Lírios, narcisos, gladíolos, gloriosas… a lista de plantas bulbosas é tão grande quanto sua variedade de flores, sempre vistosas. Em comum, essas espécies têm uma estrutura subterrânea capaz de armazenar água e nutrientes, o bulbo.
Ele pode ser pequeno como um dente de alho, grande como uma cebola ou ainda composto de vários bulbos e bulbilhos. Em todos os casos, representa uma inteligente sacada evolutiva que garante a sobrevivência mesmo no rigoroso inverno do Hemisfério Norte, de onde essas plantas vêm.
Confira dicas certeiras para plantar bulbos de flores e garantir um lindo jardim!
Como evitar problemas
Bulbos não se desenvolvem como as sementes, por isso, o plantio tem alguns macetes. No Brasil, eles costumam ser plantados no outono para florir na primavera.
Nosso clima costuma ser quente e úmido demais para algumas plantas bulbosas, então, algumas delas podem não florescer, como acontece com as tulipas, por exemplo. Você terá sucesso se escolher espécies mais adaptadas ao clima da sua cidade. Os agapantos e amarílis, por exemplo, crescem muito bem no Brasil.
Plantar bulbos em vaso e canteiros
Plantas bulbosas não precisam de solo profundo e se desenvolvem bem em vasos. Jacintos preferem vasos pequenos, já alpínias têm porte grande e devem ser plantadas diretamente no chão.
Pesquise pelas necessidades de cada espécie antes de fazer o plantio. Na descrição dos bulbos de flores vendidos na loja Plantei Garden Center você encontra essas informações.
No vídeo abaixo o Daniel, que é o biólogo da Plantei, explica como plantar bulbos. Além do passo a passo, ele traz informações importantes, como:
- As manchas pretas ou partes moles não significam que seu bulbo está podre, você poderá plantá-lo normalmente;
- Se os bulbos forem pequenos, coloque até 3 em um vaso de, aproximadamente, 15 centímetros de diâmetro;
- Retire as palhas que ficam ao redor do bulbo. Isso acelera o crescimento.
Veja na íntegra:
Faça a drenagem corretamente
Escolhido o vaso, faça uma camada de drenagem de mais ou menos 3 cm no fundo: você pode usar pedras de construção, cacos de telha ou argila expandida. Se o vaso for de plástico, use um material pesado para dar mais sustentação.
Prepare o substrato ideal
Acima da camada de drenagem, acrescente um pouco de areia comum. Então, prepare o substrato misturando duas partes de areia para uma de terra e outra de húmus – ponha uma pequena camada dessa mistura antes de posicionar o bulbo.
Outra boa receita para o plantio de bulbos é utilizar duas partes do substrato Carolina para uma de terra vegetal da Bioplanthion. Depois desse preparo, se preferir, faça uma rega utilizando a proporção de 5 ml de Ferti-peixe para um litro de água.
Esse fertilizante é orgânico, nutre e estimula todos os microrganismos benéficos presentes no solo e nas plantas, promovendo um ambiente produtivo para que se desenvolvam.
Acerte na profundidade
O tamanho do bulbo indica a profundidade que ele deve ser posicionado no vaso: use a medida da altura como referência abaixo do solo.
Um bulbilho de alho, por exemplo, ficará uns 3 cm enterrado, ao passo que uma amarílis será posicionada mais fundo, de 5 a 10 cm.
Controle a umidade
Após posicionar o bulbo, complete o vaso com substrato e regue uma vez por semana. Essas plantas não suportam umidade constante, portanto, deixe o vaso em local fresco e espere a terra secar entre uma rega e outra.
Cuide bem dos brotos
Nas primeiras semanas, o bulbo deve ser mantido na claridade, mas sem sol direto. Quando o broto surgir da terra, coloque o vaso semana após semana em local que receba sol apenas pela manhã. O crescimento a partir desse momento será rápido.
Ciclo de vida dos bulbos
O ciclo de vida das plantas bulbosas costuma ser anual: ao fim de oito a dez meses, elas murcham as flores, perdem as folhas e parecem mortas, mas não estão.
Quando isso acontecer, desenterre os bulbos novos, lave-os, seque-os bem e guarde-os embrulhados em papel toalha (nunca em plástico!) no gavetão de legumes da geladeira. No próximo outono, eles estarão prontos para serem plantados e darem flores por mais um ano.
Como plantar bulbos de dálias?
Os bulbos de dálias podem ser plantados em qualquer época do ano. A germinação ocorre em até 20 dias após o plantio, resultando em flores singelas ou dobradas de 5 a 25 centímetros de diâmetro, a depender da variedade.
As dálias apreciam luz abundante e não são muito exigentes quanto ao tipo de solo, se desenvolvendo bem em condições variadas.
Como plantar bulbos de amarílis?
O local de plantio ou posicionamento do vaso deve ser em um espaço que receba sol pleno por algumas horas durante o dia.
O vaso deve ser preenchido com o substrato até a borda, em seguida, o bulbo de amarílis deve ser posicionado deixando a “ponta” para fora da terra. O espaçamento indicado para plantar bulbos de amarílis é de 20 centímetros entre eles.
O período de florescimento é de, aproximadamente, 25 dias depois do plantio e as flores chegam a até 70cm de altura. Capriche na escolha do vaso ou cachepô, porque as amarílis merecem! As flores são grandes e vistosas. E, após 3 ou 4 anos, o bulbo pode ser retirado da terra.
gostaria de receber novidades sobre ervas, temperos e bulbos, é possível?
tenho lírios em meu jardim e não os tiro da terra, é necessário mesmo? este ano terei que tirar pq estão muito grandes e para fora da terra.
Bom dia Ana!
Não há necessidade. Esta é apenas uma dica para conservar os bulbos. No entanto, eles podem permanecer enterrados sem problema algum se preferir.
As folhas da minha camélia estão cheias de manchas parecem ferrugem que devo fazer.
O óleo de neem é uma ótima opção.
Conheça http://www.plantei.com.br/loja/produto.php?loja=350075&IdProd=434&iniSession=1&5720a5d6ae21e
Obrigada pela dica.
Boa Noite!
Que flores lindas!
Estou preocupada espero que possa me ajudar.
Tenho quatro agaphantos que estão esmirradinho, o que posso fazer para que fiquem fortalecidos? Moro no RJ estamos no inverno. Devo transplantá-los e adubá-los? Como? Não quero perdê-los.
Grata
ola, gostaria de saber qual o substrato para plantar lírios.
Grata.
Quero iniciar minha plantação/coleção de AMARILLYS, GLOXINIAS e GLODIOLOS, E quero saber como FAREI porque aqui onde moro é MATO GROSSO e aqui temos 6 meses de sol e 6 meses de chuvas.