O que é e como se usa a espuma fenólica?

60 Comentários

Alfaces fresquinhas, couve manteiga pronta para ser temperada, almeirão, chicória, tudo diretamente da sua própria horta para a sua mesa. Mesmo quando o espaço é pequeno, é possível usar a hidroponia para conseguir vegetais e outros alimentos produzidos sem solo, onde substratos e soluções nutritivas adicionadas à água fornecem sustentação às raízes e todos os minerais necessários para seu desenvolvimento.

A maioria dos produtores que utilizam essa técnica milenar encontram na espuma fenólica um dos melhores substitutos à maioria dos substratos disponíveis, principalmente pela sua grande capacidade de sustentação da muda, baixo nível de desintegração no manuseio, excelente aeração e alta capacidade hidroscópica (retenção de umidade) sem que haja interferência na nutrição – garantindo que todas as propriedades do alimento, como seus nutrientes, sejam semelhantes aos cultivados de forma tradicional, no solo. Como é muito prática, ela ideal para o uso em hortas caseiras.

Cultivo hidropônico reduz o uso de defensivos agrícolas

Os alimentos e plantas hidropônicas podem ser plantados em espaços reduzidos, para uso residencial, ou amplos, para fins comerciais. Cada vez mais comuns nas gôndolas dos supermercados, eles trazem algumas vantagens inerentes à hidroponia, como uma redução bastante significativa da ação de insetos e pragas e, portanto, uso bem menor de defensivos agrícolas.

 Além disso, como são cultivados em estufa, há um controle maior sobre as condições climáticas que podem interferir na sua qualidade, já que não são atingidos por geadas, chuvas, secas e ventos, por exemplo, podendo ser cultivados durante todo o ano. Por outro lado, o uso de substratos também faz com que sejam colhidos mais limpos, facilitando a sua higienização antes do consumo.

Vantagens da espuma fenólica sobre outros substratos

A espuma fenólica, por sua vez, tem sido uma importante aliada na produção desses alimentos, inclusive para quem prefere ter a fonte de seus vegetais bem perto da cozinha. Na verdade o produto é um substrato orgânico, assim como a fibra de coco, o musgo, a serragem, a casca de arroz queimada, produtos de madeira prensada e alguns tipos de gel. Há outros tipos de substratos, como os inorgânicos (argila expandida, areia, lã de rocha, pumecita, perlita e escória, entre outros), mas a espuma fenólica traz a vantagem de ser estéril, o que a torna livre da contaminação de fungos e bactérias comuns aos demais; higiênica, já que não deixa resíduos; versátil, uma vez que permite o manejo de água e vários tipos de nutrientes; econômica, por ter baixo custo mas produzir maior quantidade de mudas em pequenos espaços; prática para transporte e fácil de semear, gerando mudas fortes e de alta qualidade.

Veja como usar a espuma fenólica

Fazer mudas para hidroponia com espuma fenólica é bastante simples, o que tem aumentado bastante seu uso residencial. Você deve usar sementes de qualidade, para garantir os melhores resultados.

Prepare o local

Faça uma pequena estufa no local reservado para o plantio, fazendo uma cobertura de filme plástico aditivado antigotejo e anti-UV. Nas laterais coloque sombrite 50% que, além de reduzir pela metade a entrada de luz evita também que insetos entrem. Mantenha-a sempre bem limpa para evitar contaminações.

Prepare a espuma fenólica

Ela vem em placas que devem ser divididas ao meio e higienizadas com água limpa. Se as células não vierem com furos ventrais faça-os de forma que tenham no máximo de 1 cm e diâmetro e 1 cm de profundidade. Procure dar forma cônica aos orifícios, dessa forma a acomodação da semente é favorecida.

Semeie de acordo com a espécie da hortaliça

Você deve fazer a semeadura respeitando as indicações das embalagens de cada tipo de hortaliça, porque elas se comportam de forma diferente durante o crescimento. Se a ideia é plantar alfaces, por exemplo, deve ser utilizada apenas uma se a semente for peletizada ou no máximo três se ela for nua. Depois irrigue a placa suavemente e coloque-a em local protegido, com temperatura amena e pouco variável.

Troque de lugar

Depois de 48 a 72 horas troque a placa de lugar, transportando-a para um local bem iluminado, dando início à subirrigação. Mantenha a placa úmida, mas não encharcada, com uma solução nutritiva a 50%.

Faça o transplante

Entre sete e dez dias após a semeadura deve aparecer a primeira folha verdadeira: é a hora de transplantar as células de espuma fenólica para o local definitivo de cultivo hidropônico para que complete seu desenvolvimento. Você pode utilizar vasos próprios para o cultivo de alfaces, tomates, morangos e physalis em espuma fenólica, por exemplo, ou preparar seu sistema com tubos de PVC.

E você, também gosta de produzir seus próprios alimentos? Conte para a gente como você faz a sua horta caseira aqui nos comentários!

Comments

comments

60 respostas para "O que é e como se usa a espuma fenólica?"

  • TEM COMO CONSEGUIR ESTA ESPUMA FENÓLICA? E A ONDE SE COMPRA ? GOSTARIA DE FAZER UM TESTE COM AS MINHAS
    PLANTINHAS .AGUARDO SEU RETORNO ATE EM BREVE

    • Olá amiga Conceição.

      A falta de espaço realmente é complicada, mas tente reservar um pequenino espaço para sua estufa. Ela pode ser pequenininha, apenas para fornecer o básico a você e sua família.

      Obrigado pela visita e volte sempre! 😉

      • obrigada; mas existe algum lugar que se possa visitar? uma exposição? onde compra a espuma. como se faz a estufa?

  • Olá eu adoro plantar faço hortinhas no chão planto um pouco de cada coisa,,,, hoje tenho giló pimenta, salsinha ,pepino ,abobrinha,cebolinha , quiabo. couve ,porem tenho dificuldade de plantar alface almeirão repolho e outros folhudos pra mim seria ótima opção a espuma fenólica me de mais dicas para tirar minha horta do chão.;

    Obrigada.

    • Olá amiga Camila!

      A espuma fenólica é realmente uma ótima opção, principalmente para o enraizamento que se torna muito simples com a mesma. No caso, a hidroponia seria o ideal mesmo. Porém, apesar de existirem maneiras simples de utilizar esta técnica, ela merece uma certa atenção e que nos aprofundemos um pouquinho nela. Segue um link tutorial de como montar um sistema de hidroponia em casa de maneira fácil: http://tudohidroponia.net/hidroponia-em-casa-como-fazer/

      Dê uma olhadinha e veja se consegue se basear nele. Qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente!
      Abraço! 😉

  • Gostaria de saber porque a espuma fenolica apos semeada prescisa ir para uma estufa..
    ou seja ela prescisa de um local escuro para q a plântula germine.
    porque?

  • Boa noite!
    Gostaria de saber qual solução nutritiva deve ser colocada nas espumas fenólicas com a finalidade de melhor resultado das germinações das sementes?

    • Olá Davi.

      Mesmo sendo de pH ideal, aconselhamos passar água nas espumas antes do plantio. Deixe secar. Após colocar as sementes para germinação, use somente água sem cloro para as primeiras regas.

      Pode cobrir as sementes com 3mm de húmus também. Em caso de fertirrigação, use o Pro Gibb ou somente orgânicos em baixíssima proporção.
      Exemplo: 2 gotas para cada litro de água de chorume.
      Ou então o Biokashi ou similares. Nunca fertirrigação com adubos ou fertilizantes químicos, pois irá secar as pequenas raízes das recém germinadas.

  • Oi, meu nome é Suliana
    Gostaria de saber qual a diferença desse espuma fenólica e espuma floral que são utilizados para arranjos de flores? eles são as mesmas coisas ? e o que tem nessas espumas, tanto fenólica quanto floral? eles são tóxicos?

    • Olá Suliana.

      A espuma floral é utilizada apenas para o preparo de arranjos de decoração. É produzida em vários formatos e possibilita inúmeras formas de decoração.

      Já a espuma fenólica é um substrato, desenvolvida para o preparo e germinação de mudas. Ela se desintegra depois de um determinado período, possibilitando plantar a muda já pronta diretamente na terra.

  • Bom dia, gostaria de saber se vocês podem me ajudar.
    Plantei alface mas não deu certo. As raízes são muito finas e a planta não desenvolve.
    Estou utilizando substrato que vem com 5 sacolinhas (calcio, fosfato, nitrato, K2O, magnesio, cobre, manganeso, zinco e ferro)
    plantei junto na mesma solução rúcula e salsinha, que deram muito certo.

    • Olá tudo bem, você deve estar com problemas de iluminação, o sol é fundamental para o crescimento da alface, pelo menos 5 horas de sol para que a planta faça a fotossíntese. Qualquer dúvida entre em contato comigo por email.

  • Boa tarde,

    Gostaria de fazer o plantio de grama hidroponica em placas. A espuma fenolica é a melhor opção ou teria outro substrato melhor?

    Obrigado, Alexandre

  • Olá, em um sistema hidropônico DWC eu posso semear as sementes direto nos copinhos já no local definitivo no balde?

  • Ola, utilizei a espuma floral, pois não encontrei na minha região a espuma fenólica. o desenvolvimento das mudas será o mesmo? Há algo que possa fazer após o desenvolvimento?

    • Olá Arthur.

      Não.
      A espuma fenólica é um substrato próprio para germinação de mudas. Ela se dissolve conforme a germinação e pode ser plantada junto à planta, justamente por se tratar de um substrato.

      Já a espuma floral é desenvolvida para arranjos de flores. Seria mais para sustentar plantas. Um artigo decorativo para manter a planta viva por mais tempo.

  • Tenho uma horta hidroponica para 90 mudas. Uso espuma fenólica para germinação. É prática e garante ótimos resultados. Meu sistema é feito com 4 canos de pvc comum de 75mm. Fiz furos de 3cm, distanciados de 20m. As mudinhas são colocadas em copinhos de café de 80ml cortadas na lateral e no fundo. Uso festilizante que compro em kit, que é adicionado à água. A circulação é feita por uma bombinha de máquina de lavar roupa. A colheita se dá a partir de 30 dias

    • Tenho esta horta com 4 vamos de 3m e com a mesma bomba e uso copos de 200ml que não seja transparente, porém deixo a bomba ligada 15min e desligada 30min e a noite 15min desliga 60min e nao tive problema.

  • ola boa tarde, a agua usada na hidroponia tem que conter algum produto ??? e o tempo da subirrigação ligada na hidroponia e de qual tempo ???

    • Tem que conter os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas a bomba fica ligada das 06:00 as 18 :00 com intervalos de 15 em 15 minutos e durante a noite liga apenas 15 minutos a cada 2 horas.

  • Olá boa noite.
    Como fazer a semeadura é preciso colocar nutrientes na água que vai irrigar para germinar? ou só a água normal sem cloro?

  • Olá gostaria de saber se eu germinar sementes de outras espécies, com um determinado tempo vou transplantar para vaso usando substrato comum, a espuma fenólica se decompõem? Ou como faço para retirar a espuma sem danificar as raízes da muda?

    • Olá José.

      Não há necessidade de retirar a espuma das raízes. Até porque, a espuma fenólica É um substrato.

      Ela contém tudo que é necessário para o desenvolvimento da planta.

      Ela se decompõe sim.

  • Ola boa tarde eu plantei semente de alface peletizada na espuma fenólica nasceu com 48 hrs ai tudo bem peguei pois elas na estufa elas não enraizarão e canelarão e ficou fininha mais não morreram ai peguei puis elas na bancada elas já tem uns 45 dias porque sera me de uma dica por favor desde já obrigado abraços

  • Bom dia

    Estou a usar espuma fenólica para plantar alface e agrião.
    Tenho um problema muito grave, O BOLOR está a atacar grande parte das plantas que estão a germinar. O que será?

  • por favor ,quantas vezz pode usar essa espuma fenólica ? porque eu vi num vídeo o rapaz tira o alface e planta sem espuma naquele pvc da hidroponia .eu quero saber ,obrigado

  • Oi tudo bem? Gostaria de saber quando devo plantar no vaso definitivo a semente germinada na espuma fenólica, seria assim que germinar ou devo esperar até brotar algumas folhas? Desde já agradeço!

    • Olá, Rita. Essa informação consta aí na matéria. Confira o seguinte trecho: “Entre sete e dez dias após a semeadura deve aparecer a primeira folha verdadeira: é a hora de transplantar as células de espuma fenólica para o local definitivo de cultivo hidropônico para que complete seu desenvolvimento.”
      Abraço!

  • Tenho um sistema de Hidroponia caseira. Compro mudas MS agora pretendo plantar minhas muda. Qual 2a medida do bloco de espuma?
    Vocês tem placas compra bloquinhos de 2x2x3 (3de altura). Qual o preço e como faço para comprar?

  • Saudação bem está pra começar aqui esse tipo de plantação e estou me cercando de tudo que é possível para não ter nenhum fracasso. No dia 16/05/ 2016 disseste que a bomba fica ligada Das 06h00min As 18h00min Com Intervalos De 15 Em 15 Minutos E Durante A Noite Liga Apenas 15 Minutos A Cada 2 Horas. Gostaria de saber se existe alguma automação para este liga desliga da bomba e se existe qual é o equipamento, desde já agradeço tua informação.

  • ola Edimilson, compre um temporizador Brasfort que lhe dá todo esse controle automático, basta programa-lo como se esta pedindo.

  • Plantei minha plantinha na espuma ela já até nasceu ja ta enraizada. Agora eu tenho que colocar na terra ou passar pra um pedaço maior de espuma ?

  • Olá equipe da loja plantei, tenho um sistema com 4 canos 75 de 2m cada, bomba de maq de lavar roupa que mim fornece uma vazão de um cano de 1/2. Minha dúvida é a seguinte; essa vazão interfere na qualidade das hortaliças? Posso deixar ou reduzo a vazão?

  • eu moro no rio e ta muito quente, as plantinhas murcham todas e eu tenho sombrite de 80 por cento, mesmo assim elas sentem muito, o que eu faco pra diminuir esse calor, essa espuma pode ser colocada numa caixa plastica fechada para germinacao . meu nome e maria helena. email/ mpintoschmitz@yahoo.com.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *