Prefeitura de SP disponibiliza download gratuito de Manual de poda de árvores

7 Comentários

      Você sabe realizar a poda adequada de uma árvore?

      Em uma cidade, em que a urbanização crescente está sempre em queda de braço com a arborização, o plantio e a poda de árvores no perímetro urbano merecem atenção especial. Nesse sentido, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente do estado de São Paulo lançou este Manual Técnico de Poda, cujo objetivo é adequar e padronizar os procedimentos de poda em logradouros públicos.

      O ponto mais relevante abordado nesta edição é a importância de podar a árvore enquanto esta ainda pode ser considerada jovem, pois o corte é uma injúria a um organismo vivo, e quanto menor for essa ação mais rapidamente a árvore irá responder, formando um indivíduo saudável que contribuirá para a consolidação de uma floresta urbana adequada.

      No manual, você pode conferir diversas técnicas (com ilustrações) para realizar com segurança a poda de árvores, principalmente em perímetros urbanos. Desde o corte de troncos e copas de árvores, até mesmo a poda de raízes.

      Um material muito interessante que vale a pena ter em sua biblioteca virtual.

      Clique na imagem abaixo para realizar o download do arquivo.

capa

Fonte – Prefeitura de São Paulo

7 respostas para "Prefeitura de SP disponibiliza download gratuito de Manual de poda de árvores"

  • Boa tarde! Primeiro site que acessei. Fiz o download, agora. E, me parece que o conteúdo vai ser muito útil para aplicação no meu sítio. Mas, senti falta de uma tabela ou quadro com informações sobre período de poda e colheita (se necessário) das frutas. Pretendo colocar pequenas placas indicativas em cada árvore: “nome”, “idade”, “período de poda” e “colheita”. Vcs poderiam me indicar algum livro ou manual que contenha essa tabela ou quadro indicativo? Estou colocando o site em meus favoritos. Sds, Carlos

    • Olá, Carlos.
      Infelizmente não sabemos indicar.
      Encontramos esse manual disponibilizado pela prefeitura de SP e achamos de grande utilidade, por isso resolvemos compartilha-lo com nossos leitores. Mas é o único que temos a respeito de podas. Abraço.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *