Lendo agora
A árvore de 40 frutos

A árvore de 40 frutos

      Por meio da enxertia, o artista americano Sam Van Aken criou uma árvore que produz 40 frutos diferentes e ainda dá um show de cores na época da florada.

trees11

      Colher pêssegos, nectarinas, ameixas, cerejas, damascos e vários outros frutos de uma só árvore e saboreá-los ali mesmo, sob a copa da planta, pode parecer uma ideia absurda num primeiro momento, mas está se tornando realidade graças à inventividade do artista norte-americano Sam Van Aken, criador da Árvore de 40 frutos.

tree4

       Preocupado com a preservação das frutíferas nativas, que são cada vez menos cultivadas em relação às espécies híbridas, plantadas em sistema de monocultura, ele decidiu misturar arte e natureza e, por meio da enxertia – uma técnica que consiste na união dos tecidos de duas espécies distintas para formar uma só planta -, criar não apenas uma, mas várias árvores capazes de produzir 40 frutos diferentes.

dklvniosdnio

      O processo é relativamente simples: o artista escolhe uma frutífera como base e, conforme ela cresce, vai podando seus ramos e enxertando no lugar ramos de outras frutíferas da mesma família. Como o responsável pela definição do fruto que nascerá naquela planta é sempre o enxerto – o ramo que foi inserido -, o resultado final é uma árvore capaz de produzir flores e frutos variados.

30170836927650

            As árvores criadas por Aken estão espalhadas por diversas áreas dos Estados Unidos e todas elas foram colocadas em locais públicos para que qualquer um possa saborear seus frutos.  Além disso, como o artista procura sempre valorizar as espécies locais, as frutíferas enxertadas em cada exemplar variam.

      A junção dos ramos é feita gradativamente, sempre no mês de fevereiro, e a expectativa é de que cada exemplar demore cerca de 15 anos para atingir o auge de sua exuberância. O mais antigo deles, plantado em outubro de 2011 no Thompson Point, em Portland, EUA, já recebeu os ramos de 40 frutíferas e agora está em fase de crescimento.

30170811155648

           O biólogo Eduardo Gonçalves explica que o que torna possível a criação de uma árvore com tantos frutos diferentes é a proximidade genética das plantas escolhidas por Aken. “Todas elas pertencem à família das rosáceas, que tem uma grande diversidade de espécies, mas com características próximas”, explica.

        Durante a maior parte do ano, as árvores de 40 frutos parecem plantas comuns. Porém, quando chega a primavera, elas dão um espetáculo ao se encherem de flores de diferentes formatos e tamanhos, em tons de rosa, branco e carmim.

tree2

      Na sequência despontam os frutos, que, conforme a espécie, se formam na primavera ou no verão, e mantêm a árvore frutificando por duas estações.

      Além dos exemplares individuais, espalhados por diversas partes do país, Aken criou em 2014 um bosque de árvores de 40 frutos em Portland. Seus planos para 2016 são a criação de outro bosque, dessa vez na cidade de Syracuse, em Nova York, e de um pomar aberto ao público que funcionará como um “arquivo” de todas as espécies presentes na árvore de 40 frutos.

tree3

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ik3l4U_17bI]

Fonte – Revista Natureza – Edição 333 – Ano 29 – Editora Europa

Comentários (6)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo