5 plantas para quem não leva jeito para a jardinagem

6 Comentários

     Ter plantas em casa é sem dúvidas algo benéfico e que faz toda a diferença não só na decoração, mas também no humor e até mesmo na saúde.

     Os benefícios de estar rodeado de plantinhas são vários, inclusive muitos deles comprovados através de estudos.

     No entanto, nem todo mundo consegue cultivar com facilidade. Muitas pessoas encontram dificuldades na hora de escolher as espécies ou de cuidar delas.

     Na grande maioria dos casos essas pessoas acabam optando por suculentas e cactos, que são plantas de fácil cultivo e sempre indicadas para as pessoas que não possuem dedo-verde. Termo utilizado para se referir a cultivadores que dominam com facilidade a atividade.

     Porém, se você pensa que o fácil cultivo se limite apenas à essas espécies, saiba que não. Há flores e até mesmo frutíferas que são super resistentes e que conseguem se desenvolver bem mesmo com poucos cuidados.

     Falaremos sobre algumas delas agora.

1. Madressilva

     Essa espécie é uma trepadeira de fácil cultivo, que não é nenhum pouco exigente em relação ao solo. E por esse motivo é considerada invasora por muitas pessoas.

     Mas é importante que o solo, independente do tipo, esteja sempre bem drenado.

     As flores dessa curiosa espécie nascem branquinhas e envelhecem amarelas. Elas perfumam o ambiente onde estão plantas.

     A Madressilva é geralmente utilizada para cobrir muros, pérgolas e treliças.

     Deve ser cultivada a meia sombra e precisa de regas médias.

2. Dália

     As Dálias são plantas de clima quente e que não precisam de muita água para um bom desenvolvimento. Porém precisam que o solo esteja sempre úmido.

     O sol também não é problema. Essas lindas plantas precisam de luz abundante. Mas é necessário que não sejam deixadas a pleno sol o tempo inteiro pois os raios podem queimar as folhas.

     O cultivo delas é bem simples. Temos inclusive um conteúdo sobre o cultivo das Dálias aqui no blog. Você pode conferi-lo clicando aqui.

3. Mirtilo

     O mirtilo também é conhecido como blueberry é uma planta do tipo arbusto e se adapta muito bem a climas temperados e solos semi-arenosos. De porte pequeno e fácil manuseio, essa planta necessita de solos mais leves, com alto teor de matéria orgânica e sem propensão ao encharcamento excessivo para um bom desenvolvimento.

     Os frutos do mirtilo apresentam coloração azul arroxeada quando maduros. Possuem um sabor doce-ácido e são muito utilizados na elaboração de sucos, geleias e sobremesas.

4. Lilases

     A Syringa L., conhecida popularmente como Lilases é cultivada pela sua fragrância pois possui um cheiro inconfundível. Mas para que isso aconteça é preciso regar a planta com bastante frequência.

     Fazendo isso ela crescerá com facilidade.

     Suas folhas são opostas, em verticílios de três. As flores apresentam quatro pétalas.

     Planeje plantar a espécie sempre na primavera ou no outono. Elas precisam de solo rico em matéria orgânica.

5. Framboesas

     Framboesas são tentadoras, né?! Lindas e apaixonantes elas são o sonho de consumo de muita gente!

     Para tê-las em sua casa você precisa apenas de um solo rico em nutrientes e levemente ácido.

     E sabe o que você pode fazer para deixar o solo mais ácido da forma que precisa? Colocar alguns grãos de café na terra.

     Planta a muda no final do inverno ou começo da primavera. As framboesas gostam de solos frios e ricos em matéria orgânica.

     Regiões chuvosas também favorecem o crescimento. Porém, a planta também se adapta bem a luz solar direta.

     Gostou de conhecer algumas das plantas de fácil cultivo que você pode ter em sua casa?

     Então mãos à terra!

     Bom plantio! 💚

6 respostas para "5 plantas para quem não leva jeito para a jardinagem"

  • Top! Estou gostando muito do blog ! Muitas dicas . Eu sou uma dessas pessoas , não tenho dedo verde mas queria . Moro em apartamento e quero ter além de uma horta também flores em casa . Venho pesquisando , não sei por onde começar. Mas quanto a matéria nota 10

  • Cultivo orquídeas em apartamentos mas, devido ao “mormaço” do nordeste, não consigo faze-las ficarem bonitas e muito meno florir. Gostaria que vocês me informassem tipos de plantas que eu possa cultivar EM APARTAMENTO (sem ter o dedo verde) usando os vossos VASOS AUTOIRRIGÁVEIS. Um grande abraço!!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *