Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Dicas de decoração com plantas artificiais

Foi-se o tempo em que as plantas artificiais eram vistas como sem graça. Essas, que tentavam reproduzir com perfeição as estruturas de plantas naturais, agora buscam imitar suas pequenas imperfeições, a fim de criar uma composição realista no ambiente.

Além disso, a decoração com plantas artificiais tem sido uma ótima opção para quem não passa muito tempo em casa ou não domina a arte da jardinagem, economizando tempo de manutenção sem tirar o charme e o aconchego dos ambientes.

Confira dicas que vão fazer você acertar na escolha e na ornamentação com suas plantas artificiais. Boa leitura!

decoração com plantas artificiais

Espécies e variedades

Não há regras fixas quando o assunto é decoração. Tudo pode variar de acordo com o tamanho e estilo do ambiente. Hoje, existem muitos tipos de espécies de plantas artificiais, que ajudam a compor variados tipos de produções, das minimalistas aos ambientes repletos de plantas — o famoso urban jungle.

Para criar uma decoração com plantas artificiais na sala e nos demais ambientes, busque tamanhos e variedades proporcionais aos cômodos. Locais maiores podem ser decorados com palmeiras, bambus, ficus, pacovás, yuccas e dracenas, por exemplo.

decoração com plantas artificiais

Para uma composição original, faça um mix de plantas com tamanhos, cores e texturas variadas. Fotos: The Plants Project, Viva Decora e Urban Green Br

Mas isso não quer dizer que as variedades pequenas não devem participar da composição. Suculentas, minicactos, violetas, begônias, jades, antúrios e azaleias são alternativas sempre certeiras para dar um toque de cor e delicadeza ao espaço! A dica é misturar tamanhos, cores e texturas, criando paisagens interessantes e inusitadas.

Ambientes

As dicas de decoração com plantas artificiais variam de acordo com o uso e o estilo do ambiente. Plantas clássicas, como orquídeas e palmeiras, harmonizam bem com espaços tradicionais e modernos.

Já as rosas do deserto e margaridas, que possuem um ar campestre, são certeiras para locais rústicos. Mas isso não quer dizer que você não pode adicionar sua personalidade na composição!

Salas

Em salas de estar, as plantas maiores costumam ficar próximas ao sofá ou nas extremidades do cômodo. Nesse caso, vasos ovais, quadrados e trapézios são escolhas certeiras.

Plantas pequenas e médias também devem estar presentes no espaço de convivência, seja na mesa de centro, em prateleiras na parede principal ou em suportes de chão. Assim, você irá obter uma composição equilibrada dos elementos.

decoração com plantas artificiais

Preencha espaços vazios e difíceis de serem usados com plantas artificiais. Fotos: Boutique Lab, Art Lilac, Christa Decoração.

Paredes com jardins verticais com plantas artificiais também são comuns nos lares brasileiros, adicionando aconchego também aos jardins de inverno. Um resultado incrível de decoração com plantas artificiais na sala — e ainda exige pouca manutenção!

guia de planta para ambientes

Banheiros

As plantas artificiais para banheiro são opções inteligentes e práticas para o cômodo, que pode ser úmido e não ter uma boa iluminação — fatores essenciais para cultivos naturais.

A escolha irá depender do tamanho do espaço, mas vasos e cachepôs pequenos e médios são os mais comuns. Aposte em plantas suspensas, como heras e jiboias para locais altos, como prateleiras e estantes.

Quartos e cozinhas

Há uma infinidade de maneiras de compor a decoração com plantas artificiais no quarto e em cozinhas. Para adicionar pontos de cor, invista em espécies de flores contrastantes e crie um mix de tonalidades e texturas.

decoração com plantas artificiais

As cores das plantas escolhidas para ornamentação devem combinar com as tonalidades dos demais elementos. Fotos: Viva Decora e Diy Core

Ambientes sóbrios ou monocromáticos pedem um padrão de cores similares e uma harmonização de folhagens, como costelas-de-adão e zamioculcas. Aproveite os espaços em prateleiras, parapeitos de janelas, hangers e suportes de chão para os ornamentos.

Ambientes externos

Quintais, garagens, jardins e outros espaços fora da casa também podem ser transformados com o uso de plantas artificiais. Geralmente, por serem maiores, as plantas escolhidas também são de grande porte, como bambus, calatheas, neoregelias, aspidistras, pacovás e agaves.

Lembre-se que essas devem ser produzidas com materiais de qualidade e resistentes, já que podem sofrer com acúmulo de poeira e mudanças climáticas.

Dicas de decoração com plantas artificiais

  • A manutenção necessária para plantas artificiais se resume em limpeza de suas folhas, flores e caules. Para retirar a poeira acumulada, use um pincel com cerdas macias, evitando que a planta se danifique.
  • Para dar um toque realista à composição, adicione elementos naturais em arranjos artificiais, como cascalhos, ramos e pedras.
  • Busque inspirações em diferentes plataformas e redes sociais. O Pinterest da Plantei é uma ótima opção para conferir e coletar ideias de decoração com plantas.

A decoração com plantas artificiais é prática, exige poucos cuidados e tem o poder de transformar qualquer ambiente.

Ainda tem dúvidas sobre quais espécies de plantas mais combinam com o estilo da sua casa? Preparamos um quiz especialmente para você. Clique no banner abaixo e faça o teste para descobrir!

decoração com plantas artificiais

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio