Lendo agora
Ipês: 5 fatores que prejudicam a floração

Ipês: 5 fatores que prejudicam a floração

ipê amarelo

A floração dos ipês costuma acontecer nos meses mais frios e segue durante a primavera.

A coloração das flores, que pode ser rosa, branca ou amarela, também influencia no período de florescimento. Além disso, existem vários fatores que precisamos levar em consideração para entender porque uma árvore não floresce. Condições de luminosidade e idade da planta são alguns deles.

Neste artigo vamos explicar quais fatores prejudicam a florada dos ipês!

ipê amarelo

1 – Irrigação

A quantidade de água fornecida à planta também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, que florescem em época de seca, a dica é diminuir a quantidade de água, para ajudar simular uma “situação de seca”, nos meses anteriores à floração.

Lembre-se que os meses devem ser contados de acordo com a época de florescimento de cada cor de ipê.

2 – Solo e Adubação

ipê rosa florido

O adubação auxilia na formação das flores e frutos das árvores. E, embora os ipês sejam bem rústicos, é importante realizar a adubação, sobretudo no primeiro ano.

As adubações para os ipês podem ser realizadas com compostos orgânicos que ajudam com a biodiversidade do solo. Leia este artigo para saber mais.

Mesmo que a adubação não seja extremamente necessária, é importante garantir um solo fértil e rico em nutrientes para o ipê.

3 – Temperatura

A queda de temperatura também é um fator que auxilia na floração.

Os ipês começam a florescer na época onde as temperaturas estão mais baixas, de modo que, é possível que ele floresça em períodos anteriores ou posteriores ao que é esperado, a depender das condições de temperatura da sua cidade ou região.

4 – Idade da planta

A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com os cuidados com adubação, rega ou fertilidade do solo.

Em geral o florescimento inicia após os dois anos de idade, se a planta estiver bem cuidada. Em outros casos, pode levar até 5 anos.

Veja também
como plantar gladíolos

Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber para cultivar ipês. Confira!

5 – Luz (fotoperíodo)

ipê branco florido

Na primavera e no verão os dias são mais longos e assim as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias longos.

No outono e no inverno temos dias mais curtos e as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias curtos. É o caso dos ipês, que florescem no inverno.

Mudas de ipês

Na loja Plantei, maior garden center online do Brasil, você pode comprar mudas de ipês rosa, amarelo e branco. Elas são enviadas prontas para o plantio para qualquer lugar do país!

comprar mudas de ipês onlineloja plantei

Comentários (49)
  • Olá, plantei um ipê na minha calçada há 11 anos, ainda uma muda pequena. Até hoje não floresceu. Tem vários ipês plantados no bairro onde resido e todos florescem na mesma época. Só o meu que não. Quando cai as folhas das outras árvores, a minha também cai, mas depois não floresce como as demais. O que pode estar acontecendo?

  • meu ipê rosa tem mais de 5 anos, é grande e tem aparência muito saudável, porém perdeu muitas folhas, mas não ficou totalmente sem folhas, ainda continua com folhas no inverno seco e não deu flores. desconfio que na época das chuvas tem recebido um excesso de água, pois está localizado em frente a casa, e recebe grande volume de água do telhado, será que é esse o motivo de não florir na seca?

    • Greco, comigo aconteceu exatamente a mesma coisa e em casa ele não recebeu tanta água como o seu. Será que nossas árvores não são ipês? Você teve alguma resposta?

    • Adubo organico rico em potássio, cálcio e nitrogênio. Exemplo a casca da banana a casca do ovo e o pó do café. Seu ipê na próxima época flores estará super florido e dois meses antes do inverno não dê água para ele.

  • Plantei uma muda de ipê na minha calçada, já faz oito anos e até agora ele não floriu, o que faço para ele florescer? estou ansiosa para saber que cor são as flores.
    Obrigada.

  • Plantei meu ipê amarelo há uns 6 anos e ele floresceu umas 3 vezes mas depois caíram as flores … queria que ele ficasse amarelo sempre … pode ser feito alguma coisa?

    • A florada deles é bem curta, ficam floridos menos de 1 mês e no auge da seca. Se vc não molhar na seca, ele pode dar mais flores, mas não tem como prolongar a florada, infelizmente!

  • Plantei um ipê na escola onde trabalho mas não sei a cor estou ansiosa
    Lá JÁ tem um toda .gostaria de saber mais sobre o assunto pois quero ajudar os ipês.

  • Tenho um ipê há 6 anos.. estou muito triste ,, pois ele não floresceu ainda.. eu até desconfiei que fizeram alguma maldade com ele,, tipo,, jogaram algum produto corrosivo ou água quente porque as folhas estavam esmirradas e contraídas. Agora no mês de setembro todas as folhas caíram, ele está peladinhos.. O que será que aconteceu?

  • Boa noite! Vou comprar mudas de ipê de varias cores, mas estou com medo de ser enganada. Como faço para saber se de fato estão me vendendo ipê? Agradeço quem puder me ajudar

  • Tenho um pé de ipê branco de 3 anos e já teve a segunda florada, porém o que me deixa triste é que ele floresce pela manhã e no final da tarde todas as flores já tenha caído. Alguém pode me explicar o porque dessa queda de flores tão repentina???

  • Meu ypê tem 5 anos ,plantei como sendo branco.
    Ele já caiu duas vezes as folhas,mas não floresceu
    Que tipo de adubo posso comprar?

    Ele está na calçada em um círculo de 30cm de diametro;isto de alguma forma sufocou a arvore ,e contribuiu para ela não florir?

    Posso colocar terra preta ,para ajudar?
    Pois a terra e secá.
    Tudo que relatei aqui ;pode ser o motivo pelo qual elé não floriu?

    Quero este ano que entra ,cuidar mais dele; para ver se ele floresce;pois ele é do meu netinho que ajudou a plantar ,quando tinha 5 anos, já está com 10 e fica todos os anos esperando ele florir

    Existe alguma possibilidade de ser um ype que não dá flor?

    Fico no aguardo da resposta
    Obrigada

  • Ganhei uma muda de ipê amarelo com 80cm de altura pouquissimas folhas. 6 meses depois floresceu bem pouco. No ano seguinte mais. Este ano floresceu de novo pouco mas ganhou muitas folhas. A grande questão é: ele não cresceu nada. Continua com 80cm. Triste. Não sei o que fazer.

  • Comprei 3 mudas de ipê com 80 cm e veio o certificado de garantia deles. Chegaram sem nenhuma Folha e hj, depois de 2 meses f
    estão cheios de folhas
    Eles são Branco, amarelo e o roxo
    Agora quero colocá ipê em local definitivo lá p meu terreno
    só q ele fica cheio de água durante o inverno
    Será q ele irão morrer afogados ou não vão florescer? Tenho visto uns amarelos por lá bem antigos e originários de lá

  • Boa noite. Tenho o ipê roxo há uns 5 anos e ele só floreceu uma vez e com poucas flores.
    A adubação que sempre coloquei é de casca de ovo, frutas, cascas de legumes, desde que eu plantei ele .
    Mais coloquei preso no tronco orquidais será que por esse motivo meu ipê naõ florece?

  • Meu ipe perdeu todas as folhas antes da floração como de costume. Floriu e ficou lindo, mas depois que as flores cairam as folhas nao brotaram mais esta ha mais 3 meses sem folhas, so restaram os galhos secos . sera que ele morreu???

  • Boa noite,
    Plantei um ipê amarelo no canteiro da rua onde moro mas de uns tempos para cá as folhas estão caindo o tronco dele também não está verdinho está com uma aparência esbranquiçada porém na ponta dos galhos parece que está desenvolvendo algo na cor amarronzado
    que parece ser as flores. Sera mesmo que ele esta morrendo ou e assim mesmo? Lembrando que tenho regado ele todos os dias.

  • É preciso regar o pé de ipê constantemente?? Está com um metro .foi plantado a uma semana .estou regando de manhã e a noite. .dois litros de água.. coloquei adubo.. tá certo!!???

    • Olá, Gilberto.
      Depois de adulto o Ipê suporta bons períodos de estiagem, mas no primeiro ano da planta é bom realizar regas frequentes para manter o solo sempre úmido.
      Ele está plantado em local ensolarado? Se o solo secar rápido, acredito que possa manter as duas regas, mas se o solo estiver ainda úmido quando for realizar a próxima rega, recomendo não fazê-la. A planta aprecia solo úmido, mas não encharcado.
      Quanto ao adubo, um pouco cedo para adubação. Espere ele firmar no local por mais um tempo para continuar o processo de adubação. É necessário que a planta se adapte ao ambiente primeiro.

  • Tenho2 ipês amarelo já adultas, com cerca de 5m em meu terreno! O problema É q estão bem onde será construída a casa! Consigo replantar em outro local no mesmo terreno?

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo