sombra e umidade, portanto, é importante borrifar água em suas folhas sempre que o clima estiver seco.

Além das regas frequentes, exige apenas a manutenção de adubação mensal, que deve ser feita somente após seis meses de plantio.

5 – Zamioculca

plantas fáceis de cuidar

Planta ideal para ambientes internos, a zamioculca é vistosa, resistente a ausência de luz e exige apenas regas semanais. Outra vantagem é não exigir podas, já que a limpeza pode ser feita apenas por meio da retirada de folhas secas.

Com folhas verdes e brilhantes, é uma ótima opção para decoração de salas, cozinhas, halls de entrada e ambientes corporativos. Porém, tome cuidado! Todas as partes da planta são tóxicas e não devem ser ingeridas.

6 – Cactos

como plantar cactos

Os cactos estão entre as principais indicações para quem busca por plantas fáceis de cultivar. Eles exigem menos manutenção quando comparado à outras espécies. Podem ser cultivados em ambientes externos ou internos, sendo ótimas opções para decoração de escritórios e ambientes corporativos, como salas de espera.

A maioria dos cactos aprecia sol direto. Eles são resistentes e sobrevivem bem até em solos mais pobres, dispensando cuidados frequentes, sobretudo com regas, que podem ser leves e com periodicidade moderada.

Clique aqui e leia o nosso artigo completo sobre plantio de cactos.

7 – Suculentas

suculentas

As suculentas não exigem cuidados muito específicos e ficam lindas na decoração! Há alguns anos, se tornaram tendência, principalmente na decoração de ambientes internos.

Você pode cultivá-las em diferentes formatos, tamanhos, cores e texturas. E a boa notícia é que a variedade é tamanha que você pode encontrá-las a preços baixos.

Os cuidados também são poucos complexos. Elas carregam suas próprias reservas de água nas folhas, por isso são precisam de regas frequentes. O excesso de água pode causar fungos ou apodrecimentos das folhas. Apreciam luz solar direta ou sombra parcial e se desenvolvem bem em diferentes tipos de clima.

 

8 – Jiboia

planta jiboia como cuidar

Veja também
ipê amarelo

A jiboia é uma das plantas mais indicadas para quem está começando no mundo da jardinagem. Ela se adapta bem a diferentes condições: pode se desenvolver na sombra, mas cresce mais rápido em ambientes com luminosidade generosa.

Assista o vídeo e aprenda os cuidados necessários com solo e regas:

 

A jiboia pode cultivada dentro de casa, em vasos suspensos, criando efeito pendente ou até mesmo na água. Mas, atenção: ela é uma planta tóxica para cães e gatos e deve ser mantida longe das crianças.

9 – Singônio

singonio

Outra opção de planta fácil de cuidar é a singônio (Syngonium podophyllum). Ela é amplamente usada para cobertura de canteiros, principalmente com uso paisagístico, seja em jardins ou em canteiros de espaços abertos.

A singônio aprecia sombra parcial ou luz solar direta e as regas devem ser frequentes, mas com cuidado para não encharcar o solo.

Além de ser fácil de ser encontrada, é uma planta resistente e que se adapta a diferentes contextos. Ela pode ser cultivada em terrenos, em vasos e até mesmo na água. Nesse caso, novas raízes e folhas aparecem em poucas semanas e os cuidados devem ser redobrados: a troca de água e higienização do recipiente deve ser feita a cada dois dias.

10 – Lambari

A lambari é outra opção de planta fácil de cuidar que se adapta muito bem ao cultivo em vasos ou na forração de canteiros. As cores são lindas: a planta apresenta tons que mesclam verde e roxo.

Não é exigente quanto ao solo, aprecia bastante luz e as regas devem ser moderadas, aproximadamente, duas vezes por semana. A lambari pode ser usada como planta rasteira em canteiros, criando ilhas com folhagens de estatura maior.

Mais ideias para você!

Além das plantas citadas acima, existem diversas espécies fáceis de cuidar, como as bromélias, espadas-de-são-jorge e alguns gêneros de orquídeas.

Além disso, há produtos que otimizam o cultivo doméstico em casas e apartamentos, facilitando o dia a dia dos apaixonados por plantas.

Gostou das nossas dicas sobre plantas fáceis de cultivar e quer continuar aprendendo? Então, faça o download do nosso ebook gratuito que traz indicações de variedades que se adaptam bem a ambientes internos e externos.

plantas de sol

Comments

comments

Comentários (2)
  • Excelentes dicas, sempre gostei de ter plantas em casa. E as vezes ficava triste porque não sabia manter elas bonitas. A minha preferida é a orquídea, e ela precisa de cuidados especiais. Eu encontrei dicas incriveis num site de como cuidar de orquídeas método comprovado e realmente deu certo. Valeu pelas dicas.

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo