Lendo agora
Como plantar e cultivar jasmim-manga

Como plantar e cultivar jasmim-manga

A jasmim-manga é uma espécie muito cultivada, que deixa qualquer jardim ainda mais bonito e colorido.

A espécie pode ser encontrada com flores totalmente brancas, brancas e amarelas, vermelhas ou rosadas. Neste artigo vamos falar sobre as características dessa árvore que tanto se destaca e apresentar dicas para cultivá-la!

jasmim-manga

Jasmim manga pelo mundo

De origem do Equador, Guianas, México e Antilhas essa maravilhosa espécie ganhou o coração dos brasileiros e é facilmente encontrada por aqui.

Lindos, coloridos e com um perfume característico, a jasmim-manga produz flores que são muito utilizadas em fantasias havaianas nas ilhas do Pacífico. Seja em colares, coroas, pulseiras ou na decoração de bebidas, elas são unanimidade por lá.

Fora do Brasil essa espécie é conhecida por frangipani. Recebe esse nome em homenagem a um famoso perfume italiano do século XII. Por aqui, é chamada de jasmim-manga porque suas flores são perfumadas assim como as do jasmim, mas suas folhas lembram as da mangueira.

Usos e benefícios

A seiva leitosa dessa espécie costuma ser usada com fins medicinais. E em algumas culturas da Martinica, os frutos são considerados uma iguaria.

Mas vale muito ressaltar que qualquer parte da planta não deve ser consumida sem supervisão médica. A secreção que o jasmim-manga libera pode causar alergias ou ser tóxica.

jasmim-manga flor rosa

Uma característica interessante é que a cor interfere ligeiramente no perfume. A variedade Acutifolia, totalmente branca, possui um perfume mais intenso que as outras.

Como plantar jasmim-manga?

A jasmim-manga é da família Apocynaceae e seu plantio é feito através de mudas.

É preciso cultivá-la a sol pleno. Por isso, posicione o vaso ou faça a cova em locais que estejam sempre em contato direto com a luz solar.

Plantio

O plantio pode ser feito o ano todo, diretamente no solo ou em vasos. Prefira cultivar a planta sempre em ambientes externos, como varandas e quintais, pois em todas as variedades o seu odor é semelhante ao da gardênia, bastante forte e persistente.

Para o plantio em vaso, faça uma camada de drenagem usando brita ou argila expandida. Prepare o solo com uma receita com 50% de terra vegetal e 50% de areia média de construção (areia lavada). Adicione húmus de minhoca na mistura pode garantir um solo mais saudável.

Veja também
como plantar em vaso

Se você for adquirir mudas, opte pelas feitas por estaca, que tenham mais de 30 centímetros e que estejam prontas para o plantio.

floração do jasmim-manga

Luminosidade e Regas

A espécie gosta de ficar exposta ao sol pleno. Por isso, posicione o vaso ou faça a cova em locais que que recebam bastante luz durante o dia. Ela não tolera climas frios ou geadas.

A rega do jasmim-manga é moderada, ou seja, pode ser realizada cerca de três vezes por semana. Opte por fazê-la apenas quando o solo estiver bem seco.

Floração

A floração da jasmim-manga acontece apenas durante o inverno e a primavera, mas o período pode variar de acordo com o clima de cada região.

Gostou das nossas dicas? Quer receber mais informações sobre plantas e jardinagem diretamente na sua caixa de e-mails? Inscreva-se no formulário abaixo:

Comments

comments

Comentários (13)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo