Aprenda a fazer extrato de pimenta que combate pulgões

5 Comentários

        O pulgão é um inseto de pequeno porte, de corpo mole e sem asas, que geralmente são encontrados em grande quantidade sugando a seiva de uma grande variedade de culturas. Essa praga é bem comum em hortaliças (alface, repolho, couve, brócolis) e na fruticultura.

       Segundo o engenheiro florestal da Gerência de Agroecologia da Emater-DF, Juliano de Oliveira, é possível fazer um controle alternativo em pequenos locais, sem o uso de químicos.

       O extrato de pimenta do reino ou malagueta, com alho e sabão é uma maneira eficiente para o combate ao pulgão. A cada cinco ou sete dias, essa composição deve ser pulverizada nas plantas, antes das 10h ou após às 15h.

      A receita usa 100 gramas de pimenta, 2 litros de álcool comum, 100 gramas de alho e 50 gramas de sabão neutro ou 100 ml de sabão neutro líquido.

      O preparo é realizado da seguinte maneira:

      Pegue dois potes de vidro e coloque 500 ml de álcool em cada um. No primeiro pote, coloque a pimenta malagueta ou pimenta do reino. No segundo pote, coloque o alho. Deixe curtir por aproximadamente uma semana.

      Após esse período, misture as substâncias dos dois potes, totalizando 1 litro de extrato de pimenta.

      No momento da pulverização, adicione mais 50 ml de álcool e 50 ml de sabão neutro. Em seguida, pulverize a solução nas áreas contaminadas pelo pulgão.

      Passe a observar atentamente se o desaparecimento da praga está ocorrendo e passe a pulverizar semanalmente ou quinzenalmente até o total desaparecimento.

      Este produto é autorizado para agricultura orgânica e seu efeito é repelente, mas também mata a praga.

      É importante lembrar de coar a solução para não entupir o bico da bomba de aplicação e não pulverizar essa calda nos horários mais quentes do dia.

Baseado em CicloVivo

Comments

comments

5 respostas para "Aprenda a fazer extrato de pimenta que combate pulgões"

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *