Lendo agora
Por que a hortelã não gosta de vizinhos?

Por que a hortelã não gosta de vizinhos?

A resposta para essa questão é mais simples do que parece. As hortelãs/mentas não são boas companheiras pois possuem raízes invasoras. Ou seja, se plantadas próximas a outra plantas ou espécies resultarão na morte das companheiras, pois suas raízes crescem e espalham-se muito rapidamente, roubando os nutrientes das plantas vizinhas.

Apesar desse “probleminha” (se é que podemos chamar assim), a presença da hortelã é mais do que bem-vinda em nossas hortas e jardins. Elas liberam substâncias voláteis (óleos essenciais) no ambiente, capazes de afastar (repelir) insetos.

Estes óleos são capazes de deixar moscas, formigas e mosquitos longe da horta. Sendo assim, o ideal é cultivar as mentas e hortelãs sempre em vasos ou canteiros isolados.

Uma dica muito bacana, é que além de planta-las na horta ou em vasos, você pode fazer saquinhos de tecido e colocar folhas de hortelã ligeiramente cortadas nas áreas infestadas por insetos. Caso não possua a erva fresca, utilize ela seca.

Hortela

E pra quem deseja um repelente corporal natural, segue uma receita simples e muito fácil.

Misture 5 partes de álcool de cereal para 1 parte de óleo essencial (não essência) de hortelã. Agite bem e já está pronto para passar no corpo. A durabilidade é bem menor, aproximadamente 15 dias, mas o resultado é satisfatório.

Passado esses dias, jogue fora a mistura.

hortela500x325-500x325

Caso queira aprender como cultivar hortelã, temos um material que pode lhe ajudar. Clique aqui e confira um tutorial aqui em nosso blog de como plantar e cultivar hortelã.

Aprenda mais

Se você ama cultivar, leia os artigos abaixo e aprenda a plantar ervas e temperos em vasos ou canteiros:

Vasos autoirrigáveis: monte uma horta vertical ou suspensa e otimiza as regas. Clique aqui e confira no site.

Comentários (6)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo