Lendo agora
Como cuidar da Philodendron Pink Princess

Como cuidar da Philodendron Pink Princess

Quem gosta de plantas diferentes já ouviu falar na Philodendron Pink Princess que, recentemente, voltou a ser muito procurada nas lojas de jardinagem. 

Um dos motivos é que essa folhagem ornamental e elegante é considerada de baixa manutenção. Ou seja, não depende de cuidados diários ou nem demanda podas frequentes.

Outro fator de destaque são as folhas, que mesclam tons de verde e cor-de-rosa e surgem em formato alongado ou arredondado.

Como essa combinação de cores não é tão comum nas plantas indicadas para as áreas internas, esse tipo de philodendron faz cada vez mais sucesso nesses ambientes. 

→ Continue a leitura e aprenda como cultivar essa planta incrível e manter suas folhas coloridas!

Mudas de Philodendron Pink Princess. Imagem: Plantei Garden Center.
Mudas de Philodendron Pink Princess. Imagem: Plantei Garden Center.

Como cuidar da Philodendron Pink Princess

Aprenda sobre as preferências desta planta e confira nossas dicas certeiras para cultivá-la sem medo!

  • Replantio de mudas novas

As mudas de Philodendron Pink Princess que foram adquiridas lojas de jardinagem devem receber regas mais frequentes na primeira semana. 

Como elas vieram de um ambiente controlado em termos de luz, regas e adubação, é necessário fazer uma adaptação.

O vaso deve ser posicionado em um local com bastante claridade. E, se a planta já estiver apertada, é importante fazer o replantio e escolher um modelo maior, com, aproximadamente, o dobro da área de plantio. 

Ao fazer o transplante da muda, mantenha o torrão no entorno das raízes e deixe-a bem firme no centro, adicionando a quantidade de substrato que for necessária. 

Plantas para ambientes internos - Guia prático para deixar sua casa mais verde

  • Onde colocar o vaso

Depois desse período de adaptação, coloque o vaso à meia-sombra, onde a luz solar direta chega somente nas horas iniciais das manhãs ou em um local de luz solar indireta, em que só há claridade. 

A incidência de luz solar direta por muitas horas ou a exposição ao sol da tarde prejudica o desenvolvimento da Pink Princess e afeta as folhas, que podem queimar. 

🪴 Dica da Plantei: nunca deixe de fazer furos no fundo de vasos ou cachepôs, caso venham sem. Assim, a água escoa com mais facilidade. 

  • Cuidados semanais

Como outros tipos de folhagens, essa philodendron gosta de regas regulares, que variam de uma a duas vezes na semana

Adapte a frequência conforme as características da sua região e a estação do ano. E, se costuma passar longos períodos viajando, utilize vasos autoirrigáveis

Limpe cada uma das folhas com um pano limpo e úmido com água uma vez por semana. Assim, facilita fotossíntese.

Assista ao vídeo explicativo:

  • Trocando o substrato

A qualidade do substrato impacta diretamente no desenvolvimento da planta. Ainda que a Pink Princess seja de crescimento lento, a ausência de nutrientes ou de espaço pode até adoecer a espécie. 

A troca pode ser feita no momento do replantio para vasos maiores ou a cada três anos, caso opte por mantê-la no mesmo lugar. 

“Prepare um substrato fértil e rico em matéria orgânica, com terra vegetal e um pouco húmus de minhoca ou outro composto orgânico de sua preferência”, orienta Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. 

Antes de preencher o vaso, faça uma camada de drenagem usando argila expandida

A imagem mostra vasos autoirigáveis médios e jardineiras autoirrigáveis da marca Raiz.

  • Dica extra

Os tutores são acessórios funcionais, que servem para amparar plantas trepadeiras ou verticalizar o crescimento das pendentes.

Veja também
A imagem mostra três tipos de jiboias: a jiboia branca (folhas mesclam verde e branco), a jiboia amarela (folhas amarelas) e a jiboia njoy (folhas menores e mais firmes, em verde e branco). Imagens: Plantei Garden Center.

No caso da Pink Princess, são ótimas opções para incluir nos vasos, porque valorizam a beleza da planta e proporcionam mais estabilidade durante o seu crescimento.

Confira 3 modelos:

Como deixar a Pink Princess rosa?

Essa pergunta está diretamente ligada à outra dúvida comum, que é “onde colocar o vaso de Pink Princess?”.

Para manter o rosa das folhas, é importante que o local escolhido tenha claridade abundante. Caso contrário, as folhas novas começam a ficar totalmente verdes.

🪴 Dica da Plantei: clique aqui e participe do nosso grupo VIP da Plantei no Whatsapp. Receba descontos especiais e conteúdos exclusivos sobre plantas! 

Plantas para áreas internas

Conheça outras plantas que, assim como a Pink Princess, se adaptam às áreas internas e aprenda o passo a passo para cultivá-las lendo nossos artigos:

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa! 

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo