5 fatores que fazem os Ipês não florescerem

25 Comentários

      Existem vários fatores que precisamos levar em consideração para entender porque uma árvore não floresce. Entre eles: Luz, água, adubação, temperatura e idade da planta.

Luz (fotoperíodo)

      Na primavera e no verão os dias são mais longos e assim as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias longos.

      No outono e no inverno temos dias mais curtos e as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias curtos. É o caso dos ipês, que florescem no inverno.

Água

      A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração.

Adubação

      O fertilizante é a comida das plantas e tanto macro quanto micronutrientes são importantes na formação das flores e frutos. Assim tenha certeza que seus ipês estejam bem nutridos.

Temperatura

      A queda de temperatura também é um fator que auxilia na floração. Os ipês florescem na época onde as temperaturas são menores.

Idade da planta

      A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com os cuidados com adubação, rega ou fertilidade do solo. Em geral o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada.

25 respostas para "5 fatores que fazem os Ipês não florescerem"

  • Olá, plantei um ipê na minha calçada há 11 anos, ainda uma muda pequena. Até hoje não floresceu. Tem vários ipês plantados no bairro onde resido e todos florescem na mesma época. Só o meu que não. Quando cai as folhas das outras árvores, a minha também cai, mas depois não floresce como as demais. O que pode estar acontecendo?

  • meu ipê rosa tem mais de 5 anos, é grande e tem aparência muito saudável, porém perdeu muitas folhas, mas não ficou totalmente sem folhas, ainda continua com folhas no inverno seco e não deu flores. desconfio que na época das chuvas tem recebido um excesso de água, pois está localizado em frente a casa, e recebe grande volume de água do telhado, será que é esse o motivo de não florir na seca?

    • Greco, comigo aconteceu exatamente a mesma coisa e em casa ele não recebeu tanta água como o seu. Será que nossas árvores não são ipês? Você teve alguma resposta?

  • Plantei uma muda de ipê na minha calçada, já faz oito anos e até agora ele não floriu, o que faço para ele florescer? estou ansiosa para saber que cor são as flores.
    Obrigada.

  • Plantei meu ipê amarelo há uns 6 anos e ele floresceu umas 3 vezes mas depois caíram as flores … queria que ele ficasse amarelo sempre … pode ser feito alguma coisa?

  • Plantei um ipê na escola onde trabalho mas não sei a cor estou ansiosa
    Lá JÁ tem um toda .gostaria de saber mais sobre o assunto pois quero ajudar os ipês.

    • Olá. Estamos na época perfeita para o plantio. O início da primavera.
      Ambientes mais adequados para o plantio são locais baixos, com solos úmidos, profundos, boa drenagem e textura argilosa.

  • Plantei um Ipê ontem e queria que ele florescesse hoje (porque não gosto de esperar) e desse muitas frutas, como devo fazer?

  • Tenho um ipê há 6 anos.. estou muito triste ,, pois ele não floresceu ainda.. eu até desconfiei que fizeram alguma maldade com ele,, tipo,, jogaram algum produto corrosivo ou água quente porque as folhas estavam esmirradas e contraídas. Agora no mês de setembro todas as folhas caíram, ele está peladinhos.. O que será que aconteceu?

  • Boa noite! Vou comprar mudas de ipê de varias cores, mas estou com medo de ser enganada. Como faço para saber se de fato estão me vendendo ipê? Agradeço quem puder me ajudar

  • Tenho um pé de ipê branco de 3 anos e já teve a segunda florada, porém o que me deixa triste é que ele floresce pela manhã e no final da tarde todas as flores já tenha caído. Alguém pode me explicar o porque dessa queda de flores tão repentina???

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *