Lendo agora
O que é uréia e como utilizá-la nas plantas?

O que é uréia e como utilizá-la nas plantas?

uréia - fertilizante

É sabido que a adubação é uma das partes mais importantes no cultivo de qualquer tipo de planta, afinal é ela quem fornecerá os nutrientes quem faltam para que as plantas possam crescer de forma saudável e com grande qualidade.

Entre a infinidade de fertilizantes disponíveis no mercado, existe a uréia. Confira, neste post, mais informações sobre esse tipo de fertilizante sólido.

O que é a uréia?

A uréia é um tipo de fertilizante sólido muito utilizado para fazer a adubação de um grande número de plantas. Apresenta-se na forma de grânulos brancos que contém em sua composição 46% de Nitrogênio.

É o fertilizante sólido de maior concentração de Nitrogênio. E por isso, é um tipo de composto que tem como principal função fornecer esse elemento para as plantas.

O Nitrogênio é uma peça importante pois quando as plantas possuem pequena quantidade desse elemento acabam perdendo parte do seu vigor. E isso fica perceptível através de sua aparência.

Quando o Nitrogênio está em falta inicia-se o amarelamento das folhas, diminuição do crescimento da parte aérea e das raízes, diminuição do tamanho dos frutos e uma significativa redução da produção.

ureia

É aí que entra a uréia, utilizada como repositor de Nitrogênio, para que a planta possa recuperar a vitalidade e continuar o processo de desenvolvimento de maneira saudável.

A uréia é considerada um fertilizante nitrogenado. Ou seja, que fornece um tipo de Nitrogênio assimilável pelas plantas. É um produto muito volátil, podendo causar uma espécie de queimadura nas folhas das plantas.

Quando existe um contato direto com as folhas, elas acabam ficando com aquele amarelamento bem conhecido por quem possui o hábito de cultivar.

 

Cuidados na aplicação

É muito importante saber como utilizar a uréia sem riscos à saúde. Sendo assim, existem algumas recomendações na hora de utilizar o produto.

• No momento em que estiver aplicando o produto não se deve fumar, comer ou beber;

• Nunca aspire a poeira que vem do produto;

• Evite sempre o contato do produto com os olhos ou pele;

• Use um equipamento (luvas e máscaras) que seja apropriado para a proteção durante a aplicação;

• Nunca aplique o produto em locais sem ventilação.

Riscos à saúde

A uréia como todo e qualquer produto pode causar danos. São alguns deles:

Veja também
Parede verde com plantas vivas: folhagens, begônias roxas, etc.

• Irritação das vias aéreas superiores;

• Irritação da pele;

• Dermatite, em casos de exposição repetitiva;

• Irritação ocular séria, em caso de contato com a região dos olhos.

Por tais motivos é importante frisar sempre a aplicação de forma consciente e segura.

Efeitos no meio ambiente

Não é comum (e nem mesmo esperado) nenhum tipo de reação da uréia com o meio ambiente. Porém, como todo fertilizante, é necessário seguir todas as recomendações de uso.

Armazenamento do produto

Tão importante quanto a aplicação, é o armazenamento da uréia. Estamos falando sobre um produto corrosivo e que por tal motivo necessita de um local seco.

Para que não aconteça nenhum tipo de problema é preciso armazená-la em locais frescos e de baixa temperatura. Preferencialmente bem ventilados. E principalmente, em locais secos e distantes de fontes de calor ou de ignição.     Você encontra uréia em nosso site. Para adquirir clique aqui!

escola plantei - horta em vasos

Comentários (8)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo