Lendo agora
#MãosNaTerra: Veja como cultivar em casa

#MãosNaTerra: Veja como cultivar em casa

Cultivar plantas e hortaliças em casa, além de fazer bem, ainda pode trazer uma outra visão de casa para você. As plantas trazem vida, frescor e muito mais bem-estar para você e sua família.

Por isso, que tal dar o primeiro passo em relação ao cultivo, trazendo pequenas mudas para dentro de sua casa? Uma tarefa fácil, rápida e barata, que hoje vamos mostrar como qualquer pequeno espaço pode ser transformado em um lindo espaço de plantio.

Onde plantar?

Logo de cara muitas pessoas devem pensar “mas minha casa não possui espaço suficiente” ou então “como farei para ter uma determinada planta morando em apartamento?”. Estas perguntas são simples de responder e esse empecilho é fácil de ser contornado.

Nem sempre é necessário ter um grande espaço no quintal para cultivo. Muitas plantas sobrevivem bem em pequenos espaços, não só sobrevivem, mas geram bons frutos.

O lugar escolhido, independente do espaço de sua casa, deve ser arejado e possuir uma boa iluminação para as plantas. Se o cultivo for em vasos, é importante observar o tamanho. O vaso deve ser equivalente ao tamanho da planta e possuir furos embaixo para que a água escorra.

O espaço é reduzido? A dica é procurar por plantas com características parecidas para que elas cresçam todas juntas e de forma saudável.

Como cuidar?

Água, terra fértil e boa iluminação são os passos essenciais para cultivar qualquer tipo de planta em casa.

A terra é o primeiro passo para que tudo dê certo. Você precisa de uma terra bem adubada e úmida para fazer o plantio.

Depois disso é hora da água. Você deve regar a planta de acordo com sua necessidade, lembrando sempre que as regas devem ser realizadas no início da manhã ou no final da tarde ( em horários mais quentes a evaporação é mais rápida fazendo com que a planta não tenha tempo para se alimentar). Estar ciente do excesso de água e da falta dela também é de suma importância para que sua planta cresça saudável e permaneça assim.

O terceiro passo é a iluminação. Como falamos no tópico anterior, é importante que uma boa iluminação chegue até a planta. Por isso, vale a pena verificar se o lugar escolhido possui uma boa luminosidade e boa ventilação.

O que cultivar em casa?

Primeiramente é importante analisar o espaço disponível. Se você possui um espaço amplo em casa, investir em árvores frutíferas e hortaliças como abobrinha e berinjela pode ser uma ótima opção.

Veja também
alocasia black

Caso seja apartamento ou uma casa com espaço menor, talvez seja interessante investir em temperos como salsinha e manjericão ou hortaliças que produzem pequenos frutos.

Algumas frutas podem ser cultivadas mesmo em casas sem grandes espaços. A jabuticabeira, o limoeiro e a laranjeira podem ser ótimas opções para serem plantadas em vasos. Mas, é importante lembrar de tomar os devidos cuidados com as árvores frutíferas em vasos para que ela cresça bem e produza bons frutos.

Cultivo: Prática sustentável e saudável

Adotar a prática do cultivo não é uma tarefa difícil. Com ela você poderá trazer muito mais vida para sua casa. Além disso, o ato de cultivar poderá se tornar algo prazeroso para o seu dia a dia e de toda a sua família.

Como pode ver, o pouco espaço não é um pretexto para não ter frutas, verduras e demais plantas. Com atitude de cultivar em casa, além de economizar, você ainda ajuda o meio ambiente e traz para sua família alimentos saudáveis e orgânicos.

Que tal agora colocar a mão na massa? Ou melhor, na terra! Tente incrementar essa atitude em sua vida e nos conte como foi sua experiência.

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo