Lendo agora
13 ervas, frutas e legumes em cores bizarras

13 ervas, frutas e legumes em cores bizarras

View Gallery

Tudo bem que fazer a feira já não é mais a mesma coisa desde a invenção do tomate-cereja e da uva-thompson, aquela verde compridinha sem caroço. Só que essas maravilhas que mais parecem saídas da imaginação de uma criança ficam no chinelo perto das novidades que há no mercado ultimamente. Duvida? Aqui vão algumas ervas, frutas, legumes e raízes em cores inacreditáveis.

Beterraba branca: Ela pode parecer muito exótica aqui no Brasil, mas na Europa é tão comum quanto a versão tradicional. É dela que se extrai o açúcar mais consumido na França, Bélgica e Alemanha, por exemplo.

02-Beterraba-Branca

 

Melão branco: Branco e estriado de verde, esse melão conhecido por toscano é uma variedade do cantalupe. No toscano, há gomos bem visíveis e a casca é quase tão pálida quanto a polpa, de um laranja meio apagado, mas muito doce.

 03-Melao-Branco

Sálvia variegada: Embora poucos conheçam a sálvia, essa erva aromática é muito utilizada na culinária mediterrânea. Por aqui, encontramos a sálvia comum, de folhas verde acinzentadas, mas há variedades de borda branca e também roxas.

 04-Salvia-Branca

Cenoura roxa, branca ou amarela: Nos Estados Unidos, cenouras coloridas são uma carta na manga para ajudar as mães a oferecer salada para os filhos. O sabor é o mesmo, mas a cor pode ser branca, amarela, laranja, vermelha e até roxa.

 05-Cenoura-Branca

Morango branco ou preto: Morango para você é aquela frutinha doce e vermelha? Aproveite para se atualizar: ela pode ser também preta e branca! Tanto uma quanto outra têm cultivo difícil, só para jardineiros com experiência.

 01-Morango-Branco 06-Morango-Branco2

Tomate-zebra: Depois dos pimentões, o tomate talvez seja a solanácea mais diversificada que há. Esta variedade é conhecida por zebra: é verde por dentro e por fora e tem um sabor ligeiramente defumado, muito interessante.

 07-Tomate-Zebra

Tomate roxo: Já estes que mais parecem frutos deformados são os cobiçados tomates-roxos, difíceis de serem encontrados no Brasil. A cor varia de um vinho arroxeado a quase preto. O sabor é doce e suculento.

 08-Tomate-Negro

Tomate-pera-amarelo: Famosos na culinária francesa, estes tomates-pera-amarelos roubam as atenções na mesa. Pequeninos, tenros e cheios de suco, são perfeitos para serem comidos crus em saladas.

 09-Tomate-Amarelo

Abacaxi lilás: Versão lilás do abacaxi, esta bela fruta infelizmente é só para o deleite dos olhos, não do estômago. O abacaxi-lilás deve ser cultivado como planta ornamental, uma vez que seu fruto não é próprio para consumo humano.

 10-Abacaxi-Lilas

Pimenta preta variegada: Outra que foi feita só para se ver é esta pimenta-preta ornamental. Além do fruto exótico, as folhas desta variedade são manchadas de branco e cinza, criando um efeito impactante quando cultivadas em grupo no jardim.

 11-Pimenta-Preta

Pitaia-vermelha: Ao contrário da pitaia-amarela, que é nativa do Brasil, a pitaia-vermelha é típica do Caribe e da Ásia, onde é conhecida por fruta-do-dragão. As duas espécies são frutos de cactáceas do gênero Hylocereus.

 12-Pitaia-Vermelha

Berinjela rajada: Berinjelas também vão muito além do roxinho básico do supermercado. Na foto, a variedade rajada, de porte menor, usada em preparos que levam a casca também. Há ainda uma variedade tóxica, totalmente branca, que parece um ovo comprido.

13-Berinjela-Rajada

 

Imagens: Carol Costa – minhasplantas.com.br

 

 

Comentários (10)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo