Lendo agora
5 livros para saber mais sobre o mundo das plantas

5 livros para saber mais sobre o mundo das plantas

Quem de fato gosta de plantas ou está disposto a saber mais sobre elas vai gostar desta lista. Isso porque nela trazemos cinco dicas de livros com abordagens variadas sobre o assunto.

Acreditamos que são leituras que vão ampliar o seu conhecimento e esclarecer muitas dúvidas em relação ao cultivo de plantas. Tem opções para quem quer saber mais sobre jardinagem, o cultivo de hortaliças, o uso medicinal das plantas, além de sugestões focadas em curiosidades.

Confira a lista e compartilhe com a gente o resultado dessas leituras. Além disso, se tiverem outras sugestões de livros, deixem no espaço dos comentários. Por aqui, vamos adorar saber o que vocês andam lendo sobre o fabuloso mundo das plantas.

Então, seguem as nossas dicas!

Minhas plantas: jardinagem para todos (Até quem mata cactos)

 Como o seu próprio subtítulo indica, esse livro tem tom democrático. É indicado inclusive para quem acha que possui ‘mão ruim’ ou nunca cultivou. Aliás, a própria autora do livro, a paisagista, jornalista e apresentadora Carol Costa já foi responsável pela morte de várias plantinhas antes de se tornar profissional no assunto. Agora, porém, assegura que todo mundo pode ter um jardim saudável em casa.

Com um texto leve, a autora traz uma série de dicas para solucionar questões relacionadas ao cultivo das plantas. Assim, ensina a montar um vaso, a adubar corretamente as espécies mais populares do Brasil e até a exterminar as pragas mais resistentes. Além disso, ao fim de cada capítulo, traz um passo a passo para montar arranjos, transplantar orquídeas e até montar um terrário. É o conhecimento que somou em sua vida de jardineira sendo repassado adiante.

Então, afim de aprender com ela?

Horta caseira: cultive ervas, verduras e legumes o ano todo

Indicado para quem tem vontade de cultivar ervas, legumes e verduras para o consumo próprio ou de pequenos grupos de pessoas, esse livro é resultado da experiência da norte-americana Elizabeth Millard. Antes de fundar a fazenda orgânica e sustentável Bossy Acres, no Minnesota (EUA), ela fazia experimentações de plantio dentro de sua casa na cidade – mesmo com o inverno rigoroso da região. Desse modo, constatou que, sim, é possível contar com uma pequena plantação dentro de casa.

Editada em mais de 30 países, Elizabeth traz nesse livro os princípios básicos e dicas para o cultivo. Assim, você vai aprender desde o planejamento do espaço apropriado, passando por técnicas, cuidados com a terra, o uso da água, o fluxo das correntes de ar, até as instruções para a colheita. Além disso, o livro traz ideias de preparo e conservação dos frutos do recompensador trabalho que é plantar o que se come.

O grande livro das plantas medicinais

Nesse livro, o fitoterapeuta inglês Andrew Chevallier apresenta uma visão global do uso da botânica como recurso da medicina em tradições de todos os continentes. Passando das surpreendentes descobertas em tumbas pré-históricas às sociedades da Antiguidade, dos aiurvedas a Paracelso, dos primeiros compêndios volumosos sobre o assunto na Idade Média à proibição das práticas fitoterápicas no século XIX, até chegar ao resgate das curas holísticas nos dias atuais.

Traz fichas técnicas ilustradas de mais de 550 espécies. Nelas constam informações como: habitat, história e folclore, componentes e ações principais, pesquisas científicas, usos tradicionais e contemporâneos, partes utilizadas, riscos e precauções para uso seguro. Além disso, aponta os fitoterápicos recomendados para tratamento de mais de 80 problemas gástricos, respiratórios, digestivos, neurológicos, cutâneos, musculoesqueléticos, circulatórios, psicológicos e ginecológicos.

papel semente

A vida secreta das árvores

Eis uma sugestão para quem está em busca de um livro diferenciado. A obra do engenheiro florestal Peter Wohlleben já figurou na lista dos mais vendidos do The New York Times. Na avaliação do jornal, o autor tem encantado leitores com uma revelação há muito tempo conhecida pelos biólogos. Qual? A de que as árvores da floresta são seres sociais. No livro, porém, o fato é apresentado não em tom de artigo científico, mas de modo mais coloquial. Isso dá fluidez à leitura.

Em resumo, a promessa do livro é de que você vai descobrir que as árvores compartilham diversas características dos humanos. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.

Veja também
tipos de ficus

Com tantas semelhanças entre seres humanos e árvores, o livro é também um convite. Quer que repensemos nossa relação com a natureza. Ficou curioso? Imaginamos que sim!

Plantas e civilização: fascinantes histórias da etnobotânica

Nesse livro, o professor de bioquímica e biologia da Universidade Federal Fluminense Luiz Mors Cabral nos convida a conhecer as surpreendentes e intrigantes histórias de diversas plantas. Nessa grande viagem através do tempo e do mundo, passamos pela linda planta que intoxicou Van Gogh, pela cabaça e seu curioso uso na Nova Guiné, por uma pequena e desconhecida vagem que deu origem ao formato mundialmente conhecido de coração e até mesmo pela árvore que gerou uma das batalhas mais difíceis da Segunda Guerra.

Esse livro é sobre isso: plantas e suas histórias. E quem se dispõe a ouvir o que elas dizem descobre muito mais do que esperava. Descobre que as histórias das plantas se misturam com as histórias da humanidade, que elas foram coletadas, cultivadas, selecionadas, manipuladas e alteradas por humanos – mas que nós fomos, também, selecionados, manipulados e alterados por elas.

É para fechar com chave de ouro nossas dicas de livros sobre plantas, não acha? Esperamos que tenham gostado dessa seleção e fica o convite para continuarem acompanhando o nosso blog, pois nosso conteúdo é preparado pensando em você!

Assine nossa newsletter e receba dicas e novidades exclusivas diretamente em sua caixa de entrada!

escola plantei - horta em vasos

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo