Lendo agora
Como plantar couve: passo a passo

Como plantar couve: passo a passo

como plantar couve

Os cultivares da couve são variados e apresentam-se em diversas cores e formas. As mais cultivadas para consumo animal e humano são a couve-manteiga e a crespa. Já as couve-ornamentais são utilizadas na decoração, devido aos padrões das folhas. 

A couve é consumida cozida, refogadas e até mesmo crua, principalmente quando as folhas são jovens. A hortaliça aparece como a protagonista de saladas de folhas ou também para agregar sabor em omeletes, tortas e sucos.

Neste artigo explicamos o passo a passo para plantar couve na horta. Boa leitura e mãos à terra! 

couve manteiga

Preparo do solo 

Para plantar couve em hortas, escolha um local com terra solta, que seja plano e que não retenha água.

Prepare canteiros fazendo a distribuição do espaço em “ruas”. Limpe o terreno e faça um nivelamento com a ajuda de enxadas. 

O primeiro passo para plantar couve é preparar o solo, que deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. 

Confira as dicas:

Couve em vasos 

Para cultivo em vasos ou jardineiras, prepare um mix com terra vegetal, húmus de minhoca e areia para plantio, na proporção de 1:1:1. Misture bem.

Escolha um vaso com profundidade de, no mínimo, 20 centímetros. Faça uma camada de drenagem com argila expandida ou brita (pedrinhas de construção). Em seguida, adicione o mix preparado até alguns centímetros antes da borda.

Coloque a muda de couve no centro do vaso (confira, abaixo, as dicas de germinação das sementes) e firme com as mãos, completando com terra ao redor. Depois, faça uma rega generosa. 

substrato carolina

Como plantar couve? Passo a passo 

O plantio é feito por sementes ou por rebentos retirados de plantas adultas.

Os rebentos surgem de gemas axilares no caule principal e são retirados da base da planta quando tem mais de 20 centímetros de comprimento. Os rebentos laterais da couve enraízam facilmente em solo úmido.

As sementes são colocadas no solo a 1 centímetro de profundidade em canteiros de hortas, vasos ou sementeiras.

semente de couve

Nas hortas, o espaçamento varia de acordo com o cultivar e as condições de cultivo, mas, geralmente, é de 50 cm a 1 m entre as linhas de cultivo e de 25 a 50 cm entre as plantas. 

Em sementeiras, coloque de 3 a 4 sementes por célula. Utilize um borrifador para as regas e mantenha a meia-sombra. A germinação ocorre dentro de uma semana ou duas.

O transplante para o local definitivo pode ser feito depois que as mudas estiverem com 4 ou 6 folhas e mais de 10 centímetros. Faça o procedimento em dias nublados ou chuvosos e irrigue em seguida.

kit de sementes 

Regas

A hortaliça aprecia solo úmido, mas sem encharcamento. 

Clima

A couve é uma hortaliça que cresce melhor em clima ameno ou frio.

Se as plantas já estiverem bem desenvolvidas, alguns cultivares sobrevivem mesmo quando a temperatura chega a -10ºC ou mesmo em condições de altas temperaturas.

Veja também
caladium (coração-de-jesus)

Em regiões de clima ameno, a couve é cultivada durante o ano todo e se desenvolve bem. Porém, recomenda-se evitar a semeadura em locais que tenham invernos rigorosos. 

Durante períodos de calor a couve reduz seu crescimento e a qualidade das folhas produzidas, que apresentam tamanho, aparência e sabor inferior. 

escola plantei - horta em vasos

Luminosidade

O cultivo deve ser realizado em condições de alta luminosidade, com sol direto. Porém, nas estações mais quentes, faz-se necessário prover sombra parcial. 

Podas da couve

Se o cultivo ficar muito alto, corte a extremidade do caule principal para favorecer o desenvolvimento dos brotos laterais. Dessa forma, a planta fica com uma altura mais adequada para o manuseio e a colheita.

Atente-se para o fato de que ao excluir ou limitar o número dos brotos laterais, o crescimento das folhas no caule principal é estimulado.  

Quando e como colher couve?

A colheita das folhas da couve inicia-se, normalmente, de 10 a 16 semanas após o plantio

As plantas mais jovens podem ter suas folhas colhidas, porém, prejudica o crescimento das plantas.

Evite colher as folhas nas horas mais quentes do dia e deixe, no mínimo, 5 folhas mais jovens no caule. Em condições adequadas, a couve produz por poucos anos, sem necessidade de replantio.

Ideias de plantio

Gostou das dicas sobre como plantar couve? Continue aprendendo aqui no blog da Plantei!  

Comments

comments

Comentários (19)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo