Lendo agora
Espada-de-são-jorge: como plantar e cultivar

Espada-de-são-jorge: como plantar e cultivar

espada de são jorge como cultivar

A espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata), ou espada-de-santa-bárbara, é uma herbácea de origem africana, também chamada de língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria.

Além do seu uso ornamental, é conhecida como planta de proteção contra o mau-olhado, geralmente disposta na entrada das casas. Ela também purifica o ar, eliminando substâncias tóxicas do ambiente, como benzeno, metanal, tricloroetileno, xileno e tolueno, produzindo oxigênio durante a noite.

Quer saber para que serve, como plantar e cultivar espada-de-são-jorge? Confira dicas práticas e mãos à terra!

Sobre a espada-de-são-jorge

Com longas folhas verdes e manchas em verde escuro e amarelo, a espada-de-são-jorge produz pequenas flores branco-amareladas e está em alta na decoração.

espada de sao jorge como cultivar
A espada-de-são-jorge é uma planta que purifica o ar e harmoniza facilmente em diferentes estilos de decoração.

Versátil, ela se adapta bem a diferentes estilos e ambientes, adicionando um toque de cor e textura ao local. Porém, um fator a se considerar é a alta toxicidade da planta que, caso seja ingerida, pode causar diversos males à saúde.

A planta é muito utilizada em rituais de origem africana, sendo chamada também de espada-de-ogum, quando verde, e espada-de-iansã, quando apresenta bordas amarelas. Para algumas religiões, o significado da espada-de-são-jorge é proteção e coragem: ela afasta os maus espíritos e concede valentia aos protegidos.

vasos e cachepos para plantas

Plantio e adubação

Há duas formas de fazer mudas de espadas-de-são-jorge, planta que tem como melhor época de plantio os meses de maio, junho e julho. A primeira é separar uma touceira (parte da planta que fica no solo) que contenha pelo menos uma folha com um pedaço de rizoma, caule subterrâneo que acumula substâncias nutritivas.

Para montar o vaso e garantir uma boa drenagem, siga o passo a passo:

  1. Forre o fundo do vaso com argila expandida e cubra a camada com uma manta bidim, combinação ideal para a drenagem da irrigação.
  2. Preencha ⅓ do recipiente com areia peneirada, que irá evitar que o composto orgânico encharque e a raiz apodreça.
  3. Adicione um pouco de composto orgânico, como húmus de minhoca ou compostagem de fundo de rio, e compacte levemente com as mãos.
  4. Coloque terra e posicione a muda no centro do vaso, preenchendo as laterais com mais terra até que ela fique firme.
  5. Preencha as laterais do vaso com cascas de pinus, que mantêm a umidade e servem como matéria orgânica.
espada de sao jorge como cultivar
A camada de drenagem evita o apodrecimento das raízes, causado pelo excesso de umidade do substrato.

A segunda forma de fazer mudas é cortar uma folha em partes com até 10 cm de comprimento e enterrá-las na areia úmida. Para o substrato continuar úmido, a dica é cobrir com um saco plástico. Feito o processo, em pouco tempo as estacas emitirão raízes.

Adubações de reposição de nutrientes podem ser feitas uma vez ao ano. Para isso, dilua uma colher de sopa do granulado adubo NPK 10-10-10 em cerca de 2 litros de água, dissolva bem e regue a planta, que deve estar com o substrato úmido.

Outra opção é cultivar espada-de-são-jorge na água. Com o tempo, a planta irá soltar mudas, que podem ser retiradas e replantadas no local desejado.

Irrigação e iluminação

A iluminação ideal para cultivar lança-de-são-jorge é a meia-sombra. Entretanto, a planta também suporta o contato direto com a luz solar, podendo também ser disposta em ambientes internos com luminosidade de lâmpadas, desde que haja bastante claridade.

guia de planta para ambientes

As regas devem ser bem espaçadas e sem excesso de água, para evitar o apodrecimento das raízes. Antes de uma nova rega, use o tato para se certificar que a terra está seca! Vale lembrar que assim que as raízes preencherem todo o espaço do vaso, é necessário trocar a planta para um recipiente maior.

A espada-de-são-jorge apresenta resistência a solos áridos e ao calor tropical, e também é capaz de suportar clima frio. É uma das poucas plantas capazes de suportar ar-condicionado e fumaça de cigarro, por isso, são perfeitas para o paisagismo no interior da casa.

Veja também
cores de antúrios

Como decorar

De fácil cultivo, a planta é ideal para quem não dispõe de muito tempo para cuidados básicos como regas frequentes, mas deseja decorar o cantinho com muito estilo. Felizmente, a decoração com espada-de-são-jorge pode ser feita de diferentes maneiras.

Independentemente do espaço, as possibilidades são muitas. A composição pode ser feita com um vaso único, em harmonia com outros objetos decorativos, ou em um mix de espécies, com vasos e cachepôs de tamanhos, cores e materiais variados.

espada de sao jorge como cultivar
Faça um arranjo de vaso único ou crie uma composição com outras espécies para mesclar formatos, tons e texturas. Imagens: Casa da Valentina, Alibabar B2B, Invincible Houseplants e Succulent City.

As folhagens ganham ainda mais destaque com suportes de chão, que elevam a planta e adicionam tridimensionalidade na decoração. A escolha dos vasos também irá ditar o tom do ambiente, portanto, considere os itens que já estão dispostos no cômodo.

espada de sao jorge como cultivar
Escolha vasos decorativos e suportes diferenciados para realçar as folhagens e harmonizar com o ambiente. Imagens: Decor Fácil, Decoração e Ideias, Casa e Diseño e Estilo Próprio.

Uma sala de estar de estilo rústico, por exemplo, pode acentuar ainda mais sua característica campestre e aconchegante com espadas-de-são-jorge cultivadas em cestos ou cachepôs de palha ou vime.

Pronto (a) para cultivar essa simpática planta, que ajuda a purificar o ar e ainda transforma qualquer ambiente?

Acesse o site da Plantei, maior garden center online do Brasil, para conferir opções de mudas de plantas e todos os produtos que você precisa para o cultivo. Clique no banner abaixo e aproveite!

mudas de plantas - loja plantei

Comentários (121)
  • eu tenho na garagem de vez em quando florecem um aroma adoravel.
    tinha visitas em casa e nao acreditaram que era flor da planta. acharam que eu havia colocado galhos de outras flores. pois diseram que ha muito tempo cultivam e nunca floreceram…mas as minha sao lindas e cheirosas

  • Tenho um vaso há mais de oito anos embaixo de um pergolado, quase nunca toma sol, já floresceu algumas vezes. Enquanto ela tiver vida vai ficar no mesmo lugar, pois está sempre muito linda!

    • Que bacana!
      É possível cultiva-los à meia luz também, como consta no post. Provavelmente a claridade de forma indireta faz com que a planta se desenvolva.
      Imaginamos a beleza da sua planta, as variedades desta espécie são realmente lindas né?!

      Um abraço! 😉

  • Olá, minha planta está forte mas as folhas estão perdendo a cor , eu não sei se é falta de luminosidade, pois fica no hall social do meu apto sem luz do dia apenas luminosidade de lâmpadas? O q faço?
    Obrigada

    • Olá boa noite , posso plantar a espada de são Jorge num vaso nas traseiras da minha casa ? de manhã apanha sol daquele lado, por volta da uma da tarde o sol vem para a frente da casa , e no inverno cá em Portugal , nas minhas traseiras os meus vasos apanham muita chuva , na parte da frente não porque a varanda da vizinha cobre da chuva , quero por favor a sua opinião , espada de são Jorge dá- se bem na rua? e dentro de casa com pouca claridade ?

      • Olá Dina.

        Podem ser cultivadas em interiores sim, com luminosidade de lâmpadas, desde que haja bastante claridade. Elas não precisam necessariamente da luz solar. Mas precisam de luz para se desenvolverem.

    • Olá Zilda.

      Pode sim. O cultivo deve ser realizado a meia-sombra, que é a forma ideal, porém a espada-de-são-jorge suporta bem o contato direto com a luz solar. Sendo assim, é importante que ela recebe ao menos claridade.

      Ficamos realmente felizes que goste e acompanhe.

      Obrigado pela visita, ela é muito importante para nós.

      Volte sempre!

      Um abraço de toda a equipe Plantei. 🙂

  • Olá, eu moro na praia e o solo do meu quintal é de areia de praia. Gostaria de saber se posso cultivar espadas de são Jorge nesse tipo de solo.Se sim, gostaria de saber também se posso fazer vasos usando essa mesma areia. Obrigado e boa noite.

    • Olá Abraão.

      Não!
      O ideal é fazer canteiros com bastante terra vermelha ou húmus. Mesmo assim envolver a parte de baixo (da cova ou do espaço que abrirá para o plantio) com um plástico para não infiltrar muito sal nas raízes, pois, se ficar em contato direto com a areia, a planta morrerá devido a desidratação.

  • Ola.. tenho dois vasos na minha garagem…
    estão cheios que não sei se devo replantar em outro vaso…
    eles aumentam muito…e com isso vai perdendo a cor..tenho uma vaso com listras amarelas..e outro que e são folhas verdes…!!

  • Olá, eu tenho um vaso dessa planta no meu banheiro e outro no meu quarto. São super práticas de cuidar e demandam pouca atenção. Ótimo pra quem trabalha o dia todo e não quer abrir mão de uma casa decorada com plantas naturais…

    • Olá Simone.

      Não saberemos afirmar com total certeza, mas acreditamos que não.

      Até porque, a espécie é conhecida como uma das plantas que purificam o ar. A espada-de-são-jorge converte dióxido de carbono em oxigênio durante a noite. Efetiva na purificação de benzeno, tricloroetileno, formaldeído, xileno e tolueno. São plantas de interior não tóxicas para humanos.

  • Olá gostaria de saber oque está acontecendo com minha espada,pois saí pra viajar e quando voltei ela estava com as folhas todas roídas, não sei se são insetos ou oque poderá ser? Obrigada

  • Tenho 2 vasos de espada de são Jorge junto da porta de entrada de minha casa e tenho um aquário redondo com a espada de santa Barbara e de são Jorge dentro de aguá, elas estão na sala, pensei que se iam perder, mas verificou que já tem rebentos novos posso separar umas das outras e fazer outro aquário para pôr no quarto e ficar com elas nos dois sitios? No quarto e na sala?

  • Olá, aprecio muito as dicas de voces, estou pensando em plantar manjericão santo, para utilizar na retirada do flúor da água, voces têm para vender?…

  • Oi!
    Estou aprendendo a cuidar de plantas (gostando muito, ótimo como terapia) e tenho um dúvida: posso plantar espada de são jorge no mesmo espaço da lança de são jorge?
    Se não, pq?

  • Olá, eu adoro espada de são jorge, tenho na entrada de casa, uma fileira junto ao muro, estão lindas! Gostaria de saber: a espada de são Jorge é a com listras amarelas nas bordas das folhas, e a de santa Bárbara não tem amarelo? Muito grata, estou adorando tudo!

  • Olá , gostei muito do blog, adoro plantas. Eu tenho uma espada de são Jorge na varanda, ela está com as folhas dobrando , parece que vão quebrar, as folhas maiores estão com mais de um metro.sera que preciso mudar de vaso?

  • Bom dia!

    Esse blog é show! gostaria de saber se a espada de são jorge, e a de santa barbara, purificam o ar do mesmo jeito. Aguardo resposta

  • Olá, Tenho um vaso com espada de sta bárbara que deu rápido e cresceu bastante desde que plantei. As raízes já estão aparentes, o que indica que devo replantar num vaso maior, não é isso? No entanto, em minha casa não tem muito espaço e receio não poder ficar frequentemente trocando para vasos cada vez maiores. Dessa maneira, gostaria de saber como posso podar as plantinhas. Corto no talo da folha, ou há algum outro método específico? Grata e abraços!

  • Tenho uma touceira de espada-de-sao-jorge há trinta e quatro anos, desde que me separei. Já mudei de endereço diversas vezes e, sempre a levei comigo. Está linda. Sempre a deixei no parapeito das janelas da cozinha. Sempre esteve plantada em vidro de palmito, com água e um pouco de areia para não dar chance a nenhum mosquito. Nada de adubo. Só reponho a água que evapora. Fácil e prático. Viajo sem preocupação. Quando volto, continua linda… Gostei das ideias de vocês e dos comentários.

  • Tenho elas e plantadas em uma jardineira, e elas estão caindo (deitadas ), não conseguem ficar mais em pé. O que devo fazer?
    Replanta-las ou será por causa da terra?

  • Ola ganhei uma dessas de presente mas tenho um filho pequeno e gostaria de saber se ela eh venenosa se existe algum risco se meu filho tiver contato com ela ?…nao quero me desvazer mas tambem nao quero arriscar…

  • Ola gostaria de saber o significado da flor da espada de sao Jorge pois minha sogra tem a anos e nunk floresceu ela nem sabia que ela dava flores e agora um vizinho faleceu e as mulheres falaram q qdo ela floresce e por que vai morrer alguem da familia e a do vizinho estava toda florecida e dai ela foi olhar a dela e tbem esta florecida pense como ela ponhou na cabeça isso agora como faço PAra explicar o significado dessa planta e qto tempo ela leva para florecer?!?

  • Replantei minha espada e dividi em dois vasos e ela está morrendo. As folhas estão ficando fininhas igual papel. O que será que houve? Há como salvá las? Replantei com terra nova e humos…

  • Olá, tenho um vaso grande com lança de São Jorge há uns 6 anos . No ano passado pra minha surpresa e alegria deu cachos de flores belíssimas , mas agora ela está com um amarelão nas pontas. Será excesso ou falta de alguma coisa?

  • Olá, plantei uma muda em vaso em abril e já estão nascendo varias novas folhas. Porém, de algumas semanas para cá estão infestafas de mosquitinhos pretos. O que devo fazer?

  • Olá, gostei muito da reportagem…!
    E estava querendo uma espada-de-são-jorge dessas pequenas, sabe? E hj mesmo ganhei uma mudinha dessas! Fiquei super contente!
    Eu não quero que ela cresça muito, queria que ficasse com no máximo 50 cm pq minha sala é pequena e não é minha intenção ter uma planta grande. Mas li aqui que temos que trocar de vaso qd ela o ocupa todo… Terei sempre que fazer isso? Não dá pra deixá-la num mesmo vaso qd atingir o tamanho que eu quero?
    Outra coisa, toda planta q aparenta ser uma espada-de -são-jorge, de fato, é? Eu achava que, por ser pequena, era uma outra planta.
    Posso usar as dicas que vcs deram aqui para todas?
    Obrigada!

  • Bom dia!

    Tenho um pequeno vaso com 3 mudas no meu quarto, com lascas de madeira para cobrir a terra.
    Fui aprender somente agora, que só devo regar a espada de são jorge quando a terra estiver seca! =/
    Mesmo assim, a planta vai bem e está nascendo um novo brotinho, porém está cheio de “micro bichos” na terra. Já tirei as madeiras e estou deixando o vaso no sol para secar.
    Mas o que posso fazer com os bichos? Recomenda algum tipo de “veneno” ou esses bichinhos não atrapalham a planta?

    Obrigada!

  • Bom dia, tenho uma saída de água de um ar-condicionado que cai em uma área dentro do meu apartamento, estava pensando em colocar uma espada de são jorge para aproveitar a água. Ele solta cerca de 1 litro de água por noite. Essa planta suportaria essa quantidade de água? Se não, qual planta vc indica?

  • Olá! Parabéns pelo blog em primeiro lugar. Sempre pego dicas boas por aqui…
    Queria ver se me ajudam mais uma vez. Tenho uma espada verde mais escura e outra com a borda amarela, em dois vasos. A segunda está fraca (um dos ramos não para de pé) e com as bordas amarronzadas (parecendo secas ou apodrecidas). Será que estou colocando muita água? Ponho nos dois vasos com a mesma frequência, mas depois de ler seu post estou supondo que a planta que está boa esteja conseguindo absorver toda a água porque já cobriu todo o vaso. Como a amarelada está numa vaso bem maior e acabou não se desenvolvendo tanto, acredito que tenha que diminuir a quantidade ou frequência da rega. Acha que pode ser isso?
    Muito obrigada!

  • Olá, gostei muito do post, do blog e sigo vcs no Instagram. Tenho um vaso com Espada de São Jorge há 1 ano e nunca fiz fertilização. Agora percebi que as folhas que nascem, vêm mais finas, parece que mais fracas e a terra do vaso parece que baixou um pouco. Vi acima como fertilizar mas estou na dúvida quanto à terra. Com qual terra devo completar o vaso? É isso mesmo que devo fazer? Muito obrigada

  • Olá, gostei muito do post, do blog e sigo vcs no Instagram. Tenho um vaso com Espada de São Jorge há 1 ano e nunca fiz fertilização. Agora percebi que as folhas que nascem, vêm mais finas, parece que mais fracas e a terra do vaso parece que baixou um pouco. Vi acima como fertilizar mas estou na dúvida quanto à terra. Com qual terra devo completar o vaso? É isso mesmo que devo fazer? Muito obrigada

  • Tenho uma espada de sao jorge miniatura porém fiz o plantio separadamente pque o vaso teve muitas e teria que trocar d vaso. Mas a pergunta é a seguinte:
    Na replantagem o vasinho que adquirir para o plantio é sem furo embaixo tem algum problema de a raiz mofar. Eu deixo ela de dia no sol da minha janela. E a noite subo ela pro quarto. Tem algum problema ela ficar nesse vasinho. Se quiser mando a foto. Eh lindinha….

  • Tenho uma espada de sao jorge miniatura porém fiz o plantio separadamente pque o vaso teve muitas e teria que trocar d vaso. Mas a pergunta é a seguinte:
    Na replantagem o vasinho que adquirir para o plantio é sem furo embaixo tem algum problema de a raiz mofar. Eu deixo ela de dia no sol da minha janela. E a noite subo ela pro quarto. Tem algum problema ela ficar nesse vasinho. Se quiser mando a foto. Eh lindinha….

  • Coloquei ne meu quarto uma espada de são jorge. Durmo com ar condicionado mperatur media. Depois de uma semana ela ficou com as palmas amareladas e flácidas. Tive que corta-las pois Parecia que a planta estava morrendo… O que acham que ocorreu?

  • Coloquei ne meu quarto uma espada de são jorge. Durmo com ar condicionado mperatur media. Depois de uma semana ela ficou com as palmas amareladas e flácidas. Tive que corta-las pois Parecia que a planta estava morrendo… O que acham que ocorreu?

  • Ganhei um vaso com algumas plantas de de São Jorge. Mas no prazo de 02 semanas as folhas uma a uma começaram a tombar; ficaram caídas para os lados.

    Será por que molho diariamente ?
    Elas ficam direto no sol , na varanda ?

    O que vocês recomendam ?

    Obrigada
    Clarinha

  • Ganhei um vaso com algumas plantas de de São Jorge. Mas no prazo de 02 semanas as folhas uma a uma começaram a tombar; ficaram caídas para os lados.

    Será por que molho diariamente ?
    Elas ficam direto no sol , na varanda ?

    O que vocês recomendam ?

    Obrigada
    Clarinha

  • Minha mãe me deu uma planta dessas e veio com três espadas,é linda dessa espécie de bordas amarelas.só que ela nunca aumenta continua sempre só com três espadas,fica em um vaso alto no quintal onde recebe luz solar toda manhã e a tarde fica na sombra,porque ela não aumenta?O que posso fazer pra ela ficar cheia?

  • Minha mãe me deu uma planta dessas e veio com três espadas,é linda dessa espécie de bordas amarelas.só que ela nunca aumenta continua sempre só com três espadas,fica em um vaso alto no quintal onde recebe luz solar toda manhã e a tarde fica na sombra,porque ela não aumenta?O que posso fazer pra ela ficar cheia?

  • Olá, plantei recentemente a espada de são jorge com as bordas amarelas.
    Gostaria de saber, se existe alguma forma de estimular para que a planta fique com o tom amarelo mais vivo.
    Parabéns pelo blog, muito interessante!

    Obrigado!

  • Olá,
    Gostaria de colocar uma planta na entrada do meu apartamento. No corredor do prédio. Como é fechado e não possui luz solar .. gostaria de saber qual planta posso colocar. Será q a espada de São Jorge resiste ????

  • Plantei duas mudas em jarros separados, coloquei pedras no fundo do vaso areia por cima um pouco de adubo a muda e areia. Coloquei uma na sala e a outra no quarto. Gostaria de saber se elas sobrevive nesses ambientes?

  • tenho espada de são jorge da toda verde, nunca colocou flores, agora ganhei da que tem a lateral amarela. O que está faltando para colocar flores, pois fiquei encantada, não sabia q colocava flor.Obrigada

  • Preciso de ajuda…
    Hoje, molhei um pouco a minha planta, pouco tempo depois vi as folhas caídas… Vi que elas se soltaram da raíz… Eu não molho muito. Será que apodreceu? Dá pra recuperar quando isso acontece?
    Nunca tinha visto isso. São tão resistentes. Todas as folhas saíram na minha mão.

    Obrigada

    Shirley

  • Boa noite Me mudei ja faz um ano e trouxe uma espada de sao jorge .coloquei num vaso pqno e agora ja estao as outras espadas como faço pra coloca- las em um vaso maior ?

  • Tenho 75 anos e nunca vi uma flor de espada de São Jorge, tenho varias especies em minha casa, quase nunca dou atenção a elas, mas ha alguns dias vi uma florzinha branca, e olhando de perto vi que saia do meio da espada, fiquei curioso e retirei com cuidado outras plantas em volta, e a haste da florzinha vinha exatamente da espada, tirei fotos e enviei a meus amigos, familiares e vizinhos, que responderam estarem indignados, pois também nunca imaginavam que a espada davam flores, em vista disto, fiquei deveras interessado, e vou fazer uma reforma nas minhas espadas e
    torna-la lindas, gradeço a oportunidade, e as instruções de cultivo que vi no site.

    Obrigado

  • Olá bom dia,,
    achei fantástico a espada de são jorge com aroma e flores, gostaria de saber, se é uma planta que nescessita muita lus, e se adapta região fria.
    obrigado por dividir, seus conhecimentos.

  • Olá eu tenho desde o verão dois vasos de espadas de são Jorge e estavam lindas acontece que com o frio que está em Portugal liguei o aquecimento e elas começaram a ficar moles e a apodrecer não sei o que fazer poderiam me ajudar, obrigada.

    • Olá, Maria.
      Sem dúvidas tem relação com o aquecedor. Elas gostam de clima ameno, mas também se adaptam bem a regiões com bastante sol.
      No entanto altas temperaturas amolecem as folhas mesmo, fazendo com que elas apodreçam.
      O ideal seria deixar a planta em temperatura ambiente.

  • Eu tenho uma espada de São Jorge que está num vaso grande. Ela fica na minha sala e quando faço a rega, de 14 em 14 dias, eu deixo na varanda. De uns tempos para cá as folhas foram envergando, é algumas se dobram como se estivesse formando um tubo e se abrem na parte superior. Eu gostaria de saber o que posso fazer para melhorar as folhagens dela ou o que está acontecendo?

  • Esqueceram de avisar que trata-se de uma planta tóxica, principalmente para crianças , cães e gatos, por isso deve-se ter cuidado para não haver ingestão acidental e/ou contato com a pele.

  • Olá, bom dia! Eu quero plantara lança de São Jorge na minha sala. Como o vaso vai ficar bem distante da janela da janela, eu estou pensando em reforçar com luz artificial. Poderiam me recomendar qual lâmpada é mais adequada ?
    Obrigada!

  • Bom dia, Tenho um vaso que fica na área externa da minha casa e as plantas estão muito amareladas o que devo fazer/ O local bate sol e 1/2 sombra como tenho gato fico com receio de colocar qualquer planta em casa e por curiosidade ingerir e adoecer por conta da planta!

  • Oi minha espada de são Jorge eu ganhei dá minha sogra,só que ela não tem folhas grandes elas estão cortadas mais ou menos 3 dedos dá raiz,como eu faço pra crescer é ficar as folhas altas

  • Olá! Adorando tudo neste blog, conteúdo incrível!
    Poderiam me ajudar numa questão?
    Adquiri a uma semana uma mini espada de Santa Bárbara. Completei o vasinho em que veio com um dedo de terra adubada. Havia sido regada no dia que a trouxe e desde então, não fiz rega. Mas as folhas vêm ficando côncavas com as pontinhas secas. Tenho deixado na mesa de centro da sala, na qual é clara durante o dia mas sem sol direto.
    Devo regá-la ou colocá-la no Sol para melhorar a aparência da minha neném? Grata desde já

    • Olá, Ágata.
      Ficamos felizes que esteja gostando de nosso Blog.
      O ambiente para ela está ideal. Elas não apreciam muito contato direto com o sol, então um local onde recebam claridade/iluminação, mas sem contato direto, é perfeito.
      No entanto, uma semana sem rega é um tanto quanto significativa. Acredito que possa estar assim por falta de água.
      Você pode colocar o dedo no solo, ou um palito de churrasco ou sorvete se preferir, e verificar se ele sairá sujo e úmido. Caso o solo esteja seco, pode realizar uma nova rega.
      Faça isso periodicamente para que mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado.
      Provavelmente notará uma melhora nas plantas.
      A aparência da folha pode estar relacionada também com a troca de ambiente. Às vezes ele ainda está se adaptando ao novo espaço, que no caso é sua sala.
      Espero que ela fique bem!

  • Pessoal, temos uma lança de São Jorge no trabalho mas ela está parecendo uma lula, com umas hastes muuuuuuito grandes.
    Posso podar?
    Além disso, ela está seca e encurvada? Será que precisa de água?
    Ela já fica na janela, então não acho que seja falta de luz.

    • A aparência da planta pode ser por excesso de nitrogênio ou falta de luz direta. Como já disse que ela fica na janela, procure usar um NPK 10-10-10 para equilibrar os nutrientes da planta.
      Pode podar, sim. E cada um desses pedaços que será retirado pode se transformar em uma nova muda.

Comentários encerrados


© 2013 - 2025 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo
Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do Loja Plantei respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Plantei, e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.

POLÍTICA DE COOKIES LOJA PLANTEI

O QUE SÃO COOKIES?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

COMO USAMOS OS COOKIES?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

DESATIVAR COOKIES

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

COOKIES QUE DEFINIMOS

Cookies relacionados à conta

Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

Cookies relacionados ao login

Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.

Cookies relacionados a boletins por e-mail

Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

Pedidos processando cookies relacionados

Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.

Cookies relacionados a pesquisas

Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.

Cookies relacionados a formulários

Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contato ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura.

Cookies de preferências do site

Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.

COOKIES DE TERCEIROS

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.

Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.

À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analisar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

COMPROMISSO DO USUÁRIO

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o Loja Plantei oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, casas de apostas (ex.: ESC Online), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do Loja Plantei, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

MAIS INFORMAÇÕES

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Março/2020.