Lendo agora
Ficus Lyrata: como cuidar desta planta

Ficus Lyrata: como cuidar desta planta

A Ficus Lyrata, também conhecida como figueira-lira, é a mais nova queridinha das apaixonadas por urban jungle!

Quem ama trazer mais verde para dentro de casa sabe como é importante escolher plantas que se adaptem bem às condições do espaço.

Para cultivar esta espécie dentro de casa você vai precisar posicioná-la em um local que receba luz em abundância, mas sem contato com o sol pleno.

Neste artigo explicamos mais sobre esse e outros cuidados para manter sua ficus lyrata saudável. Confira! 

 Ficus Lyrata x Ficus Lyrata Bambino

A ficus lyrata pertence à família Moraceae e é considerada uma planta ornamental

A diferença entre as duas está no tamanho das folhas e no porte. Enquanto a ficus lyrata realmente se assemelha à uma árvore – e de fato ela é – a ficus lyrata bambino nos lembra folhagens grandes cultivadas em vasos. 

ficus lyrata em vaso
Ficus lyrata cultivada em vaso (imagem 1) e em composições com outras plantas na decoração de ambientes internos.

Apesar dessa comparação, mesmo a bambino ainda é uma árvore, por isso os cuidados para cultivá-la em vaso devem ser redobrados, promovendo trocas constantes para acompanhar o crescimento. 

E, atenção: se você busca uma árvore para plantar na calçada, a ficus lyrata não é uma boa opção! Como cresce muito, as raízes podem destruir a pavimentação. 

Preparo e local do vaso 

O substrato para a ficus pode ser feito com um mix de terra vegetal, terra comum e húmus de minhoca, na proporção de 1:1:1.

Os tipos de vasos mais indicados para a espécie são os modelos altos, similares aos utilizados para pomar em vaso, que têm mais de 25 litros. 

suporte com rodinhas para vasos de plantas

Na  montagem do vaso (clique aqui para ver o passo a passo) faça uma camada de drenagem com argila expandida para favorecer o escoamento da água e não obstruir os furos do vaso. 

E lembre-se que o lugar ideal para colocá-la são espaços internos que recebam luz em abundância, mas que sejam de meia-sombra, sem receber luz solar direta. 

Iluminação e Clima

Para cultivo em espaços internos, posicione a planta em um local muito bem iluminado naturalmente.

Quando cultivada diretamente no solo, se desenvolve bem mesmo a sol pleno e pode chegar a até 12 metros de altura, principalmente em regiões de clima equatorial, subtropical e tropical. 

Veja também
como plantar cebolas

Regas da Ficus Lyrata

A ficus lyrata aprecia solos úmidos, mas as regas devem ser moderadas para não encharcar a planta, principalmente as que são cultivadas em vasos altos e podem causar uma falsa impressão de substrato seco. 

Outro ponto essencial é verificar se os furos do vaso não estão obstruídos. A água deve escoar sempre com facilidade e nunca ficar acumulada. 

Podas e adubação

Faça podas para conter o crescimento da ficus lyrata, porque a planta cresce bem rápido quando cultivada em condições ideais. Além disso, a poda de limpeza, que consiste em retirar folhas secas ou doentes, deve ser constante. 

Já a adubação pode ser feita a cada 20 dias, utilizando produtos específicos, como adubos foliares. Outra recomendação é manter o substrato sempre rico em matéria-orgânica e drenável, sobretudo nos momentos de replantio para vasos maiores. 

Gostou de aprender mais sobre esta árvore incrível? Aqui no nosso blog você encontra vários artigos sobre plantas para cultivar em locais que não recebem sol frequente!

Clique nos títulos e leia na íntegra:

vasos vogue

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo