Lendo agora
Receitas com jabuticaba: 5 opções deliciosas

Receitas com jabuticaba: 5 opções deliciosas

receitas com jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta que oferece inúmeras possibilidades na hora de preparar pratos. Seja em opções doces ou até em receitas salgadas, utilizando a polpa ou também a casca, é certo que há opções saborosas e para todos os gostos.

Neste post, vamos indicar receitas com jabuticaba e também explicar como cultivá-la em casa, mesmo em um pequeno espaço. Boa leitura e aproveite!

1 – Smoothie

Fáceis e rápidos de preparar, os smoothies são uma ótima pedida para o lanche da tarde! Além da praticidade, é uma opção muito nutritiva, já que combina duas ou mais frutas em seu preparo.

Em algumas combinações, o mix de frutas nem precisa ser adoçado. Caso as opções escolhidas tenham um sabor mais acentuado, a dica é adicionar uma colher de mel na receita.

smoothie de jabuticaba, banana e frutas vermelhas
O smoothie de jabuticaba pode ser combinado com banana, amora, morango ou uva. Imagem: Denis Tuksar / Unsplash.

A jabuticaba vai bem com várias frutas no smoothie. Veja algumas opções:

  • Jabuticaba com amora
  • Jabuticaba com banana
  • Jabuticaba com morango

No caso das combinações com amora, banana e morango, é preferível que elas estejam congeladas. Assim, a receita ganha a textura do smoothie, que é mais consistente do que as vitaminas, por exemplo.

As jabuticabas devem estar frescas e podem ser adicionadas com casca. Além das frutas, água ou água de coco também podem ser acrescentadas, mas são opcionais.

Tome cuidado com a quantidade, que não deve ultrapassar meia xícara. Dessa forma, a bebida continua espessa e não fica tão líquida.

Para as combinações com amora ou morango, a medida indicada é sempre de meia xícara de cada uma das frutas (ou uma banana, se o mix for feito com ela) para meia xícara de água. Se uma das frutas não está congelada, utilize de 2 a 4 pedras de gelo, até alcançar o ponto cremoso do smoothie.

Todos os ingredientes devem ser batidos no liquidificador ou mixer. Depois, é só aproveitar!

jabuticaba em vaso

2 – Geleia de jabuticaba

Além de saborosa, a geleia de jabuticaba é muito fácil de fazer! Outra vantagem é que ela é extremamente durável, ou seja, pode ficar meses na geladeira, desde que tenha sido armazenada da forma correta.

Fazer geleias também ajuda a evitar o desperdício, para não perder as jabuticabas, caso a produção tenha sido farta e não consiga consumi-las in natura. E vamos à receita!

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 xícaras de açúcar comum ou de açúcar demerara
  • 1 kg de jabuticaba

Modo de preparo

Primeiro, higienize bem as jabuticabas colhidas.

Em seguida, você pode amassá-las com um pilão ou colher (esse passo é opcional, já que, quando estão sob altas temperaturas, acabam abrindo) ou colocá-las diretamente na panela, cobertas pela água. Deixe no fogo por, aproximadamente, 20 minutos.

Depois, retire as jabuticabas da panela e, com a ajuda de uma peneira, coe o líquido, separando as cascas e restos de polpa. Eles podem ser descartados ou utilizados para fazer um delicioso suco.

Então, volte o líquido já coado para a panela e acrescente o açúcar. Esse ingrediente é fundamental para geleia, porém, se acrescentado em excesso, pode prejudicar o sabor da fruta. Mantenha em fogo baixo por, aproximadamente, 40 minutos, até atingir o ponto de geleia.

Ainda quente, coloque a geleia em potes de vidro e deixe esfriar. Se forem vedadas da forma correta, podem ser armazenadas fora da geladeira por até 3 meses. Mas, depois de abertas, devem ser sempre refrigeradas.

Dica 1

Para saber se a geleia está no ponto, durante o processo, coloque uma pequena quantidade (uma colher chá) em um prato e incline. Se escorrer muito rápido, é preciso mais tempo de fogo. Se for lentamente, está no ponto!

Dica 2

Os potes para armazenar a geleia de jabuticaba devem ser higienizados e podem ser esterilizados no forno ou no fogão, em banho-maria. No site Panelinha, da Rita Lobo, há os processos detalhados.

3 – Como consumir a geleia de jabuticaba?

A geleia de jabuticaba pode ser consumida em pães e torradas. Também vai bem como recheio de tapioca, como acompanhamento para bolos simples ou de frutas (maçã e laranja, por exemplo) e até em molhos para carnes vermelhas.

receitas com jabuticaba
A geleia de jabuticaba pode ser consumida com pães, torradas ou no recheio da tapioca. Imagem: Mario Mesaglio.

4 – Caipirinha de jabuticaba

Uma dos drinks mais populares do Brasil também tem sua versão com jabuticaba.

Os ingredientes são simples: cachaça, açúcar e, claro, a jabuticaba! O sabor dessa fruta, que já é tão especial, vai ficar ainda mais realçado.

👉 Dica especial: faça a caipirinha usando cachaças envelhecidas!

caipirinha de jabuticaba
Caipirinha de jabuticaba. Foto enviada pela cliente da nossa loja.

5 – Receitas salgadas com jabuticaba

  • Molho para carne: quer dar um sabor diferente para um prato comum? Aposte em um molho com louro e geleia de jabuticaba para carnes vermelhas.
  • Bife de porco ao molho de jabuticaba picante: nesta receita, a fruta é reduzida junto ao vinagre balsâmico (um tipo de vinagre feito a partir de vinho branco ou tinto), alho e pimenta dedo-de-moça, ganhando um sabor picante!
  • Carapau queimado com geleia de jabuticaba: pratos com peixes costumam ser versáteis e transmitem bastante requinte. Nesta versão, o carapau é servido com a geleia sobre ele e acompanhado de batata doce, proporcionando uma explosão de sabores!

Veja outras receitas com jabuticaba clicando aqui.

Sobre a jabuticabeira

Gostou das nossas dicas de receitas com jabuticaba? A jabuticabeira é uma árvore nativa da nossa Mata Atlântica. É muito comum encontrá-la em sítios e nos quintais das casas.

Outra possibilidade é cultivá-la em vasos, como explicamos neste post, o que é ideal para casas com pequenos jardins ou apartamentos.

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo