3 passos para acertar na montagem da sua horta

     Está pensando em começar uma horta? Então provavelmente você já pensou nos itens básicos.

     Já comprou terra, está com as luvas separadas e já agendou um dia da semana para a tarefa.

     Ficou faltando alguma coisa? Talvez sim.

     Então se atente a essa lista abaixo para não ter erro na hora de montar o seu espaço verde.

1. Tenha tudo em mãos

     É comum que na hora de plantar pensemos primeiramente e exclusivamente nas plantas. Mas o interesse é que elas são colocadas no último passo da montagem de uma horta.

     Há algumas coisas antes que precisam ser feitas e devemos estar atentos para que não passem em branco.

     Primeiramente, você precisa de um lugar onde possa plantar. Vale canteiro, vasos, jardineiras, jardim…

     O próximo passo é ter a terra, substrato, areia, composto orgânico ou húmus.

     Tá faltando alguma coisa? As ferramentas de jardinagem. , plaquinhas de identificação, regador…

     Caso esteja pensando em criar uma horta em vasos, também precisará de itens para a camada de drenagem, como argila expandida, pedrisco, manta bidim e outros acessórios do tipo.

     Tudo em mãos? Próximo passo!

2. Defina em quanto tempo quer colher

     É fato que iniciar uma horta já com mudas desenvolvidas é mais rápido. Mas em contra partida, tudo acabará logo. Afinal, são plantas de vida curta e não costumam passar de seis meses.

     Como geralmente as mudas já têm cerca de três meses de vida quando são adquiridas, não te sobrará muito tempo para mexer com a horta e com as plantas dela.

     Então se quiser começar tudo (literalmente) do início mesmo, você pode optar por sementes.

     Elas podem ser germinadas em bandejas de mudas que inclusive apresentam alguns benefícios. E você pode saber mais sobre o assunto clicando aqui.

3. Plante junto espécies repelentes que espantam pragas

     É muito interessante ter na horta plantas inseticidas ou repelentes que funcionarão como uma proteção para os cultivos que você plantou.

     Lesmas, lagartas, cochonilhas e outras pragas costumam atacar sem dó. Então o que plantar para resolver esse tipo de problema?

     A tagete (cravo de defunto) é uma espécie muito utilizada por exemplo para repelir pulgões.

     Ou seja, plantá-las no meio da horta é economizar inseticida.

     O capim-limão afasta pernilongos. Já o boldo evita formigas e a capuchinha atrai as lagartas para si. Assim, as outras espécies não são devoradas.

     Legal, né?!

     Então esses são três passos básicos para que você possa uma horta saudável e completa por aí.

     Bora colocar em prática?! 💚

Comments

comments

7 respostas para "3 passos para acertar na montagem da sua horta"

  • Boa tarde,

    Antes de qualquer coisa , deixe-me elogiar a qualidade do site, pra mim a principal referência na net quando se trata de plantar alguma coisa.
    Gostaria de entender uma coisa, sempre que compro aquelas mudinhas de hortifruti, elas duram muito pouco geralmente estes 3 meses que vcs mencionam. É isso mesmo ? Eu e muitas pessoas sempre acrediTarantino que era só transportar para um espaço maior rega-las e aduba-las para durarem bastante. Vcs podem me esclarecer isto ? Todas as plantas de uma horta caseira tem este ciclo de aproximadamente 6 meses?

  • Muito legal essas dicas. Tenho cravo de defunto e capim limão e não sabia que não horta tem seu valor. Obrigado

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *