Como usar um timer de irrigação eletrônico em casa?

11 Comentários

      Quem tem, sabe. Manter um jardim em casa é praticamente como uma terapia: faz bem para a mente do dono cuidá-lo e, de quebra, tem-se um belo aspecto no quintal de casa. Mas a correria dos tempos modernos por vezes pode fazer da jardinagem uma tarefa pesada.

      A tecnologia surge exatamente para aliviar algumas demandas, incluindo a ação contínua de regar as mudas de um jardim. Pensando nessa possibilidade, que se abre para quem deseja manter um jardim nos trinques, no post de hoje iremos explicar as funcionalidades de um timer de irrigação eletrônico para ser usado em espaços domésticos: a chamada micro-irrigação.

Início-automático-água-Timer-jardim-irrigação-controlador-eletrônico-inteligência-Digital-sistema-de-rega-LCD-à-prova

Facilita as regas

      Distintas espécies vegetais exigem distintos intervalos de irrigação, não é mesmo? Controlar a necessidade de água de cada muda de planta pode parecer complexo para jardineiros de primeira viagem. Quando se dispõe de um timer de irrigação, essa função pode ser facilmente programada, de maneira eletrônica.

timer 2

      Assim, é possível ajustar o temporizador desse tipo de equipamento para disparar água em um horário específico – não é preciso voltar para casa para executar essa tarefa ou pedir para que a vizinha faça esse favor. Tem-se, portanto, a certeza de que aquela nova muda será regada da maneira correta e, portanto, em pouco tempo dará nova vida e cara ao jardim.

Lista-nova-água-TIMER-jardim-irrigação-controlador-programas-água-1-16-conjunto-atacado-grátis-frete

Economiza água

      Em tempos de crise, qualquer economia é válida, inclusive de água, que ainda se trata de um bem escasso e, portanto, deve ser preservada. Em um jardim moderno, que conta com o suporte de um timer de irrigação, excessos simplesmente não acontecem. Também é perfeitamente viável que o aparelho emita apenas a quantidade do líquido que você determinar. A economia é financeira e, ao mesmo tempo, sustentável, porque há a garantia de que a rega seja feita apenas no tempo necessário.

timer_com_tampa_de_protecao_nea1_741_1_20141114103623

      Existem equipamentos com diferentes saídas de água. O jato que sai em cada uma delas também é distinto e se aplica a inúmeras espécies. Dessa forma, tem-se controle da irrigação de acordo com a “cultura”. Tal tecnologia doméstica assemelha-se àquela utilizada na agricultura.

timer

Investimento não é alto

      Engana-se quem pensa que esse tipo de rega automatizada permitida por um timer de irrigação eletrônico só é aplicável às lavouras, conforme lembrado no tópico anterior. A tecnologia atual possui investimento moderado e, principalmente, retorno garantido.

timer 3

      Usuários domésticos também encontram facilidade na instalação e no uso do aparelho. Geralmente, eles apresentam sensores digitais e são ligados e desligados por solenóide. Podem ser alimentados por pilhas ou baterias – sem consumo de energia elétrica adicional. No caso da bateria, a duração é de, em média, seis meses. Nos tipos mais modernos, um filtro tipo “peneira” na entrada evita a entrada de sujeira, que pode entupir o sistema de irrigação. Ainda é válido destacar que é possível escolher os modelos a partir de pressão, tipos de torneira e temperatura da água, por exemplo.

timer_eletronico_lcd_8_programas_solenoide_nea2_elgo_739_1_20141114130227

Você possui alguma dúvida sobre a utilização de timer de irrigação eletrônico em jardins domésticos? Gostaria de sugerir algum aspecto? Fique à vontade para comentar no espaço abaixo.

11 respostas para "Como usar um timer de irrigação eletrônico em casa?"

  • Bom dia. Instalei dois timers marca Amanco para regar as floreiras de meu apartamento e, embora operem bem, causam ‘trancos’ na tubulação do prédio. Instalei redutores de pressão mas o problema continua e os vizinhos têm reclamado. Não sei se o problema é específico desta marca/modelo ou geral de todos estes timers. Alguém tem alguma experiência semelhante?

    Obrigado

    Renato

  • Gostaria de saber se eu tenho marcar todo dia ou se é apenas um vez ? Na minha chegar não tem energia por isso eu quero usar o temporizador manual

  • QUAL DESTES APARELHOS POSSO PROGRAMAR PARA FUNCIONAMENTO ININTERRUPTO OU SEJA A MAIORIA TEM FUNÇÃO PROGRAMÁVEL 2 OU 3 VEZES AO DIA COM CONTRÔLE DE TEMPO DE IRRIGAÇÃO PROGRAMADO NO MAXIMO PARA UMA SEMANA., PROCURO UM TIMER COM ESTAS FUNÇÕES MAS QUE POSSA PROGRAMAR PARA 6 MESES. PODES ME INDICAR ALGUM? OBRIGADO

    • Sergio, se você programar para aguar duas vezes por dia, 6.00 AM e 6.00 PM, durante uma ou duas horas, por dia, o aparelho vai disparar as seis da manhã e as seis da tarde, durante o tempo que durar a pilha e vai aguar as plantas durante duas horas ( se for programado para duas horas). durante varias meses.

  • Bom dia, muito boa a matéria! Possuo um jardim vertical e instalei o irrigador/temporizador faz pouco tem, mas tenho pressurizador em casa, e me indicaram instalar um redutor de pressão, minha dúvida é em que ponto esse redutor deve ser instalado, antes ou depois do irrigador/temporizador? Obrgd

  • Olá tenho um pequeno Orquidario. Qual melhor temporizador pra fazer a irrigação 2 vezes pir dia? Também gostaria de adaptar para outras plastas. Tenho urgência na compra!

    Obrigada!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *