Lendo agora
Como plantar abóbora na horta

Como plantar abóbora na horta

Espaço e sementes são os itens necessários para iniciar sua própria plantação de abóbora. Ela é um vegetal de plantio e crescimento muito fácil e embora existam diversos tipos de abóboras – laranja, verde, listrada, alongadas, arredondas… – o processo de cultivo para todas elas é o mesmo.

O importante é que o local escolhido para o plantio receba sol e que as plantas sejam irrigadas durante todo o verão.

O plantio é realizado no início da primavera (caso hajam geadas e frio o plantio poderá ser atrasado) e passando o outono você já terá abóboras prontas para o consumo, para doces ou até mesmo para aquela decoração divertida de Halloween.

O solo ideal deve ser aquele que mantenha a umidade mas possua uma boa drenagem pois as raízes das abóboras não devem ficar em contato com a água durante todo o dia.

Confira nossas dicas de como plantar abóbora na horta!

Como plantar abóbora: passo a passo

Primeiramente, você precisará escolher por sementes de boa qualidade (convidamos você a conhecer as sementes de ótima germinação disponíveis em nosso site, clicando aqui) ou utilizar plântulas (plantas embrião) para acelerar o processo. Isso fará com que ganhe tempo, adiantando a colheita.

sementes de abobora

Caso opte por essa opção plante-as numa sementeira protegida e após as geadas transplante-as, quando já estiverem um pouco crescidas.

O momento ideal para esse transplante será quando as plântulas estiverem com duas ou três folhas.

Qual a melhor época para plantar abóbora?

A grande maioria dos cultivadores se prepara para que as abóboras sejam colhidas antes do Halloween. É preciso então descobrir o momento certo para plantar suas sementes de acordo com o clima em que você vive.

Caso esteja em uma área com invernos mais frios e longos e verões mais amenos, deverá plantar mais cedo do que se viver em locais com verões mais longos e quentes. As abóboras crescem mais rapidamente em climas mais quentes.

Se morar em locais com invernos frios e verões amenos: inicie o plantio quando já não houver mais chances de geada. Se morar em locais com verões mais longos e quentes, plante suas abóboras no início do verão.

Para plantar sementes dentro de casa, basta semear as sementes simples em potes de germinação contendo uma mistura inicial para plantação de sementes (não terra do solo).

Mantenha esses potes bem regados e os posicione próximos à uma janela ensolarada. As mudinhas estarão prontas para o replantio em poucas semanas.

substrato

Preparo do solo para plantar abóbora

As abóboras crescem em videiras de grande alcance que precisam de 6 a 9 metros de espaço aberto para se alongarem.

Como citado anteriormente, é necessário que escolha um local de boa drenagem para que as raízes não tenham contato constante com a água. E também é preciso que o terreno esteja completamente livre de ervas daninhas.

Realizando o plantio sobre a terra, plante apenas duas ou três sementes em cada buraco, pois a maior parte germinará e caso coloque muitas sementes e consiga salvar todas, não terão espaço e nem força suficiente para se desenvolverem e dar fruto.

Espaçamento para plantar abóbora

Deixe uma distância mínima de um metro entre cada buraco de sementes para dar espaço a elas, caso cresçam horizontalmente. Após cobrir com solo, molhe bem.

como plantar abobora em casa
Há vários tipos de abóboras – laranja, verde, listrada, alongadas, arredondas.. – mas o processo de cultivo para todas elas é o mesmo.

Se você mora em local com ventos fortes, é necessário que plante as sementes em uma vala de cerca de 3 centímetros de profundidade. Isso fará com que a semente esteja protegida até seu crescimento.

Caso more num local onde há verões muito chuvosos, o ideal é plantar as sementes em pequenos montes de terra. Faça um montinho de terra pequeno e plante as sementes centralmente, com aproximadamente 3cm de profundidade.

cupom - loja plantei

Regas

É importante que nunca deixe o solo secar completamente. As plantas de abóbora precisam de bastante água. No entanto, deve-se prestar muita atenção nessas regas, pois o excesso de água poderá fazer com que a planta apodreça.

Quando o solo parecer muito seco, molhe cuidadosamente, preferencialmente com um dispositivo de pulverização. Molhe bem pois as raízes são profundas e a água precisará chegar até elas.

Veja também

Não regue caso o solo já esteja úmido. Isso poderá apodrecer sua planta. Molhe preferencialmente na parte da manhã, para que a água que fica sobre as folhas tenha tempo para secar.

Quando as abóboras crescerem se tornarem frutos desenvolvidos, você poderá diminuir as regas, parando de regá-las por completo uma semana antes de estarem totalmente prontas para a colheita.

Fertilização

Para plantar abóbora é muito importante e interessante espalhar compostos orgânicos em torno da base das plantas para um melhor desenvolvimento.

Faça isso assim que as mudas brotarem. Isso ajudará no crescimento e evitará que ervas daninhas tomem conta do local. Clique aqui e veja algumas opções de fertilizantes orgânicos.

como plantar abobora em casa
O local escolhido para o plantio de abóbora deve receber sol frequente.

Pragas

As plantas de abóbora são bem suscetíveis a uma grande variedade de pragas que se alimentam de folhas e cipós, como besouros, pulgas e outros insetos. Por sorte, a grande maioria dessas pragas podem ser controladas através da retirada manual delas ou pulverizando-as com uma corrente de água.

Caso a água pura pareça não resolver, tente limpar as folhas com água e sabão ou uma solução de água e amônia. Se ainda assim o ataque persistir, opte por pesticidas. Porém, deixe-os para o último caso pois podem prejudicar abelhas benéficas, que polinizam as flores e ajudam a manter a planta da abóbora saudável.

 Para diminuir estes danos, trate das plantas no período noturno, quando as abelhas estão afastadas das plantas.

Colheita

O tempo de plantação à colheita costuma ser de aproximadamente quatro meses, quando as abóboras apresentam uma cor laranja brilhante e uma casca bem dura.

As plantas começarão a murchar e provavelmente secar, e então saberá que de fato estará na hora de colhe-las. No entanto, caso aperte a pele da abóbora facilmente com a unha, elas ainda não estarão prontas para a colheita.

Caso verifique que elas realmente já estão em processo de colheita, utilize tesouras de jardim para cortar os caules. Deixe alguns centímetros do caule, na parte superior da abóbora. Isso impedirá que elas apodreçam rápido demais. Ao retirá-las, não pegue em suas hastes pois isso fará com que a haste quebre, e assim a base apodrecerá.

Após realizar a colheita, basta lavar as abóboras e estarão prontas para o uso ou armazenamento. Caso as armazene em local fresco e seco, elas irão permanecer boas até os meses de inverno.

escola plantei - horta em vasos

Comentários (15)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo