Lendo agora
Como plantar pimentão: passo a passo

Como plantar pimentão: passo a passo

cultivar pimentão

Os pimentões são um grupo de cultivares da espécie Capsicum Annuum. São um tipo de pimenta doce, sem a capsaicina e outros capsaicinoides, que são aquelas substâncias que produzem a sensação de ardência, característica das pimentas.

Os pimentões maduros são vermelhos na maioria dos cultivares, mas há também cultivares com frutos de várias outras cores, como laranja, amarelo, branco, roxo-escuro e marrom-chocolate.

como cultivar pimentão
O pimenta pode ser encontrado em diversas cores.

O cultivar Permagreen é uma exceção, visto que os frutos permanecem verdes mesmo quando estão completamente maduros.

O tamanho e o formato dos frutos também variam, pois há cultivares com frutos menores ou maiores, e mais quadrados, cônicos ou retangulares.

Plantar pimentão: passo a passo

As sementes de pimentão podem ser colocadas no local definitivo. Mas, como as mudas são frágeis, recomendado-se o plantio em sementeiras, copos ou saquinhos de plástico ou papel.

As sementes devem ficar a aproximadamente 0,5 (meio) centímetro de profundidade no solo e a germinação geralmente ocorre em 1 a 3 semanas.

sementes de pimentão

O transplante para o local definitivo é feito quando as mudas de pimentão atingem aproximadamente 10 cm de altura.

O espaçamento recomendado é de 80 a 120 cm entre as linhas de plantio e 40 a 60 cm entre as plantas, variando de acordo com as condições de cultivo.

pimentão em vaso
O solo ideal para o cultivo do pimentão é fértil e rico em matéria orgânica.

Clima e luminosidade

O clima ideal para cultivar o pimentão é o quente e úmido, com temperaturas entre 21 °C e 30 °C.

Apesar do pimentão crescer melhor em clima quente, temperaturas acima de 30 °C podem reduzir o número e o tamanho dos frutos.

variedade de cores do pimentão
O pimentão cresce melhor em condições de alta luminosidade.

Em regiões de climas mais frios, o pimentão pode ser cultivado nos meses mais quentes. Também é muito comum o cultivo em estufas. O pimentão cresce melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto.

👉 Leia também: Como fazer uma horta em casa?

Solo e regas

O ideal é que o solo seja leve, profundo, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Quanto ao pH do solo, o ideal é um pH entre 5,5 e 6,8.

Irrigue sempre que necessário para manter o solo úmido. No entanto, não deve permanecer de forma alguma encharcado, independentemente de onde for realizado o cultivo.

Clique aqui e a aprenda a preparar vasos para plantio.

ki de sementes temperos e folhas

Veja também

Cultivar pimentão em vasos

O pimentão pode ser cultivado em vasos, que devem ter uma profundidade e um diâmetro de pelo menos 35 cm. É importante lembrar de sempre retirar plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Faça o tutoramento das plantas para evitar que os frutos toquem o solo se as plantas ou seus ramos tombarem.

Use estacas com pelo menos 1 metro de altura e amarrar cuidadosamente a planta à estaca, conforme a planta for crescendo. Outra opção é o uso de cercas de arame.

👉 Clique e veja: sementes de pimentão para comprar online

Quando colher o pimentão?

Geralmente, a colheita dos pimentões inicia-se em 12 a 16 semanas após o plantio e pode se prolongar por alguns meses. Os pimentões podem ser colhidos quando estão bem desenvolvidos, mas ainda verdes, ou quando estão maduros.

O pimentão é cultivado, geralmente, como planta anual, mas é perene de vida curta e em condições adequadas pode produzir frutos por alguns anos.

Gostou de aprender a cultivar e plantar pimentão? Deixe seu comentário!

Comentários (27)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo