Propriedades e benefícios da melancia

1 comentário

A melancia é uma das frutas mais refrescantes. Sorver a sua perfumada polpa e sentir a boca cheia de água é muito prazeroso principalmente em dias quentes. Como o melão, a melancia tem acalmado a sede da humanidade há milênios.

Os israelitas, errantes pelo deserto após a fuga do Egito, há cerca de 3.500 anos, sentiam falta dos melões e melancias que comiam no país das pirâmides. O Egito e os países mediterrâneos continuam sendo os principais produtores dessa fruta.
Propriedades e indicações:
Sua composição é muito semelhante à do melão, ainda que contenha menos vitamina C, folatos, ferro e potássio e um pouco de beta-caroteno (provitamina A), vitamina B1 e vitamina B6.
Suas propriedades são muito similares à do melão: hidratante, remineralizante, alcalinizante, diurética e laxante. Possivelmente a melancia exerça efeito diurético ainda maior do que o melão. É indicada principalmente nas doenças dos rins e das vias urinárias (insuficiência renal, litíase, infecções) e sempre que se deseje realizar uma dieta depurativa para eliminar toxinas do sangue. A dieta de melancia pode ser feita alternando a fruta fresca com seu suco que é mais tolerado pelo estômago.
Os diabéticos toleram bem a melancia, devido ao seu baixo contéudo em açúcares. Como só aporta 32kcal/100g e produz sensação imediata de saciedade, recomenda-se nas dietas de emagrecimento.
melancia

Foto – Reprodução

Preparo e utilização:
 
Fresca – É a forma habitual de consumi-la. Não é recomendável comê-la como sobremesa, pois pode ser indigesta devido à grande quantidade de água que contém.
 
Suco – É mais recomendável para aqueles que têm estômago delicado, pois não contém a fibra da polpa, que pode ser indigesta.
 
Uma boa fatia de melancia é um refresco muito superior às bebidas engarrafadas. As crianças se beneficiam especialmente do efeito refrescante e mineralizante da melancia. Recentemente foi comprovado que a melancia também contém certa quantidade de licopeno, o mesmo carotenóide abundante no tomate. O licopeno é a substância responsável pela cor vermelha.
 
No organismo atua como potente antioxidante e fator protetor do câncer de próstata.

Uma resposta para "Propriedades e benefícios da melancia"

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *