Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como transplantar sua orquídea?

Uma planta conhecida por sua bela flor, que pode ser de variadas cores, é a orquídea. Esta é uma planta que pode ser encontrada em quase todos os lugares do mundo – a única exceção é a Antártida. Por ser uma planta que se dá muito bem com o clima tropical, é uma ótima ideia cultivá-la nas terras brasileiras.

Uma orquídea bem tratada é uma planta que dá vida e cor para a casa. Mas, para chegar a este efeito, é necessário tomar alguns cuidados. Sobretudo com o replantio. Isso deve ser feito em algumas situações: quando o substrato está velho, quando a planta já não cabe no vaso ou quando a orquídea apresenta alguma doença.

Como transplantar a orquídea

1. Escolha bem o vaso

Antes de tudo é preciso garantir que a planta se desenvolverá como o esperado no novo ambiente. Para isso, a dica é escolher o vaso certo. Para as orquídeas, o ideal é optar por um recipiente de material poroso, que drena bem a água.

Hoje temos algumas opções no mercado, para todos os gostos, como vasos auto irrigáveis e estacas de fibra de coco. É só usar a imaginação!

2. Prepare a orquídea

Antes de fazer o replantio, deixe sua planta de molho. O ideal é que a orquídea fique assim por algumas horas. Isso importante para que as raízes presas no antigo vaso se soltem com maior facilidade na hora de fazer a troca de recipiente.

3. Prepare o novo vaso

Enquanto a orquídea está de molho, aproveite para preparar o novo vaso. Faça uma camada com pedras pequenas no fundo. Isso vai ajudar a drenar a água. Depois, coloque terra especial para orquídeas no vaso. Para garantir uma planta vistosa e saudável, coloque também musgo lavado ou chips de fibra de coco no vaso. Molhe o solo do novo recipiente antes de fazer o replantio.

4. Remova a planta

Agora, é hora de trocar a orquídea de vaso. Segure a base da orquídea com as mãos e vire o vaso. A planta deve sair do vaso com facilidade. Caso alguma raiz fique presa, retire-a delicadamente com os dedos. Depois, é hora de preparar a planta para o replantio. Sacuda as raízes, para retirar todo o substrato velho. Você também pode enxaguar a planta em água corrente.

5. Retire as folhas danificadas

Também é importante retirar todas as folhas e caules que estejam danificados ou podres. Uma dica é passar um pouco de pó de canela, que é um cicatrizante natural, nos locais de corte.

6. Coloque a orquídea no novo vaso

Agora, é o momento de transplantar a orquídea. Para isso, encoste a parte posterior da planta no vaso, para firmar seu desenvolvimento. Como saber que parte é essa? É o oposto do lado em que nascem os novos brotos.

7. Espere que a planta se adapte ao novo ambiente

A orquídea demora cerca de sete dias para se adaptar ao novo ambiente. Nesse tempo, deixe a planta na sombra e use um borrifador para regá-la. Passado este tempo, a planta pode ser levada ao sol e molhada normalmente.

Dica de Fertilização:

Ótimos resultados apresentados no uso correto de Forth Orquideas Manutenção e Forth Orquídeas Floração.

Lembrou de dicas e cuidados relacionados às orquídeas? Compartilhe nos comentários. 

image

Comments

comments

Posts relacionados

32 respostas para “Como transplantar sua orquídea?”

  1. Mauro Gonçalves - Orquidário MGon disse:

    A importância do cultivo correto de uma orquídea, é fundamental para o sucesso do orquidário. As informações apresentadas, de uma forma de fácil entendimento, nos nos orienta do cultivo correto. Parabéns pelas informações.

  2. suzana santos disse:

    Ganhei 02 orquídeas no dia das mães e ainda estou me familiarizando com elas mt oportuno as informações.

  3. maria lourdes disse:

    ganhei uma orquidia no meu aniversario, ela estava florida depois as florea murcharam o que devo fazer pra voltar a florir novamente?

  4. Jansen disse:

    Cuido de uma que deu filhote, no caule que floresceu nasceu outra e que já está florescendo, para planta-la em novo vaso basta o corte do caule plantar ?

  5. ana maria disse:

    Depois que minha orquídea floresceu , amarrei a em um pinheiro do meu jardim . Agora queria saber como adubá-la ?

  6. Rose disse:

    Olá ganhei uma orquídea no dia das mães, ela estava com flores agora as flores secaram e ela está com manchas cor ferrugem nas folhas, o que faço???

  7. Marcia disse:

    Olá pessoal, muito interessantes suas recomendações e fáceis de seguir, obrigada. Gosto bastante de orquídeas mas não sabia como transplantá-las. Só gostaria de mais uma informação – qual é a melhor época do ano para realizar o transplante ??? Obrigada pela atenção

    • Loja Plantei disse:

      Olá amiga Marcia, ficamos felizes que tenha gostado de nossas dicas. É um prazer ajudá-la. Quanto a melhor época do ano para o transplante, entre junho e julho, se estiver sem flor ou botões. Estamos na época ideal! 😉

  8. Lourdes Andreola Zambarda disse:

    Foi de grade importância essas dicas que acabo de ler .
    Gostaria de ter mas dicas ,sobre as espécies de orquideas .
    Caca espécies ,seu tratamento diferenciado ou se todas tem o mesmo tratamento igual .Des de já agradeço !!!!!!!!!

  9. Lourdes Andreola Zambarda disse:

    Gosto muito de Orquideas ( Amo )Estou começando o meu Orquidareo .Gostaria de ter mais orientações sobre orquideas ( Como começar um orquidareo ?)

  10. Maria José de Paulo disse:

    Adorei as dicas, eu amo orquídeas, sempre leio o que vcs escrevem para eu seguir e ter orquídeas lindas, obrigada.

  11. Alex disse:

    Bom Dia! Como não tinha lido este material, fiz diferente e gostaria de saber se há necessidade de retirar a planta do vaso e realizar o plantio novamente. Ao retira-la, coloquei diretamente no vaso de côco, coloquei as fibras que eram suficientes ao espaço e adicionei fortificante 10-10-10. Preciso retirar e colocar as pedras e a terra especial?
    Muito obrigado.

    • Loja Plantei disse:

      Boa tarde Alex!

      Não tem problema. Não há necessidade de realizar novamente o transplante para adicionar pedras e terra. É necessário apenas prestar atenção quanto a adubação e evitá-la, principalmente com o 10-10-10 que pode queimar as raízes.

      Um abraço. 🙂

  12. CLAUDEMIR disse:

    Excelentes dicas, Muito obrigado. Sempre é bom aprender mais!

  13. Eliz Rocha disse:

    Tenho uma orquídea..PPR não saber lidar plantei direto na terra…ela está meio feia queria fazer o transplante mas ela vai dar uma flor…
    Depois disso mesmo estar fora do mês de plantio posso realizar o mesmo???
    Obrigada ..

  14. Eliz Rocha disse:

    Oi então estou com uma orquídea q ganhei muito feia..queria realizar o transplante de vaso, não entendo nada,mas li aqui como fazer ao ler os comentários vi os meses ideal para o transplante e quando fui ver a minha ela vai abrir uma flor…
    Oq faço???

  15. Marcelo Adda disse:

    Ótimo post, muito esclarecedor parabéns… sempre tive problemas com minhas orquídeas, resolvi colocando borra de café na rais. precisa ter muito cuidado. são flores lindas.

  16. Dinah disse:

    Blz, vou seguir as dicas, obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio