Lendo agora
Conheça o hibisco e suas propriedades

Conheça o hibisco e suas propriedades

      O hibisco é uma planta típica da Ásia, muito usada como planta ornamental devido suas flores de coloração vermelha.

      É através desta cor forte e atrativa que ele vem chamando a atenção pelos benefícios que pode oferecer à saúde.

      É antocianina, um potente antioxidante que dá a coloração vermelha ao hibisco. A quantidade deste antioxidante encontrada nas flores de hibisco é equivalente a encontrada em uvas e vinhos tintos.

      Além da antocianina encontramos ácido málico (antioxidante), vitamina C e mucilagens.

      O chá de hibisco, muito conhecido e utilizado, auxilia na perda de peso graças à capacidade de acelerar o metabolismo. Ele possui efeito termogênico, que potencializa a queima de gordura e eleve o gasto metabólico basal.

      Como possui propriedades diuréticas, combate o inchaço e o acúmulo de toxinas do organismo, melhorando até mesmo o aspecto da pele.

     cha-de-hibisco

      Mas os benefícios não param por aí.

      Ele ajuda a diminuir a pressão arterial, o colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico e combate a diabetes.

      Quem tem déficit de vitaminas ou intestino preso pode investir no chá que ele ajuda nestes fatores biológicos também.

      O chá é rico em vitaminas e tem uma alta concentração de cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. Além de fortalecer a saúde óssea, esses sais minerais favorecem a saúde como um todo. Ele também possui propriedades laxativas, que graças a sua alta concentração de fibras, podem combater a constipação e o intestino preguiçoso.

      No entanto, como sabemos, tudo em excesso faz mal. Por isso é importante não exagerar na dose.

      É recomendado que não se ultrapasse 4 xícaras do chá de hibisco por dia, pois o excesso pode sobrecarregar os rins e produzir efeitos significativos sob o sistema nervoso central, como sonolência e dificuldade de concentração.

      Os hormônios também podem ser afetados pela ingestão excessiva do chá, que acaba contraindicado a mulheres grávidas ou que desejam engravidar. Nestes casos, o chá pode ser consumido mas não mais que uma vez ao mês.

      Alguns estudos mostram que o hibisco tem componentes que interferem nos níveis de estrogênio e os alteram, fazendo com que esta planta seja usada, inclusive, como anticoncepcional. Para as mulheres que sofrem com a TPM e outras condições do sistema endócrino, o chá de hibisco pode causar piora e até dificuldade para engravidar, ao interferir no processo de ovulação. Por este motivo, também deve ser evitado por mulheres no período de gravidez

      É importantíssimo ressaltar que a flor utilizada para a produção do chá é diferente do conhecido hibisco de jardim.

      Para a realização do chá, compra-se as pétalas secas, cuja coloração é um vermelho escuro bem forte. Ao preparar o chá, essa tonalidade permanece no líquido.

hibiscus-vermelho

Aprenda a fazer o chá de hibisco

Medidas

2 colheres cheias (sopa) de hibisco seco

1 litro de água

Veja também
cores de antúrios

Preparo

      Após aquecer a água até o ponto de fervura, acrescente o hibisco. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar de 5 a 10 minutos, coando em seguida.

      É indicado evitar a adição de açúcar, mas caso não consiga é melhor usar mel.

      Uma dica legal é que você pode incrementá-lo adicionando suco de laranja ou limão, algumas fatias de gengibre ou até mesmo canela.

      É necessário fazer somente a quantidade que será consumida no dia, evitando assim que o chá perca suas propriedades terapêuticas.

      Pode-se fazer chá gelado com a bebida, sendo necessário deixá-lo apenas uma hora na geladeira.

      Por sua coloração concentrada, a bebida pode manchar tecidos, jarras e copos plásticos. Sendo assim, evite fazê-lo nesses recipientes e tenha cuidado ao manuseá-lo.

cha_de_hibisco2

      Preparado para fazer o benéfico chá de hibisco? O que achou?

      Deixe seu comentário! 😉

Comentários (5)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo