Now Reading
Aluguel de horta pode realizar sonho de agricultores urbanos

      Você sonha em ter uma chácara para plantar seus legumes e hortaliças para consumo de sua família, mas mora em uma grande cidade, cujos preços de terrenos não permitem esse “luxo”? Saiba que isso não é mais problema na Espanha.

      Em todo o país, um modelo de negócio faz sucesso ao incentivar agricultores urbanos a cultivar seu próprio alimento. São aluguéis de pequenas parcelas de terreno para hortas nas periferias dos centros urbanos.

      Cada usuário aluga um espaço, que pode ser de 20 a 100m² por um período médio de seis meses, onde pode plantar o que quiser e conta com apoio técnico do locador, que também aluga ferramentas e kits de irrigação, caso seja de interesse do locatário.

      Não é permitido uso de nenhum tipo de pesticida e em alguns locais, toda a adubação deve ser orgânica. Todo o trabalho é executado pelo locatário, desde o preparo da terra, a escolha e plantio de sementes e mudas, a rega, a limpeza e a colheita.

      Produzir seu próprio alimento sem agrotóxicos é só uma parte do benefício, que muitas pessoas consideram uma verdadeira terapia. Além disso, muitas famílias aproveitam para estreitar vínculos com filhos, ensinando-os através do contato com a terra, o respeito à natureza.

      Pode-se plantar legumes, verduras, frutas, plantas ornamentais e flores. O proprietário conta com uma equipe que orienta sobre técnicas de plantio, quais produtos plantar em cada época do ano e também como fazer a manutenção do local.

      Uma parcela de 25m² na horta “huertosdeocio” custa em torno de 150 euros por semestre, cerca de 576 reais. Este valor inclui além da locação, o uso de ferramentas e água.

      Alguns locais são muito organizados, oferecendo cursos de agricultura familiar e contam também com sementes e mudas para serem adquiridas. Há também, opções de vender o excedente de cada parcela, o que pode ajudar nos custos de manutenção da horta.

9706561127_e5db690409_k-768x475
Comunidad de Madrid Flickr – Creative Commons

Locação grátis em troca de parte da produção

See Also

      Mas há ainda outras modalidades de uso de hortas. O site “huertoscompartidos” faz a intermediação e o contato entre proprietários e os agricultores urbanos que dividem a produção. Neste caso, os produtores precisam já possuir algum conhecimento de cultivo. Os proprietários cedem o terreno e a irrigação. Os demais custos são a cargo dos produtores. O contrato é de um ano e o site cobra 79 euros, cerca de 300 reais pela negociação.

        O site “huertoscompartidos” tem um banco de dados que atende toda a Espanha e conecta interessados que estejam próximos. O site também cadastra proprietários que queiram emprestar seus terrenos gratuitamente a ONGs para alimentação de pessoas necessitadas. Por este serviço o site não cobra taxa.

      Iniciativas como essa, poderiam ser adotadas em várias partes do mundo, ajudando a disseminar a agricultura orgânica familiar, que através da produção nos dá aulas de educação ambiental e de convivência social.

Fonte – Jardim Sustentável

Comments

comments

View Comments (17)
  • Gente! Tenho um sítio e pensei nisso!
    Não é que encontrei aqui essa ideia já posta em prática?
    Acho isso fantástico!

    • Oi Regina tudo bem!
      Onde fica seu sítio?
      Sou de Sp e estou com um projeto de plantar morangos orgânicos!
      Vamos conversar?
      Bjos

  • Tenho terreno nos fundos da minha casa,cerca de 100 metros quadrados ,procuro quem queira fazer uma horta .

  • Oi Iolanda, eu tenho um terreno de 10 mil metros quadrados próximo a Sobradinho-DF. o Terreno esta totalmente vazio. Ofereço o terreno para plantação em parceria.

  • Oi, quero muito ter um terreno para plantar. Não precisa ser grande, vou plantar hortaliças. Moro no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Quero alugar nem que seja apenas um( 01 ) canteiro. Como dizem na OLX : desapegue de seu pedacinho de chão e deixe eu mostrar a minha neta as cenouras e alfaces nascendo, quem sabe assim ela não se anime a degusta-los! Aguardo uma feliz resposta. Até

  • Oi, Ângela Berger, seu terreno fica próximo de alguma cidade que tenha hotel para eu pernoitar? Caso afirmativo eu estou interessada em alugar seu terreno. Responda por favor

  • Amei essa idéia, já estava em meus planos à algum tempo, mas nosso diferencial é oferecer chalés para pernoitar e para passar o dia em contato com a natureza.

    • Que bacana, Jôsi!
      Obrigada por compartilhar conosco. Assine gratuitamente nossa newsletter para receber os conteúdos do blog diretamente no e-mail!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Scroll To Top