Lendo agora
Jiboia Njoy: como cuidar dessa planta

Jiboia Njoy: como cuidar dessa planta

Jiboia Njoy

A jiboia Njoy é uma planta de porte médio, que pode ser cultivada como pendente e tem alto valor ornamental. A diferença em relação aos outros tipos de jiboias, como a verde e a amarela, é que as folhas são menores e mais firmes.

Uma outra característica marcante é a coloração das folhas, já que elas surgem mesclando duas cores, o verde e o branco. Além disso, é uma planta muito indicada para ambientes internos, porque é resistente e exige pouca manutenção.

Quer cultivá-la na sua casa? Leia as dicas abaixo! 

Jiboia Njoy
Jiboia Njoy em vaso cuia com alças. Imagem: Plantei Garden Center.

Como cuidar da jiboia Njoy?

Depois de adquirir uma muda de jiboia Njoy, mantenha o vaso totalmente na sombra por até 3 dias.

Após esse período de adaptação, coloque o vaso à meia-sombra, onde a luz solar direta chega somente nas horas iniciais das manhãs ou em um local de luz solar indireta, em que só há claridade. 

Se for fazer o replantio, escolha um vaso que tenha duas vezes o tamanho do recipiente em que a planta estava. Verifique se há furos no fundos, para que a água escoe com facilidade. 

Prepare um substrato rico em matéria orgânica usando terra vegetal e húmus de minhoca. Acrescentar areia fina é opcional, mas esse item ajuda a deixar o substrato com uma drenagem melhor.

Antes de preencher o vaso, faça uma camada de drenagem usando argila expandida. Ao transplantar a muda, mantenha o torrão no entorno das raízes e deixe-a bem firme no centro do novo vaso. 

🪴 Dica da Plantei: conheça o condutor de umidade e use esse acessório para facilitar as regas dos cachepôs da Linha DUE. 

Regas

De modo geral, as jiboias gostam de substrato úmido. Mas, atenção: isso não significa que devem receber regas diárias ou grandes quantidades de água, já que isso pode até causar encharcamento e prejudicar a planta

Faça regas moderadas e quando o substrato estiver totalmente seco.

A frequência deve ser ajustada de acordo com o clima da região e pode variar de uma a duas vezes por semana, dependendo do local. 

Plantas para ambientes internos - Guia prático para deixar sua casa mais verde

Podas e adubação

Para que a jiboia Njoy continue se desenvolvendo bem, é importante retirar as folhas que por algum motivo ficaram secas ou amareladas.

A jiboia Njoy é uma planta de crescimento lento. Uma das formas de acelerar esse processo é fazendo podas somente em um dos lados do vaso, principalmente se a intenção é cultivá-la como pendente

Veja também

Para conter o crescimento, faça podas depois das raízes aéreas. Lembre-se de usar tesouras de poda específicas para jardinagem e limpar bem antes e depois do procedimento. 

Quanto à adubação, há várias formas de fazê-la. “As jiboias gostam de adubação foliar. Use um NPK 30-10-10 e borrife em todas as suas folhas uma vez por semana”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center

Outra opção é utilizar o esterco bovino, que é rico em nitrogênio. Para vasos, duas colheres de sopa a cada 40 dias são o suficiente.

Iniciantes sem experiência com adubação de plantas podem usar essas cápsulas de fertilizante mineral específicas para folhagens. 

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa! 

Papel semente: folhas A4 com sementes na composição para utilizar e depois plantar.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo