Lendo agora
Os benefícios de cultivar o próprio alimento

Os benefícios de cultivar o próprio alimento

      Seja cultivando tomates, feijão vagem, pepinos, chuchu, frutos, repolho, couve-flor, alface, chicória, rúcula ou outras hortaliças em geral, uma coisa é fato: o cultivo orgânico e caseiro não para de crescer.

      É cada vez mais comum encontramos pessoas dispostas a produzirem seus próprios alimentos.

      Mas por que isso tem acontecido?

      Os benefícios são inúmeros mas não há como negar que o principal deles é o fato de alimentos orgânicos despertarem o interesse das pessoas. E não é pra menos.

      O produto orgânico é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. São cultivados através de processos naturais, que não agridem a natureza e não fazem mal a saúde.

      O alimento orgânico é completamente diferente do produto da agricultura convencional, que utiliza excessivas doses de inseticidas, fungicidas, herbicidas e adubos químicos.

      Esses produtos podem resultar em muitas doenças que afetam o homem, além de diminuírem drasticamente o valor nutricional do alimento. Também contaminam o ambiente, poluindo a água, o ar, a terra, a flora e a fauna. Totalmente o oposto do modo orgânico de cultivar as espécies. A agricultura orgânica é um modo respeitoso e saudável de produzir alimentos e preservar o meio ambiente.

      O sabor dos alimentos cultivados de maneira orgânica são melhores e os alimentos são mais saudáveis e livres de organismos geneticamente modificados.

      Como se estes pontos já não fossem bons o suficiente para nos fazer acreditar que o cultivo orgânico é sem dúvida especial e importante, há ainda outros benefícios.

      Quem não gosta de alimentos frescos? Nada mais agradável que poder colher em casa os temperos e hortaliças que trarão perfume, beleza, cor e sabor aos nossos pratos culinários.

      No entanto, se você pensa que é necessário um grande quintal ou muito espaço para realizar o cultivo, saiba que não. Você pode cultivar hortaliças em vasos ou floreiras. Se antes a famosa frase “Não dá, pouco espaço!” era muito usada como forma de desculpa para não ter um jardim ou horta em sua casa ou apartamento, as coisas mudaram. Hoje, as hortas verticais podem ter formatos variados e abrigar diferentes espécies. Até mesmo nas varandas de apartamentos. Cozinha, varanda, sala de estar, quintal ou até mesmo área de serviço. Qualquer lugar é lugar para uma horta vertical. O mais importante é ter uma boa dose de luz diária e escolher as plantas adequadas para o ambiente.

dicas-horta-caseira-canteiros-tempero-favorito-luz-agua-e-nutrientes-5-1024x708

      Cultivar é também uma terapia e traz benefícios notáveis a saúde. Há estudos que avaliam a mudança de comportamento e a melhoria na qualidade de vida de pessoas que cultivam algo e tem algum tipo de contato direto com a natureza. Cultivar é uma atividade relaxante que pode melhorar seu humor e também sua saúde.

Veja também
Tumbérgia-azul - planta arbustiva.

      A economia é definitivamente um dos fatores que também influenciam no incentivo do cultivo em casa. Imagine quanto não irá economizar com sacolão/feira produzindo seu próprio alimento? Uma saída viável e totalmente eficiente para lhe ajudar a guardar um dinheirinho que poderá ser investido em outros projetos. Há uma famosa frase que diz: “Quem planta sua comida, imprimi seu próprio dinheiro” e ela é totalmente coerente e realista.

      É possível plantar os cultivares que deseja em vasos, vasilhames, jardineiras, canos de PVC e até garrafas PET. Sendo assim, não há desculpa para não praticar o cultivo.

      Atualmente existem inúmeros acessórios que auxiliam até mesmo os leigos no assunto. Vasos autoirrigáveis, adubos orgânicos prontos, mangueiras de irrigação… São vários os itens que ajudam na prática do cultivo.

      Então com tantos benefícios por que não ser uma destas pessoas que levam uma vida mais saudável e econômica?

      Junte-se a nós e descubra os inúmeros prazeres que perfumadas folhas de manjericão, uma saborosa cebolinha verde e um lindo maço de hortelã podem te oferecer.

      Você não irá se arrepender!

Comentários (4)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo