Posso ter frutíferas em vasos?

53 Comentários

      Muito se engana quem pensa que é preciso um quintal imenso para ter árvores frutíferas: até quem mora em apartamento e tem uma pequena varanda pode ter o prazer de colher sua fruta preferida diretamente do pé. Para ter seu próprio pomar tudo o que você precisa é de uma pequena área aberta e ensolarada. Sim, porque as frutas gostam de sol, mais do que de espaço, então mãos à obra por que além do prazer de cultivar suas frutíferas você ainda vai ganhar muitos elogios pela beleza que elas emprestarão à decoração da casa.

20-nove-varandas-com-orquideas

      Claro, não é segredo que as plantas transformam ambientes, dão vida às paredes de concreto, enchem de aconchego os espaços vazios e sem graça. Nada como um cantinho de leitura em meio a vasos de plantas variadas ou receber os amigos com o aroma natural de flores – e frutas, por que não? Há várias espécies de árvores frutíferas em vaso que encantam os olhos e o paladar, bastando para isso alguns cuidados básicos e a escolha certa da espécie. Pés de acerola, morango, pitanga, goiaba, jabuticaba, caju, romã, maracujá, araçá, pera e até videiras são algumas das frutíferas que podem dar aquele toque especial à sua casa, mas as opções são muitas.

?????????????????????????????????????????????????????????

Veja como fazer o plantio em vasos

      A primeira providência é escolher a espécie e o local. Ele deve ser aberto, com boa incidência de luz solar e oferecer um espaço médio de 2 metros quadrados para cada vaso. Escolha espécies de porte baixo ou médio para facilitar a poda e deixa-la do tamanho que você quiser. Eles podem ser de qualquer material, mas o ideal é que os vasos tenham capacidade de 60 e 100 litros de volume de substrato, proporcionalmente à espécie que você escolheu. Use argila expandida 2215 para fazer a drenagem do vaso, colocando uma camada em seu fundo, mas se ventar muito em sua varanda ou área, prefira fazer a drenagem com brita zero, garantindo uma ancoragem perfeita do vaso. Essa camada é importante para impermeabilizar o recipiente, evitando também que a planta encoste no vaso.

10548WH

      Coloque uma manta geotêxtil de cobertura e uma camada de substrato enriquecido de matéria orgânica. Ele pode ser acrescido esterco, composto orgânico ou de uma fonte de fósforo – 04-14-08, super fosfato, farinha de osso – a proporção de 2 g de adubo para cada litro de substrato. É importante que essa cobertura tenha bastante capacidade de reter nutrientes e também a umidade para que a raiz se desenvolva de forma plena e saudável. Agora é a hora de colocar a terra e ver a altura ideal da muda, que deve ser centralizada e cujo topo deve ficar cerca de 3 cm da borda do vaso. Vá completando o espaço vazio com terra, apertando um pouco para que a superfície fique uniforme. Faça então a primeira rega.

min-19

Cuide da sua frutífera em vaso com muito carinho e atenção

      Como todo ser vivo, sua frutífera também vai precisar de carinho e cuidados para que esteja sempre saudável, bonita e saborosa, por isso entre 30 e 40 dias após o plantio faça uma adubação de cobertura. Você pode usar um adubo de liberação lenta de 3 a 4 meses, como o adubo NPK 10-10-10 a cada dois meses ou o Osmocote 14-14-14. Repita essa adubação a cada três ou quatro meses, acrescentando também húmus de minhoca e terra vegetal.

5b3924c5fc7a1e261837ef5dc1e5548d

      Não deixe também de regar sua frutífera em vaso três vezes por semana, mas cuidado para que não fique encharcada. Procure coloca-las em um lugar definitivo, com bastante incidência de luz solar direta por pelo menos 4 horas ou iluminação indireta o dia todo – e evite muda-las de lugar. A cada três ou quatro anos retire-a do vaso, faça uma poda nas raízes que estiverem enoveladas e coloque nova mistura de plantio completando o substrato do fundo do vaso. Desta forma você terá sempre o privilégio de ter suas frutas prediletas diretamente do pé enfeitando ainda mais a sua casa.

min-2

Dica

      Para uma maior produção de frutos, recomendamos o FORTH Frutas, que é um fertilizante completo e balanceado, utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação. Sua formulação balanceada, com elementos solúveis e de alta qualidade, chega rapidamente às raízes da planta, resultando em maior satisfação ao ter, no seu pomar, plantas que dão prazer tanto na arte de cultivar quanto na hora de colher. Nós utilizamos em nossas frutíferas e pelo excelente resultado indicamos. No seu quintal, a certeza de colher bons frutos.

180_479_1_20140702084211

E você, tem frutíferas em vasos em casa? Conte para a gente as suas preferidas aqui nos comentários! 🙂

Créditos de imagem: Projetos da arquiteta Lays Sanches.

53 respostas para "Posso ter frutíferas em vasos?"

    • Como arquiteta, considero ético citar as fontes das imagens, bem como os créditos de projeto ou paisagismo. Fico contente em ver imagens de projetos meus circulando na rede e ficaria ainda mais se os dados fossem citados, bem como nome do fotógrafo, revista em que foi publicado, etc. São muitas pessoas envolvidas para a concepção, execução, produção e fotos dos ambientes, náo considero ético se valer de tanto trabalho alheio. Afinal, estamos todos lutando por um Brasil mais justo, não? Att.: Lays Sanches

      • Bom dia Lays!

        Concordamos plenamente com toda esta política de ética e respeito citada por você. Em algumas postagens realizadas após essa matéria, colocamos no final os créditos. Outras, solicitamos que entrem em contato para que possamos citar os devidos créditos caso sejam imagens de uso pessoal ou de projetos profissionais. Nada mais justo.

        Infelizmente nessa acabou passando.

        De qualquer maneira, gostaria que se possível, nos enviasse todas estas informações pois realmente não temos conhecimento. Encontramos as imagens aleatoriamente em redes de busca, mas jamais ocultaríamos as fontes se soubéssemos quais são as mesmas.

        No momento adicionaremos seu nome ao final do post, mas assim que nos enviar as informações, editaremos e colocaremos todas as informações de forma completa.

        Desde já obrigado pelo contato!

    • Olá Vera!

      Tanto o pé de limão quanto o de acerola são frutíferas que produzem o ano todo. No entanto, o período ideal para realização da poda é entre junho e agosto, na época de inverno, quando os pés entram em “dormência” e pausam a produção. Está em tempo para você realizar a poda de suas frutíferas. Elimine ramos antigos, que deram frutos no ano anterior, permitindo que os ramos novos carreguem a safra com mais força e vigor. 😉

  • Bom dia pessoal da Plantei ! Obrigada pelas dicas, eu tenho em vasos, jabuticabeira, goiabeira, acerola,morangos, tomate cereja, temperos e flores. Adoro receber as dicas, e agora estou de olho aqui na cidade de Araraquara, procurando os produtos que vocês indicam ! Muito obrigada, abraço

    • Bom dia amiga Denise!

      Você tem várias frutíferas, que legal. Elas são demais né?!
      Você pode encontrar os produtos que recomendamos em nossa loja, através do link http://www.plantei.com.br/

      Ficamos felizes que goste de nossas dicas. E nós adoramos sua visita aqui. Ela é muito importante para nós!
      Um abraço. 😉

  • Tenho uma amora hibrida num vaso mas acho que plantei muito abaixo do recomendado. Agora estou com medo de mexer e ela.morrer. poderiam me dar uma dica? Sou cliente e pretendo comprar outras plantas. Grata.

    • Bom dia Rizoleide!

      Não tem problema. Por enquanto não mexa nela pois provavelmente ainda está enraizando. O tronco desenvolverá alguns calos, que são normais e poderão se tornar raízes.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abraço. 😉

  • gostei das dicas, não sei se conhecem, pois é uma fruta da caatinga nordestina, Umbu, ou umbuzeiro, já que o umbu é a fruta. Plantei os caroços em vasos após consumir a fruta, e todos eles brotaram; a terra que utilizei é meio argilosa, que tem afinidade com a terra da caatinga, com isto minha dúvida é, será que ela vai se adaptar se eu inserir um dos aditivos citados?

    • Bom dia Gilze!

      Não tem problema algum, pode utilizar os aditivos pois a adaptação do solo à eles será normal.
      Umbu é uma delícia né?! Que bom que brotaram! 😉

      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Um abraço!

  • Sílvia Barros.
    Tenho um pé de Manga Borbom no vaso a mais de 14 anos, começou a ter frutos aos 10 anos, só que caem muitos frutos na primeira florada consegui 14 mangas, mas vem diminuindo a cada ano, agora está carregado de flores e as manguinhas estão lindas com cerca de 2 cm, queria saber como faço prá que a carga segure, tenho também um pé de tamarindo de 10 anos mas nunca teve frutos.

  • Tenho muitas espécies de plantas, por esse motivo, enfrento grandes problemas com caracóis; os Lesmicidas Granulados não dão resultado algum, gostaria de algum produto líquido que os exterminasse de uma vez por todas.

    • Bom dia Rosiana.

      Para esse tipo de problema, recomendaríamos o Lesmicida Citromax, mas ele é granulado e pelo que disse, produtos deste tipo não resolveram. O que podemos indicar no caso é uma solução de água com sal, que deve ser borrifada na terra, solo onde elas passam ou diretamente nas mesmas. Sendo 01 colher de chá de sal para 01 litro d’água.

      Esperamos que possa ajudar ou até mesmo solucionar seu problema!
      Um abraço. 🙂

  • Olá, acabei de plantar uma muda de pitanga com terra adubada e húmus de minhoca, além disso ela está recebendo luz indireta durante todo o dia. Precisa de mais alguma coisa para que a planta dê frutos??

    • Olá Abraão.

      Não. Tudo ok. O adubo pode ser dispensado na hora do plantio ou transplante, pois pode queimar as raízes. Deve ser colocado após alguns dias quando as raízes começam a se fixar (cerca de 20 dias). Porém, como colocou não há problema, não precisa mexer. A adubação deverá ser realizada daqui 4 meses aproximadamente agora.

      Um abraço. 🙂

      • adrorei a dica , meu sonho é ter um jabuticabeira , agora vou plantar ja tenho vazo bem grande . agora sim vou ter uma se Deus quizer

        • Olá Maria Helena.

          Ficamos realmente felizes que tenha gostado!

          Isso mesmo. E depois compartilhe com a gente fotos e informações sobre ela.

          Adoraremos conhecê-la.

          Um abraço. 🙂

    • Bom dia Ana Lúcia.

      Ficamos realmente felizes que tenha gostado.

      Isso mesmo, compartilhe depois as informações sobre seu pé de limão.

      Adoraremos conhecê-lo.

      Um abraço! 🙂

  • Olá, tenho pesquisado algum tempo sobre ter uma frutífera em vaso, tenho uma varanda pequena. Na minha varanda tem normalmente vento e só bate sol no verão, qual indicaria? Limão siciliano? Preciso de uma espécie pequena…
    Obrigado e parabéns!

    • Olá Alexandre.

      Como assim sol apenas no verão?

      Caso pegue luz solar normalmente independente da época o limão é sim uma espécie indicada, assim como goiaba e jabuticaba enxertada.

      Abraço! 🙂

  • Olá boa tarde, tenho várias frutíferas em vasos médio porte, à uns dois anos, a laranjinha kikan está cheia de flores e vários frutinhos , a acerola nao deu fruto as folhas e tronco cheio de manchinhas brancas, achei estranho, ,podei. o que será isto, amo plantas frutíferas.

  • Olá boa tarde…plantei jabuticaba, acerola e romã, gostaria de saber quando tenho que podar e adubar, a jabuticaba é enchertada e faz um ano que plantei, deu 3 jabuticabas, uma delicia, agora a acerola comprei uma mudinha bem pequenina, ja faz 2 anos ainda não floriu, me ajudem!!!!

  • Tenho interesse em jaboricabeira, goiabeira e pitangueira. Moro no Rio Grande do Sul e o clima do inverno e frio. Posso planta-las com bom resultado? Quais as sugestões de frutíferas de vocês ?

  • Olá, amo plantar e gostei muito da matéria. Tenho em vaso um pé de mamão, laranja, saputi, manga e franboesa, gostaria de saber se posso colocar todo mês humos de minhoca para adubar bem.

  • Por gentileza, poderia me dizer o que faço com o meu pé de laranja kikan? As folhas caem e as laranjinhas são pequenas, secas por dentro e casca grossa. O pé está bonitinho, já com 1m de altura mais ou menos, e umas 15/20 laranjinhas em um jarro de plástico na varanda.
    Estou triste porque ainda não deu para comer ao menos uma…
    Espero sua orientação.
    Obrigada e um bom dia!

    • Olá Graça.

      Você pode usar o Forth Equilíbrio, o fornecimento de cálcio ajuda a equilibrar o solo criando condições para o bom desenvolvimento das plantas e suas raízes. Depois de 3 meses, utilize o Forth frutas. Ele é um fertilizante completo e balanceado, utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação. Nós usamos nas nossas e os resultados surpreendem bastante. Coloque sempre cascas de frutas no vaso/jarro que ela está plantada. Isso irá ajudar bastante! 😉

  • Olá! Gostaria de dicas sobre frutíferas. Minha varanda é pequena mas ensolarada e coberta, acho que ficaria linda com um vaso de alguma fruta. Qual vocé indicaria? A muda já tem que estar grandinha? Também gostaria que dessem frutos o ano todo. Agradeço.

    • Olá. Bom dia!

      Amora, jabuticaba, goiaba e cítricos em geral.

      Ótimas opções. Em vasos de no mínimo 25 litros. São espécies que se desenvolvem bem e frutificam bastante.

  • boa tarde! tenho uma jaboticabeira na minha sacada!
    posso plantar morangos em sua base?
    e vcs teriam algo para proteger de bichinhos? as minhas ficam com uns branquinhos… e marrons…
    mas quero q permacecam organicas!
    Obrigada!

  • Tenho um pé de limão que pacientemente consegui atraves da semente plantada em uma floreira. Já mudei para um vaso bem maior e ele tem mais de 1 metro. Noto que ele não “enche”, está sem galhos pro lados e cresce prá cima ( se é que voces me entendem) algumas folhas parece que queimadas. Moro no RS e esse ano o inverno foi rigoroso. O que preciso usar para que eu tenha um lindo pé de limão na area do meu ap?

  • Boa Tarde! tenho uma pitangueira em vaso. Já esta com dois anos desde a geminação, com 50cm e muitos galhos. Quando posso começar a podar?

  • boa tarde,
    tenho uma jabuticabeira, uma acerola, uma amora [morus nigra], uma pitanga, uma sanguinea, um limão siciliano, uma ponkan e 3 mirtilos…
    a acerola, a amora e a pitanga me parecem ser plantas decíduas [pelo menos a minha tem esse comportamento]; já até pensei que tivessem morrido mas elas rebrotam e, por vezes, explodem em frutificação… a amoreira não porduz flores, elas produzem os frutos direto, sem floração; isso é comum na morus nigra?
    os mirtilos é que não estão querendo se adaptar de forma algum… florem mas não frutificam…

    gostei do artigo e do site também; parabéns.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *