Lendo agora
Como realizar corretamente o plantio de mudas de plantas

Como realizar corretamente o plantio de mudas de plantas

     O primeiro passo quando compramos ou ganhamos alguma mudinha nova é plantá-la, certo?

     Sejam mudas pequeninas, aquelas que geralmente vem em saquinhos plásticos, ou até um pouco maiores e mais formadas, compradas em floriculturas. O transplante para vasos maiores em que a planta possa se adaptar é ideal.

     No entanto, é uma tarefa que como qualquer outra requer alguns cuidados.

     O primeiro passo é escolher o tamanho do vaso. Ele deverá ter furos na base, acondicionar a planta e ainda assim sobrar um espaço de pelo menos 2,5 cm entre a borda do cachepô e a terra.

     Feito isso, separe algum material que sirva como camada de drenagem. Nessa etapa você pode optar por argila expandida, pedrisco de construção, isopor picado, manta geotêxtil (bidim)… São várias as opções de drenagem.

     Forre o fundo do vaso com o material escolhido, tampando principalmente o furo do vaso.

     Algumas pessoas costumam preparar a camada de drenagem e ainda assim cobrir com a manta geotêxtil. Não há problema. Pelo ao contrário, isso impedirá que o substrato seja levado embora durante as regas.

     Preparada a camada de drenagem é hora de adicionar um pouco de substrato no vaso. Preencha o vaso com substrato até a metade, permitindo que sobre espaço para inserção da muda.

      Chegamos então ao plantio.

      Retire a muda do recipiente com muitíssimo cuidado para não desfazer o torrão. É muito importante segurar com firmeza a base da muda para que não haja nenhum dano a ela.

      Caso suas mudinhas estejam em saquinhos plásticos bem apertados, basta apertar as laterais com o indicador e o polegar. Isso irá afrouxar o recipiente. Aí, é só retirar a planta.

      Acomode então a muda no substrato que já está presente no vaso e adicione mais substrato de modo a firmar a planta, para que ela fique bem posicionada.

      A distância entre a base da muda e a borda do vaso servirá para receber a forração, como casca de pinus. Isso evitará sujeira na hora das regas, além de embelezar o cultivo.

Veja também
Guaimbe: plantas que crescem rápido.

      Use então as pontas dos dedos para acomodar e pressionar levemente o substrato de modo que a muda fique realmente firme. Em seguida, espalhe a forração e organize da forma que achar melhor. Você pode usar pedriscos coloridos, casca de pinus ou outro material de sua escolha.

      Para finalizar, efetue uma rega e pronto, sua muda está plantada.

      É importante manter o vaso fora da exposição solar direta pelos primeiros dias pois é o período de adaptação da planta. Passado esse período, siga o cultivo de acordo com a espécie.

      Vale dizer que o plantio deve ser feito preferencialmente pela manhã e não permita contato das raízes diretamente com o sol. Isso prejudicará a muda.

      Bom plantio! 💚

Comentários (7)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo