3 dicas de como cuidar das orquídeas após a floração

As flores da minha orquídea murcharam. O que fazer?

Esta é uma pergunta que muitos iniciantes se fazem, após o término da floração de uma orquídea. É importante deixar bem claro que este processo não significa que a planta esteja doente, nem que vá morrer. As flores se vão, mas a orquídea continua viva e florescerá novamente, geralmente dentro de um ano. Basta continuar cultivando a planta com os cuidados básicos de iluminação, ventilação, adubação e umidade.

Haste floral: corto ou não corto?

A grande maioria das orquídeas não volta a florescer na mesma haste floral. Após as flores murcharem e caírem, a haste seca naturalmente e pode ser cortada. Este é um procedimento apenas estético.

A orquídea Phalaenopsis é uma exceção a esta regra. Neste caso, após o término da floração, a haste pode continuar verde e emitir uma nova floração, através de ramificações do eixo principal. Além disso, podem surgir novos brotos na haste antiga, denominados kekis (palavra havaiana que significa bebê).

Período de descanso

Ainda no caso da orquídea Phalaenopsis, há quem prefira cortar a haste floral bem rente à base, após o término da primeira floração. Desta forma, a orquídea não vai gastar energia com novas florações secundárias. Irá desenvolver folhas e raízes, ficando fortalecida para a produção de uma haste floral inteiramente nova, no ano seguinte. Desta forma, a floração vem mais completa e abundante.

 

Sergio Oyama Junior

http://www.orquideasnoape.com.br/

11 respostas para "3 dicas de como cuidar das orquídeas após a floração"

  • Boa tarde pessoal…ganhei uma orquidea muito linda dessa espécie phalaenopsis muito linda…fazem 6 meses ki eu tenho….quando eu ganhei ela tava florida….e as flores cairam..e vieram denovo….minha duvida esta…quanto ao seu vaso..ela esta num pote tipo o fundo de uma garrafa pet….minha pergunta ela pode ficar ali…ela ta assim desde ki eu ganhei….ja deu folhas..e duas floradas ja…e esta cheia de raizes pra fora do vaso….e gostaria de saber ..se ele gosta de claridade…muita ou pouca agua….obrigado…quem poder me ajudar…!!

  • Ola! As hoje uma segunda florzinha da minha orquidea Phalaenopsis começou a murchar. Eu ganhei ela de presente ha 3 meses e nesse pwriodo apenas rego com abundancia (sem deixar em pratinho) no quinta de casa (na sombra) uma vez por semana e observo que a regiao dentro do vaso (transparente e de plastico) esta seca ou umida. E a parte da aste em que a primeira flor a murchar (e foi a ultima flor a nascer) esta levemente amarelada. As folhas sao do tom verde escuro.

    Agradeço desde ja.

    Att: Ursula

  • Marlucia Carneiro
    Primeira vez que eu mudo minha Orquídea de vaso, quais os passos a seguir em ralação a enraizador, adubo etc.
    Estou aprendendo como cuidar de Orquidea!
    Desde já agradeço!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *