Lendo agora
Como fazer mudas de suculentas: métodos de propagação

Como fazer mudas de suculentas: métodos de propagação

como fazer mudas de suculentas

Uma coisa é certa: todo mundo ama suculentas! Não é difícil entender o motivo. Essas fofinhas tão especiais são relativamente fáceis de cultivar e trazem muito charme ao ambiente pelo grande leque de possibilidades na hora de fazer a decoração de ambientes com suculentas.

Mas, você sabe exatamente o que são suculentas? Elas são plantas nas quais a raiz, caule ou folhas possuem tecidos capazes de armazenar água em quantidades maiores que em plantas comuns.

Essa façanha permite com que elas possam viver bem por longos períodos de seca e consigam resistir a ambientes áridos. Por esse motivo, as apaixonantes suculentas podem habitar espaços não muito favoráveis, onde recebam pouca águas e muita luz.

multiplicar suculentas pelo método de propagação

Elas são tão incríveis que para possibilitar a captação de escassa umidade do ambiente, algumas espécies possuem a superfície de suas lindas folhinhas cobertas de pelos (isso as permite captar o orvalho) e cera (para não perderem a água pela evaporação). Incrível, né?

 Então, vamos descobrir como propagar mudas dessas belezinhas!

1. Substrato

O substrato ideal para receber mudinhas de suculentas e favorecer no enraizamento das mesmas, deve ser leve, não reter umidade, poroso e de fácil manuseio.

A opção mais usada para o enraizamento de novas mudinhas e estacas de suculentas é a areia. Geralmente usa-se 1/3 de areia lavada de construção e pedriscos.

Em um recipiente estilo bandeja, com furos no fundo, deve ser colocada uma camada de pedrisco. Ele funcionará como uma camada de drenagem para o não acúmulo de água que consequentemente causa o apodrecimento das raízes.

O próximo passo é preencher até a borda com a mistura de terra e areia lavada. Feito isso, aperte e molhe para retirar os espaços com ar. Os espaços vagos, preencha novamente com a mistura para manter a uniformidade.

Sobre o solo, coloque uma camada de esterco curtido. Essa camada deve ser bem fina, cerca de 0,5 cm.

As suculentas curtem muito o esterco. Por ter baixo teor de nitrogênio e ser rico em matéria orgânica, o esterco acelera o crescimento radicular e a formação das mudas.

2. Preparação das mudas

As folhinhas que você usará na propagação devem ser sempre destacadas na base do caule da planta matriz.

Esse processo é importante e deve ser feito com cautela, pois acontece de folhas quebrarem com muita facilidade antes da base (conforme foto abaixo). Isso definitivamente não é bom, pois é justamente na base que serão formadas as raízes e a nova muda.

como fazer mudas de suculentas

Se pretende fazer mudas a partir de estacas, saiba que as estacas laterais devem ser sempre cortadas na lateral do caule. Caso o caule seja ferido, o ferimento se tornará uma porta aberta de entrada para doenças e também desidratação da planta mãe.

Se houver algum ferimento no caule, pulverize o lugar com canela em pó para que seja feita a rápida cicatrização do lugar afetado. Quando a suculenta apresentar uma haste floral, as folhas da haste e até mesmo ela, também serão mudas que podem ser enraizadas.

Neste vídeo, mostramos o passo a passo para fazer mudas de suculentas, com dicas especiais e cuidados necessário. Dê o play e aproveite!

3. Desenvolvimento e enraizamento

O plantio das estacas laterais na areia deve ser feito de forma bem simples. Faça um buraco no solo com um lápis, enfie o caule da suculenta, aperte em volta para firmar e molhe ao redor em seguida. Em aproximadamente 20 dias as mudas estarão enraizadas e prontas para o plantio em vasos individuais.

Após esse período, afofe o solo ao redor da muda e puxe levemente para que ela saia com as raízes. Uma parte do solo provavelmente ficará grudada nas raízes, não há problema nisso.

Após o processo de formação radicular, as mudinhas já possuem condições de absorver os nutrientes que compõe o solo.

Crédito de imagem: wikiHow

Já no caso das folhas da planta matriz, o procedimento para enraizamento é ainda mais simples. Deixe as folhas deitadas sobre o solo. Não é necessário plantar a folha.

Passado o curto período de 7 dias, inicia-se a formação radicular. Algumas espécies acabam formando suas raízes antes mesmo desse período.

Quando as raízes já estiverem crescidas, em contato com o esterco elas absorverão o nutriente do produto e começam a acelerar a formação do brotinho. O broto estará pronto para um vaso individual quando a folhinha que o gerou secar naturalmente.

Sobre o solo que ficará grudado no sistema radicular do broto, mesmo caso do plantio por estacas: não é necessário lavar.

como fazer mudas de suculentas

Veja também
Lambari roxo (Lambari Tradescantia Zebrina).

4. Plantio

Chegou a hora de plantar as mudinhas em vasos individuais. O procedimento é simples e feito como o de qualquer outra planta.

Inicialmente realizamos uma camada de drenagem no fundo do vaso. Essa camada pode ser feita de argila expandida, pedrisco, isopor ou caco de telha. Depois da camada de drenagem, preencha o recipiente escolhido com o substrato (o mesmo feito para a formação das mudas) ou um condicionador de solo Classe A.

como fazer mudas de suculentas

Plante a muda, apertando em volta para firmá-la. Feito isso, molhe em volta e deixe o vasinho em uma área sombreada até o crescimento e formação de novas folhas. Após o surgimento de novas folhas, coloque o vasinho em uma área que receba claridade para adaptação e mudança de cor das folhas.

Quando a brotação de novas folhas for iniciada, inicie adubação foliar para acelerar o desenvolvimento da muda no vaso individual. É importante que a planta receba esse alimento extra pelo menos 1 vez a cada 15 dias.

vasos e cachepos para plantas

5. Crescimento

O vaso deve ficar em um ambiente onde receba apenas alta claridade. O sol direto queima os brotos e raízes que ainda são novas.

Na hora de molhar, umedeça apenas o substrato. É importante que as folhas não sejam molhadas. A folha já possui água e nutrientes suficientes para a produção de raízes e novos brotos. Caso receba água em excesso, correrá o risco de melar e apodrecer. Por isso os vasos devem ser protegidos da chuva.

Agora que você já aprendeu a preparar mudinhas de suculentas chegou a hora de ter novas plantas e personalizar os mais diversos cantos da sua casa com essas belezinhas! Uma das ideias é utilizá-las na composição de jardins. Clique aqui e veja algumas inspirações e estilos!

Dá para fazer lembrancinhas, enfeites de geladeira e muitas outras coisas. Basta soltar a criatividade! Então, mãos à terra e bom plantio! 💚

 

Comentários (11)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo