Lendo agora
Como plantar cenoura: passo a passo

Como plantar cenoura: passo a passo

como plantar cenoura

A cenoura (Daucus carota L.) é um vegetal extremamente popular na culinária brasileira. Há diversas formas de prepará-la — cozida, assada, crua ou refogada — e de consumi-la, como em saladas, molhos, sopas, bolos e sucos. 

Como crescem embaixo da terra, são ótimas opções para quem quer cultivar hortaliças em canteiros. Além das raízes, as folhas da cenoura são comestíveis e basta ter criatividade para incluí-las nas refeições, como nas massas de torta, bolinhos e farofas. 

Neste artigo explicamos como plantar cenoura utilizando sementes e quais os tipos mais conhecidos. Boa leitura e mãos à terra! 

Tipos de cenoura

No Brasil, as cenouras estão entre as 10 hortaliças mais plantadas no país. Segundo o material de cultivo da Embrapa, os principais cultivares são: Brasília, Alvorada, Planalto, Esplanada, Kuronan, Nova Kuroda, Prima, Nova Carandaí, Nantes, Harumaki Kinko Gossum, Tropical, Juliana e Invicto. 

As cenouras se diferem por cores, pelo formato das raízes (cilíndrica ou ligeiramente cônica), tamanho, texturas e sabores.

As cenouras Nantes e a Baby, por exemplo, têm formato cilíndrico, textura crocante e sabor doce, assim como a Planeta, que se diferencia pela forma redonda. Já a Nova Kuroda, conhecida pelo laranja intenso das raízes, é levemente cônica. 

A imagem mostra cenouras de diferentes cores: laranja, amarela, vermelha e preta.
Tons variados: cenouras podem ser laranjas, amarelas, vermelhas ou pretas.

Como plantar cenoura

O plantio de cenouras para cultivo doméstico é feito em canteiros ou em vasos. Nas hortas, exige preparo do solo e marcações para distanciamento adequado, considerando profundidade e altura.

Recomendações aproximadas para canteiros:

  • Largura: 1,10 metros
  • Altura: 15 centímetros
  • Profundidade dos sulcos: 1 a 2 cm
  • Distância entre os sulcos: 20 cm 

Semente de cenoura planeta (Topseed).

O cultivo em vasos exige alguns cuidados extras, como escolha de um recipiente com profundidade adequada ao tamanho da variedade escolhida. De modo geral, o vaso precisa ter, no mínimo, 10 centímetros de altura e 15 de largura. As jardineiras são ótimas opções!

Lembre-se que uma cenoura desenvolvida mede aproximadamente 16x4cm e as ramas podem chegar até 45 cm. 

Hortinha em vasos: banner de divulgação da Escola Plantei.

Preparo do solo 

Limpe o terreno, revolva o solo do canteiro para eliminar os torrões ou pedriscos, deixe-o bem solto e nivelado. Adicione esterco ou húmus de minhoca (na proporção de 10%) para garantir mais nutrientes ao plantio. 

Cenouras plantadas em horta caseira.
A cenoura é uma das hortaliças mais produzidas no Brasil.

Em seguida, prepare a área de semeadura de acordo com a especificidade do tipo de cenoura. Confira algumas referências: 

  • Cenoura de Verão Caraíbas: 15 x 2 cm
  • Cenoura Baby: 15 x 2 cm
  • Cenoura Brasília: 20 x 2 cm
  • Cenoura Nova Kuroda: 20 x 2 cm
  • Cenoura Planeta: 15 x 2 cm

Cenoura nantes.

Preparo das sementes

As sementes das cenouras podem ser plantadas diretamente nos canteiros ou em sementeiras, como em células de plástico ou em pequenos copos plásticos.

Prepare os recipientes com substrato para plantio ou prepare uma mistura com terra vegetal, terra comum e areia na proporção de 1:1:1.

Cenoura baby.

Coloque as sementes a 0,5 (meio) centímetro de profundidade, em um substrato levemente úmido. Atenção: siga as instruções da embalagem da variedade escolhida quanto ao número de sementes por cova! 

Os cuidados envolvem regas frequentes, mas sem encharcamento. Utilize um borrifador ou despeje a água cuidadosamente. A germinação leva de 7 a 10 dias. 

Clima e luminosidade

De modo geral, têm preferência por climas amenos ou quentes. As cenouras Baby, Nova Kuroda e Planeta preferem clima ameno. Já a cenoura Brasília se desenvolve em clima quente e a Nantes prefere clima frio

O sol pleno é essencial para o desenvolvimento da cenoura, assim como a maioria das vegetais. 

Veja também

Frequência de regas

As cenouras apreciam regas frequentes, que variam na intensidade conforme o clima da região, condições do solo e época do ano. A irrigação é essencial para a qualidade da produção. 

No caso de plantio em sementeiras, mantenha o substrato sempre úmido, mas evite encharcá-lo para evitar fungos. 

Medidores de umidade leves e portáteis para colocar nos vasos de plantas.

Colheita

O período recomendado para realizar a colheita da cenoura é entre 80 e 110 dias após a semeadura. Porém, essa estimativa varia bastante. Confira a estimativa de algumas variedades:

  • Cenoura Baby: 100 a 110 dicas após a semeadura
  • Cenoura Brasília: 90 a 100 dias após a semeadura
  • Cenoura Nantes: 90 a 110 dias após a semeadura
  • Cenoura Nova Carandaí: 80 a 90 dias após a semeadura
  • Cenoura Nova Kuroda: 90 a 100 dias a semeadura
  • Cenoura Planeta: 60 a 70 após a semeadura

Pacote de sementes cenoura Brasília alta seleção.

O ponto de colheita é indicado pelas folhas: observe se elas estiverem secas e arqueando para baixo das mais novas e faça a retirada manualmente. 

Cultive mais e melhor!

Agora que você já descobriu como plantar cenoura, que tal conferir as dicas e tutoriais de outros cultivos? Clique nos títulos e veja o passo a passo:

Onde comprar sementes?

Este texto foi escrito com informações de plantio da Topseed, uma das maiores distribuidoras de sementes do Brasil, que comercializa várias opções de sementes de cenoura e outros vegetais.

Confira as opções disponíveis no site da Plantei Garden Center e mãos à terra! 

Kit de sementes: temperos e folhas para cultivar na horta.

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo