Lendo agora
Plantas artificiais para decoração: dicas e onde comprar

Plantas artificiais para decoração: dicas e onde comprar

decoração com plantas artificiais

Foi-se o tempo em que as plantas artificiais eram vistas como sem graça. Essas, que tentavam reproduzir com perfeição as estruturas de plantas naturais, agora buscam imitar suas pequenas imperfeições, a fim de criar uma composição realista no ambiente.

Confira as nossas dicas de como utilizar plantas artificiais na decoração, como combiná-las e onde encontrá-las! 

Espécies e variedades

Não há regras fixas quando o assunto é decoração. Tudo pode variar de acordo com o tamanho e estilo do ambiente. Hoje, existem muitos tipos de espécies de plantas artificiais, que ajudam a compor variados tipos de produções, das minimalistas aos ambientes repletos de plantas — o famoso urban jungle.

Para criar uma decoração com plantas artificiais na sala e nos demais ambientes, busque tamanhos e variedades proporcionais aos cômodos. Locais maiores podem ser decorados com palmeiras, bambus, ficus, pacovás, yuccas e dracenas, por exemplo.

decoração com plantas artificiais
Preencha espaços vazios e difíceis de serem usados com plantas artificiais. Fotos: Boutique Lab, Art Lilac, Christa Decoração.

Mas isso não quer dizer que as variedades pequenas não devem participar da composição. Suculentas, mini-cactos, violetas, begônias, jades, antúrios e azaleias são alternativas sempre certeiras para dar um toque de cor e delicadeza ao espaço!

A dica é misturar tamanhos, cores e texturas, criando paisagens interessantes e inusitadas.

Plantas artificiais para salas

Em salas de estar, as plantas maiores costumam ficar próximas ao sofá ou nas extremidades do cômodo. Nesse caso, vasos ovais, quadrados e trapézios são escolhas certeiras.

Plantas pequenas e médias também devem estar presentes no espaço de convivência, seja na mesa de centro, em prateleiras na parede principal ou em suportes de chão. Assim, você irá obter uma composição equilibrada dos elementos.

Paredes com jardins verticais com plantas artificiais também são comuns nos lares brasileiros, adicionando aconchego também aos jardins de inverno.

Um resultado incrível de decoração com plantas artificiais na sala — e ainda exige pouca manutenção!

decoração com plantas artificiais

Plantas artificiais no banheiro

As plantas artificiais para banheiro são opções inteligentes e práticas para o cômodo, que pode ser úmido e não ter uma boa iluminação — fatores essenciais para cultivos naturais.

decoração com plantas artificiais
Para uma composição original, faça um mix de plantas com tamanhos, cores e texturas variadas. Fotos: The Plants Project, Viva Decora e Urban Green Br

A escolha irá depender do tamanho do espaço, mas vasos e cachepôs pequenos e médios são os mais comuns. Aposte em plantas suspensas, como heras e jiboias para locais altos, como prateleiras e estantes.

vasinhos babyball

Cozinhas

Há uma infinidade de maneiras de compor a decoração com plantas artificiais em cozinhas. Para adicionar pontos de cor, invista em espécies de flores contrastantes e crie um mix de tonalidades e texturas.

Ambientes sóbrios e monocromáticos pedem um padrão de cores similares e uma harmonização de folhagens, como costelas-de-adão e zamioculcas.

Aproveite os espaços em prateleiras, parapeitos de janelas, hangers e suportes de chão para os ornamentos.

Veja também
jardim de frente

Leia também: Como cultivar plantas na cozinha?

Paredes com jardins verticais com plantas artificiais também são comuns nos lares brasileiros, adicionando aconchego também aos jardins de inverno. Um resultado incrível de decoração com plantas artificiais na sala — e ainda exige pouca manutenção!

Ambientes externos

Quintais, garagens, jardins e outros espaços fora da casa também podem ser transformados com o uso de plantas artificiais.

Geralmente, por serem maiores, as plantas escolhidas também são de grande porte, como bambus, calatheas, neoregelias, aspidistras, pacovás e agaves.

decoração com plantas artificiais
As cores das plantas escolhidas para ornamentação devem combinar com as tonalidades dos demais elementos. Fotos: Viva Decora e Diy Core

Lembre-se que essas devem ser produzidas com materiais de qualidade e resistentes, já que podem sofrer com acúmulo de poeira e mudanças climáticas.

Gostou das nossas dicas para fazer uma decoração com plantas artificiais? Na Plantei Garden Center você encontra várias opções: pendentes, para vasos de chão, arranjos de mesa, bancadas de banheiros e muito mais. 

Clique aqui e confira as opções disponíveis na loja! 

cupom plantei garden center

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo