Lendo agora
3 erros comuns nos cuidados com orquídeas

3 erros comuns nos cuidados com orquídeas

cuidado com orquídeas

Se você chegou até aqui deve estar interessado em adquirir sua primeira orquídea ou, melhor ainda, já está com esta linda planta em mãos. Já avisamos: você corre o risco de se apaixonar e querer cada vez mais orquídeas!

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a planta se mantenha sempre saudável e com a floração nos períodos corretos.

Eis alguns dos cuidados básicos que devemos ter:

Evitar o excesso de água

As orquídeas podem ser divididas em três tipos diferentes no que se refere às necessidades de água. Há as que devem ser mantidas úmidas todo o tempo, aquelas que pode-se deixar secar entre as irrigações com exceção da fase de crescimento, e ainda as que pode-se deixar secar entre as irrigações independente do ciclo de crescimento em que se encontram.

O detalhe em comum é que nenhum desses três tipos precisa de água em excesso, pois isso pode matar as raízes. Mantê-las úmidas é suficiente, e a frequência com que isso deve ocorrer depende também do clima do local.

Em lugares mais quentes e secos pode-se dar agua uma vez por semana ou até duas, dependendo do tipo de orquídea. Já em locais mais frios, uma vez a cada dez dias é o suficiente.

Deve-se tomar o cuidado de deixar toda a água escorrer pelo substrato e não enxarcar a planta. Experimente utilizar um pulverizador de água.

Incidência direta do sol

As orquídeas gostam de bastante sol, mas nunca direcionado diretamente sobre a planta. Isso também não significa que elas não gostem de calor, na verdade elas preferem temperaturas amenas a quentes.

Um bom indicativo da boa intensidade de luz recebida pela orquídea é a cor da folha, sendo que um verde mais claro indica uma melhor qualidade ao invés de um verde mais escuro (pouca luz) ou uma cor avermelhada (luz em excesso).

Nunca plantar na terra

O substrato é uma mistura de matéria que tem como objetivo nutrir o solo onde a planta será depositada. Além de servir de base para a planta, deve reter os nutrientes, não possuir compostos tóxicos, permitir a boa entrada de ar nas raízes e manter o pH desejado.

Naturalmente, é difícil encontrar um substrato que atenda todas essas necessidades simultaneamente, sendo o ideal realizar uma combinação ou fazer um balanço entre as vantagens e as desvantagens.

Eis dois dos vários tipos de substratos que podem ser usados em orquídeas:

Comum: feito de casca de pinus, é facilmente encontrado e retém o adubo por até quinze dias. Também permite a entrada de ar, aumentando a porosidade do solo. Isso pode fazer com que a planta não fique estável, tornando necessário um tutor (que é um apoio para que o caule não balance no vaso, mantendo a planta fixa).

O substrato comum retém bem a umidade, mas tende a se decompor rápido, durando aproximadamente um ano.

Madeira: São produzidos de resquícios de madeira nobres picadas, como: peroba rosa, canela, cedros, guajuvira, etc. Apresenta as mesmas qualidades que os substratos comuns feitos de casca de pinus, mas com a durabilidade diferenciada, chegando a aproximadamente 3 anos.

Agora que você conhece um pouco mais pode cuidar melhor ainda de suas orquídeas. Existem ainda sociedades e grupos de cuidado com orquídeas que podem fornecer outras dicas valiosas e até exemplares de plantas, além de fóruns de discussão, onde os integrantes trocam experiências de jardinagem. Procure um em sua cidade ou na internet!

Veja também
lágrima-de-cristo

Fertilizantes

Muita gente tem dúvida sobre como usar fertilizantes em suas orquídeas, hoje temos soluções prontas para uso e específicas para cada etapa da planta. A Forth disponibiliza o Forth Orquídeas Manutenção e Forth Orquídeas Floração.

O uso é simples, basta borrifar na planta, sem exagerar e a uma distância de 20cm. Quando usar o manutenção? em todo período em que a planta não está no processo de floração. Quando usar o floração? a partir do momento que aparecer o primeiro sinal de floração, nunca aplicando nas flores, somente nas folhas e raízes.

E lembre-se que todo o esforço se pagará quando as flores exuberantes começarem a aparecer e a alegrar todo o ambiente.

Tudo sobre orquídeas

Gostou das dicas para o cultivo de orquídeas? Aqui no blog da Plantei você encontra dezenas de artigos sobre orquídeas.

Confira:

Agora você já pode trazer mais cor, beleza e vida ao seu quintal, cultivando essas famosas e tão amadas plantas. Clique aqui e veja nossos cachepôs para orquídeas disponíveis!

cachepôs para orquídeas

 


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo