Originários de ambientes quentes e áridos, os cactos são plantas quase independentes que resistem bem a condições estressantes. Por exigir pouca manutenção e adicionar muita personalidade aos ambientes, eles se tornaram febre na ornamentação dos espaços.
São mais de 80 gêneros e 1.400 espécies nativas das Américas, com características distintas que os tornam únicos e especiais nos arranjos. Para aprender como plantar cactos e mantê-los sempre saudáveis, confira nossas dicas e siga o passo a passo! 🌵💚
Plantio de cactos
Um dos problemas de quem viaja com frequência é deixar as plantas sem cuidado por longos períodos de tempo. Mesmo com as soluções de produtos autoirrigáveis, os cultivos que se desenvolvem sem muitos cuidados ainda são a escolha principal quando o assunto é praticidade, principalmente para quem está começando na jardinagem.
Cultivar cactos e suculentas pode ser bastante divertido e você ainda corre o risco de se apaixonar e ter centenas deles espalhados pela casa. Confira o passo a passo para a montagem do vaso:
- Escolha o vaso para o cultivo de acordo com seu gosto pessoal, de preferência que contenha furos no fundo para facilitar a drenagem. Em regiões úmidas, a dica é optar por vasos de cerâmica, que garantem a evaporação da água por meio de sua porosidade.
- Separe os seguintes itens: substrato, cascalho ou areia e adubo com nitrogênio e fósforo.
- Preencha o recipiente com substrato próprio para cactos, adicionando uma mistura de terra com areia para evitar um solo argiloso.
- Escolha a espécie de cacto que será plantada. As mais indicadas para se ter em casa são figueira da Índia, alfineteiro e rebutia.
- Retire o broto com cuidado e, usando luvas de proteção, coloque-o na terra e aperte o substrato, apenas o suficiente para que ele fique em pé.
- Adicione uma camada de cascalho ou areia sobre a terra ao redor do cacto.
- Coloque o vaso em um local quente, que receba sol de quatro a seis horas por dia, mas que não seja abafado.
Iluminação e irrigação
Os cactos adoram o sol e suportam bem as altas temperaturas, sendo ideais para espaços da casa com luz direta. A ausência de sol pode fazer a planta não florir, portanto, separe um cantinho iluminado para o novo vaso.
Dispense regas frequentes, pois os cactos armazenam muita água em seus caules e sofrem pouca transpiração, apresentando espinhos que ajudam na desidratação. Uma vez por mês é o suficiente!
Por apresentar uma substância cerosa na superfície do caule, que impede a absorção da água, é comum que o líquido escorra e seja absorvido diretamente pelas raízes. Entretanto, o excesso de irrigação pode levar ao seu apodrecimento, principalmente durante o inverno, período em que o cacto entra em repouso e está propício para desenvolver fungos e bactérias.
Cactos na decoração
A aparência grosseira dos cactos cria um lindo contraste em ambientes modernos, se opondo a móveis de vidro e itens de alumínio. Em ambientes rústicos, a planta reforça a característica campestre e harmoniza facilmente com tons terrosos e materiais como vime, palha e madeira.
São muitas as possibilidades de combinações! Os arranjos podem conter um cacto único, grande ou pequeno, ou uma junção de espécies, resultando em um visual incrível e singular, já que a maioria apresenta frutos e flores. Em ambientes externos, esses frutos podem atrair pequenos pássaros e outros polinizadores.
A dica para usar cactos na decoração é coletar referências visuais e adicionar sua personalidade nas composições. O Pinterest é uma ótima plataforma para encontrar ideias e inspirações para diversos cômodos da casa. Que tal conferir?
Adubo e replantio
Fertilize os cultivos com adubo diluído em água, preferencialmente durante a primavera e o verão. O Forth Cactos é um dos fertilizantes para cactos mais indicados para a etapa de adubação, garantindo plantas sadias, com floração abundante e colorida.
O replantio também pode ser feito caso o desenvolvimento da planta esteja lento. Isso é sinal que as raízes não têm espaço para se desenvolver ou que o substrato está esgotado e deve ser reposto.
Os cuidados com cactos também incluem o controle de pragas, como cochonilhas e pulgões. Caso isso aconteça, é preciso retirar a planta do vaso e limpá-la com uma escova macia e sabão neutro, até eliminar todos os vestígios. Deixe secar por cinco dias e replante-a em outro vaso, com um novo substrato.
Agora que você já sabe como plantar e cultivar cactos, é hora de colocar as mãos na terra. Acesse o site da Plantei, maior garden center online do Brasil, e confira tudo o que você precisa para o plantio dessa planta tão amada. É só clicar no banner abaixo!