A cebola (Allium cepa var. cepa) faz sucesso na cozinha e na horta!
Os bulbos são consumidos crus, cozidos ou preparados em uma grande variedade de maneiras. Já as folhas ocas, quando jovens, podem ser usadas como um substituto para as folhas das cebolinhas.
É uma planta bienal, mas que é normalmente cultivada como uma anual, gerando bulbos que variam de 2 a 15 centímetros de diâmetro e com a película externa ou casca (os catáfilos externos) de cores variadas, como branco, amarelo, vermelho ou roxo.
Quer aprender a plantar cebolas na sua horta? Continue a leitura e mãos à terra!
Curiosidades
Existe, atualmente, um grande número de cultivares de cebola, com plantas que geralmente atingem de 15 a 50 cm de altura durante o cultivo. Porém, algumas podem chegar a 1,2 m de altura quando estão florescendo, o que ocorre apenas no segundo ano de vida destas plantas.
As cebolas contêm substâncias que podem ter um potencial benéfico para a saúde humana e são utilizadas para fins medicinais. Mas, atenção: as cebolas são tóxicas para vários outros mamíferos, como por exemplo cães e gatos.
Como plantar cebola?
O plantio pode ser feito com sementes ou com pequenos bulbos produzidos especialmente para esta finalidade. A germinação ocorre em, aproximadamente, uma ou duas semanas.
A semeadura geralmente é feita em sementeiras e o transplante das mudas para o local definitivo ocorre entre 40 e 60 dias. Então, os pequenos bulbos são plantados diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 2 ou 3 cm.
O espaçamento recomendado varia com a cultivar e as condições de cultivo, indo geralmente de 25 a 45 cm entre as linhas de plantio e de 10 a 15 cm entre plantas.
Assista o vídeo do canal da Loja Plantei e confira várias dicas sobre a germinação das sementes:
Solo
O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, mas a cebola não é exigente quanto à disponibilidade de nitrogênio. O pH do solo deve ser corrigido, se necessário, para 5,5 e 6,8.
Clima ideal
Embora a temperatura ideal para o cultivo esteja no intervalo de 13°C a 28°C, esta é uma planta bastante tolerante. Há muitos cultivares disponíveis para o plantio e ela pode ser cultivada em uma ampla gama de regiões e climas.
Luminosidade
A cebola necessita de algumas horas de sol direto por dia. Um fator fundamental no cultivo é escolher cultivares adaptadas ao fotoperíodo de sua região, ou seja, ao comprimento do dia ou o tempo de horas de luz por dia.
As cultivares de cebola de dias curtos são plantas que só formam um bulbo quando o dia de luz dura de 10 a 12 horas. Essas variedades cultivadas ou cultivares são apropriadas para locais de baixa latitude, ou seja, locais mais próximos ao equador terrestre, onde a variação do comprimento do dia e da noite não é muito acentuada durante o ano.
Já as cultivares de dias longos são plantas que formam o bulbo quando a duração do dia de luz atinge de 13 a 16 horas, sendo apropriadas para o cultivo em locais de alta latitude, de clima temperado.
É possível ter um cultivo de dias longos em uma região e estação onde os dias são curtos, mas a planta não formará bulbo. O mesmo ocorre se for uma de dias curtos em locais onde a estação de crescimento apresenta dias longos.
Como fazer as regas
Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido durante a fase de crescimento da planta.
Diminua a frequência das irrigações quando os bulbos estiverem crescendo e, perto da época da colheita, pare completamente a irrigação.
Quando colher a cebola?
O tempo necessário para fazer a colheita da cebola varia muito, podendo ocorrer de 85 a quase 300 dias após a semeadura. Além disso, depende da cultivar utilizada, da região onde o plantio é realizado e da estação do ano.
Para consumo imediato, arranque os bulbos quando necessário em qualquer estágio de desenvolvimento.
Para armazenar os bulbos por até alguns meses – geralmente de 3 a 6 meses, dependendo da cultivar e das condições de cura e armazenagem-, espere até que as folhas mais velhas fiquem secas e os bulbos adquiram a cor externa característica do cultivar utilizado.
Como colher a cebola da horta?
Arranque a planta inteira, sem que as folhas se soltem do bulbo. A cura é o processo em que a cebola perde o excesso de água. Consiste em deixar as cebolas secando ao sol por 3 a 10 dias, sendo menos dias em regiões quentes e de alta insolação e 10 dias em regiões de alta latitude e menor insolação.
Após este período, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, as cebolas podem ser armazenadas em locais frescos e secos, em tranças feitas com as próprias folhas, amarradas em varais de madeira ou bambu, ou em caixotes, cortando as folhas e deixando apenas os bulbos.
É importante para a conservação das cebolas manter os bulbos secos e com boa ventilação.
Pronto para plantar cebola na sua horta? Então, mãos à terra! E se você ama plantar hortaliças, confira o nosso material especial sobre plantio em vasos clicando aqui.
Fiquei interessado no jambú, porém vou lembra de outras species para aproveitar o mesmo frete.beu gostaria de fazer consulta, é se vocês têm aquele tomate que é um arbusto? Ou se vcs sabem onde posso encontrá-lo!
Obrigado.