5 remédios naturais para aliviar picadas de insetos

2 Comentários

      O calor chegou. E chegou chegando, aliás. Nesta época do ano, muitas pessoas sofrem com a presença dos insetos. Umas mais que outras. Coceiras, irritações na pele, inchaço e dor tornam-se ‘normais’ numa época onde esses bichinhos aparecem em grande quantidade e frequência. Mostraremos então, cinco remédios naturais e eficientes para aliviar os incômodos das picadas. E se você gosta de acampar ou se aventurar em áreas abertas por aí, esses itens poderão ser adicionados ao seu manual de sobrevivência.

      A lista traz opções naturais que substituem cremes e pomadas específicas. No entanto, caso a reação alérgica seja mais intensa que o comum, ou haja suspeita de dengue ou malária, é indispensável a procura de um médico.

Manjericão

      Se você pensa que essa popular e super querida planta é importante apenas na culinária, saiba que está enganado. O óleo extraído do manjericão alivia a alergia causada no local das picadas de insetos. O preparo do remédio natural é extremamente simples, basta amassar as folhas até extrair o líquido de cor escura que elas reservam. Isso porque a substância aromática contém cânfora e timol, duas propriedades utilizadas para aliviar a coceira.

manjericao-beneficios-e-propriedades

Foto: Reprodução

Gelo

      Uma compressa de água gelada ou de pedras de gelo consegue aliviar não só a coceira causada pelos mosquitos, mas também a dor que resulta da picada de outros insetos, como abelhas e formigas. Isso porque as fibras nervosas da pele “congelam”, contribuindo para que a pessoa não sinta mais os incômodos trazidos pelos insetos. No entanto, na hora de fazer compressas, é preciso ficar atento e nunca optar pela água quente, pois, após a sua aplicação, as altas temperaturas fazem com que o organismo volte a produzir histamina, substância responsável pela resposta alérgica do corpo.

gelo

Foto: Reprodução

Casca de banana

      Utilizar a casca de banana como remédio natural contra as picadas de mosquitos é uma alternativa sustentável de aproveitamento em totalidade da fruta. Assim, o resíduo pode substituir com bastante eficiência as pomadas e cremes específicos, basta esfregar a parte interna da casca na área atingida pelos insetos – em alguns minutos, a picada vai desinchar, diminuindo, também, o incômodo. Além disso, a casca de banana é eficiente para estancar sangramentos e ajudar na cicatrização de feridas.

casca-de-banana-1

Foto: Reprodução

Leite e água

      Leite misturado com água é uma maneira simples de reduzir não apenas a dor e a coceira, mas também o inchaço e a inflamação que ocorre no local atingido pelo inseto (caso a pessoa não tenha alergia às proteínas do leite, claro). O remédio é preparado, de preferência, com os dois ingredientes bem gelados, em quantidades iguais. Deve ser aplicada na pele com um pedaço de tecido, reduzindo os incômodos trazidos pelos insetos em pouco tempo. A mistura também pode ser aplicada nas queimaduras causadas pelo sol.

beneficios-e-maleficios-do-leite

Foto: Reprodução

Mel

      O mel é composto por substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias. Sendo assim, ele trata o incômodo causado pelas picadas e traz vários benefícios para o corpo. Basta passar um pouco do produto natural na picada para diminuir a irritação. Além disso, a consistência do mel dificulta que as pessoas cocem o local, contribuindo para desinchar a derme mais rápido.

mel_1-1063475

Foto: Reprodução

Fonte de apoio – Ciclo Vivo

2 respostas para "5 remédios naturais para aliviar picadas de insetos"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *