Lendo agora
Como preparar substrato para mudas? Passo a passo

Como preparar substrato para mudas? Passo a passo

Não há como iniciar uma horta sem começar pelo passo principal: a preparação de mudas.  As mudas saudáveis e vistosas são a peça chave de uma futura horta agradável e duradoura.

Atualmente existem no mercado sementes de alta produtividade, com melhoramentos genéticos e que precisam de um bom substrato para o crescimento ideal. Temos também, sementes próprias, que são aquelas que colhemos ou retiramos diretamente dos frutos que consumimos.

substrato para mudas

 

E não para por aí. Há ainda bulbos, estacas, etc. Para que tudo isso germine bem, é necessário atentar-se primeiramente ao substrato.

Quando falamos em fazer uma horta, é comum que pensemos em fertilizantes, sementes, adubações, canteiros, vasos e irrigações. Mas quase nunca nos atentamos ao substrato que será utilizado para essa tarefa.

É nele que as novas vidas serão iniciadas, e por isso, temos que ter um cuidado muito especial para que as sementes possam se desenvolver em seu máximo potencial.

substrato carolina

 Algumas características importantes e principais para um bom substrato são:

• Boa aeração;

• Baixa densidade (leveza);

• Boa drenagem;

• Elevada capacidade de retenção de água;

• pH neutro (nem alcalino e nem ácido);

• Uniformidade;

• Passível de armazenamento;

• Isenção de fitopatógenos;

• Baixo custo

No entanto, conseguir isso tudo em um único material é praticamente impossível. Um bom paliativo então, é apostar numa receita simples, mas eficaz.

Veja também
Plantas roxas: coleus, abacaxi-roxo e lambari zebrina.

Preparo do substrato

Peneire – com peneira grossa – um composto feito sem o uso de esterco, com materiais secos e grosseiros, como folhas secas e pequenos galhos.

Esse tipo de composto é pobre em nutrientes, com uma relação de Carbono/Nitrogênio final próximo de 12/1. A este composto já peneirado, adicione 40% de húmus de minhoca.

Para cada 20 litros da mistura, adicione 150 gramas de farinha de osso. Caso queira fazer alguma modificação, poderá usar esterco curtido, não excedendo 50%, ou cama de aviário 30% e de peru 15%. Pode também adicionar à mistura casca de arroz carbonizada (50% do total).

Não é recomendado o uso de areia ou terra, pois pode alterar as qualidades físicas, químicas e biológicas do substrato. Além de aumentar o peso, corre-se o risco de adicionar sementes invasoras e patógenos, que vem com a terra.

Esse substrato pronto poderá ser utilizado em bandejas, sementeiras, copinhos, vasos ou onde mais você for semear. É um substrato ideal para o enraizamento inicial e formação de mudas, seja por sementes, divisão de touceiras ou estacas.

Você pode armazenar o substrato para mudas desde que em local fresco, seco e longe da luz solar.

Horta em vasos

Gostou das dicas para preparar substrato para mudas? Continue aprendendo acessando a página da Escola Plantei e lendo aqui no blog nossas dicas de plantio para ervas e temperos!

escola plantei - horta em vasos

Fonte: Jardineiro

Comentários (3)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo