Lendo agora
Como fazer terrários de suculentas? Aprenda aqui!

Como fazer terrários de suculentas? Aprenda aqui!

terrários de suculentas como fazer

Utilizar suculentas para ornamentar diferentes espaços se tornou uma tendência da decoração. Visualmente atrativas e fáceis de cuidar, as plantinhas que apresentam cores e formatos variados se adaptam facilmente aos mais diversos recipientes — de vasos comuns a jardineiras e terrários.

Para saber como fazer terrários de suculentas, confira dicas certeiras que vão desde a montagem deste mini ecossistema aos cuidados necessários para que ele continue a se desenvolver com saúde. Boa leitura!

Tipos de terrários

Terrários são pequenos jardins montados em vasos, que podem ser dispostos nos mais variados ambientes, exigindo apenas alguns cuidados básicos e pouca manutenção.

Os tipos de terrários mais comuns são os abertos, onde a evaporação da água acontece normalmente, por não possuir tampa, e os fechados, que permitem que a água evaporada se transforme em microgotículas, regando as plantas.

terrários de suculentas como fazer
Os terrários abertos, por serem menos úmidos do que os fechados, são os mais indicados para cultivar cactos e suculentas.

Tradicionalmente, os terrários de suculentas são montados em recipientes abertos de vidro, por facilitar a visualização das camadas e de todo o conteúdo, permitindo a ventilação necessária. Porém, esses também podem ser alocados em vasos de madeira, plástico e até em amianto.

Terrário de suculentas: como fazer?

A montagem dos mini jardins é descomplicada e exige poucos materiais. Você vai precisar de:

  • 1 recipiente de vidro fundo (vaso, aquário, chaleira, sopeira, bowl ou bomboniere)
  • argila expandida ou cascalho de rio, para camada de drenagem
  • substrato leve
  • 1 pedaço de manta geotêxtil (bidim) do tamanho do fundo do recipiente
  • mudas de suculentas variadas
  • musgos, cascalhos e pedras para decoração (opcional)
  • colher, garfo ou pinça longa para manuseio
terrários de suculentas como fazer
Recipiente fundo, argila expandida, substrato, mudas de suculentas e pinça são materiais necessários para montar um terrário.

Com tudo em mãos, é hora de montar o terrário. Confira o passo a passo:

  1. Lave bem o recipiente antes de utilizá-lo.
  2. Para fazer uma camada de drenagem, coloque argila expandida/cascalho no fundo (cerca de um dedo de altura).
  3. Posicione a manta bidim acima da argila expandida, que irá absorver o excesso de umidade e garantir que as decomposições vão para o fundo do vaso.
  4. Adicione o substrato (cerca de dois dedos de altura).
  5. Com uma colher, faça buracos na terra para o plantio das mudas. Posicione os torrões e se certifique que as raízes estão direcionadas para baixo.
  6. Aperte com a ponta dos dedos ao redor da raiz de cada muda plantada, a fim de garantir que fiquem firmes.
  7. Pronto! Agora é só adornar como você quiser. Os enfeites para aquário são ótimas opções para adicionar personalidade ao terrário.

terrários de suculentas como fazer

Cuidados necessários

Os terrários simples são fáceis de serem cuidados. A irrigação, por exemplo, deve ser feita somente quando o substrato estiver seco (para verificar, use o tato!). Em regiões e épocas mais quentes, a frequência de regas também aumenta, mas não exagere na proporção, pois o excesso de água apodrece as raízes, caule e folhas.

terrários de suculentas como fazer
As regas em terrários devem ser feitas apenas quando o substrato estiver seco.

Use um pulverizador ou até mesmo uma bisnaga de molho para regar a terra, evitando que a água entre em contato com o caule e folhas. Outro ponto importante para quem deseja fazer um terrário de suculentas é se atentar à iluminação.

O recipiente deve receber, no mínimo, luz indireta. Portanto, mesmo que ele fique em um cantinho pouco iluminado, é importante deixá-lo no sol direto por pelo cinco dias, alternando entre luz e sombra.

Para acompanhar o desenvolvimento das suculentas do terrário, a dica mais importante é observar. Elas dirão o que estão precisando! Quando as suculentas ficam sem brilho, menos viçosas ou com grande espaçamento entre as folhas, por exemplo, necessitam de água. Já quando estão com falta de água, as pequenas plantinhas se desidratam e ficam murchas.

Veja também

Dica extra: clique aqui e aprenda a cultivar a jade, uma suculenta arbustiva conhecida como “planta da prosperidade”.

Decoração com terrários

Os terrários combinam facilmente com diferentes estilos de ambientes. E, felizmente, para a decoração não há regras!

terrários de suculentas como fazer
Versáteis, os terrários são ótimas opções para adornar ambientes de descanso e de trabalho.

Terrários suspensos, de chão, fixados na parede, em parapeitos de janelas, estantes, cômodas e mesas: são infinitas as possibilidades de composições com os mini jardins.

A dica é buscar inspirações e referências e deixar a imaginação fluir! Você com certeza irá montar um terrário cheio de personalidade e que harmonizará bem com seus cantinhos. Veja algumas:

terrários de suculentas como fazer
Busque referências e inspirações para montar um terrário de acordo com seu estilo.

Agora que você já sabe como fazer um terrário de suculentas, é hora de adquirir os materiais necessários para a montagem. Acesse o site da Plantei, maior garden center online do país, e adquira tudo o que você precisa sem sair de casa. Clique no banner e aproveite!

fertilizantes para suculentas e cactos

Comentários (2)
  • Olá! Preciso de uma dica mas que não tem nada a ver com as suculentas… Plantei alguns tomatinhos cereja que ja estão com 20 cm de altura e estou na duvida se devo deixá-los cada um em seu vaso ( 15 de diametro) ou se devo colocá-los em locais maiores e profundos. Podem me ajudar?

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo