Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Manual ensina a fazer hortas verticais com sistema próprio de irrigação

      As hortas verticais são ideais para serem instaladas em pequenos espaços. Elas podem ser facilmente acopladas em sacadas, corredores e qualquer área que receba luminosidade natural. No manual criado por um grupo de estudantes de design durante o Encontro Internacional de Design para o Desenvolvimento Social, é possível ter os detalhes para a construção de dois modelos de hortas verticais com sistema próprio de irrigação.

      As duas ideias apresentadas na publicação foram planejadas para serem acessíveis a qualquer pessoa. Por isso, os materiais usados são, em sua maioria, reaproveitados ou de baixo custo. O sistema prova que o plantio de ervas, temperos, verduras e legumes não é caro e pode trazer benefícios à saúde e também ao bolso.

      O primeiro modelo ensinado é a “Horta Serpente”. Nela, as garrafas estão na horizontal, mas dispostas em forma vertical na parede, ligadas por uma pequena mangueira. A primeira garrafa da sequência não abrigará o plantio, mas, sim, água. Este é o reservatório que abastecerá toda a horta.

horta_vertical_serpente

      Já a “Horta Cisne” tem as garrafas cortadas ao meio, em posição vertical. Elas devem ser fixadas em uma tábua de madeira, dando origem ao que os criadores chamam de: tábua de vasos. Neste caso, também será usada uma garrafa especial para o reservatório de água.

horta_vertical_cisne

      A diferença é que no primeiro caso, a mangueira passa por dentro da garrafa, em contato direto com a terra. No segundo, é usado um sistema de gotejamento. Então, a mangueira com pequenos furos é fixada na tábua sobre os vasos, liberando pingos de água ao longo do dia.

      O manual também dá dicas sobre compostagem e outros cuidados básicos para manter uma horta sempre saudável e bonita.

      Clique aqui para acessar o material completo.

Fonte – Ciclo Vivo

Comments

comments

2 respostas para “Manual ensina a fazer hortas verticais com sistema próprio de irrigação”

  1. LÙCIA disse:

    AMEI ESSA IDEIA E PRETENDO POR EM PRÁTICA. QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO VOCÊS!

  2. Aidna Santos disse:

    Oi! Não entendi a horta na tábua o detalhe da borracha, a borracha fica uma parte sobre a terra, na foto não consigo ver direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio