Como cultivar azedinha

     A azedinha, azeda ou ainda erva-vinagreira é uma planta perene muito conhecida e que cada vez mais vem fazendo sucesso.

     Ela está presente no Manual de Hortaliças Não Convencionais lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ela é inclusive uma das hortaliças mais comentadas nesse manual.

     De folhas dotadas e um agradável e estimulante sabor ácido, a azedinha, que tem como nome científico Rumex acetosa, é uma planta super cobiçada e apreciada até mesmo por crianças que brincam por aí felizes.

     As folhas da azedinha podem ser consumidas cruas ou cozidas, mas nunca em excesso de quantidade pois contém uma alta concentração de ácido oxálico.

     Apesar de não ser muito comum, as raízes e flores da planta também podem ser consumidas cozidas. E até mesmo as sementes são utilizadas para fazer farinha.

     Fresca e picada a planta é ótima para o preparo de sucos e saladas. Se refogada, cairá bem na incrementação de sopas e molhos. Além do mais, é super nutritiva pois possui vitaminas, sais minerais e fibras.

     Vamos aprender a cultivá-la?

Clima

     A azedinha cresce e se desenvolve melhor em clima ameno ou frio. Mas se você mora em uma região onde a temperatura não costuma ultrapassar 30°C, sem problemas. A planta também se desenvolverá.

Luminosidade

     A planta pode ser cultivada em sombra parcial com boa luminosidade ou até mesmo com luz solar direta. Mas nas regiões mais quentes, recomenda-se o cultivo em um local sombreado parcialmente e mais fresco. As chances da espécie crescer melhor se tornarão bem maiores.

Solo

     A espécie é bastante tolerante em relação ao solo, mas prefere um solo bem drenado, fértil e claro, rico em matéria orgânica. Essa é a aposta perfeita para o crescimento saudável.

Irrigação

     O solo onde estiverem plantadas deve ser mantido sempre úmido, mas nunca encharcado. Os solos encharcados podem acarretar doenças ou o apodrecimento das raízes.

Plantio

     Se você mora em uma região de clima temperado, a melhor época para realizar o plantio é durante a primavera.

     Nas regiões subtropicais ou tropicais com inverno ameno, o plantio geralmente é feito no outono ou comecinho do inverno.

     A azedinha é plantada geralmente através de sementes ou mudas. O método de plantio a partir de mudas é mais utilizado fora das regiões de clima temperado, pois nessas localidades a azedinha pode não florescer.

     Cada muda separada para plantio deve conter raízes e pelo menos um brotinho.

Tratos culturais

     É importante lembrar de sempre retirar as plantas invasoras que possam estar concorrendo por recursos e nutrientes. Principalmente nos primeiros meses de cultivo.

     Vale lembrar também que a azedinha é uma planta dioca, ou seja, que produz flores masculinas e femininas. Sendo assim, para haver a produção de sementes da espécie é necessária a presença de plantas dos dois gêneros.

Colheita

     A colheita das folhas da azedinha é iniciada geralmente 60 dias após o plantio.

     As folhas mais jovens são sempre menos ácidas que as mais velhas.

     A azedinha é uma planta perene em regiões de clima adequado. Se plantada nas condições ideais produzirá por vários anos.

     Já nas regiões de inverno rigoroso, o cultivo pode ser feito anualmente.

     Gostou de aprender a cultivar essa planta que faz o maior sucesso?

     Então mãos à terra! 💚

2 respostas para "Como cultivar azedinha"

    • Essas sementes não são tão comuns de serem comercializadas. A azedinha é tipo uma “praga” que se alastra bem e nos mais diversos locais. Além de que, na grande maioria das vezes são plantadas através de mudas pelo fato do processo de crescimento ser bem mais rápido. Não temos conhecimento de onde encontrar sementes da espécie.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *