Lendo agora
Construa um irrigador automático com materiais recicláveis

Construa um irrigador automático com materiais recicláveis

      A Embrapa Instrumentação desenvolveu uma alternativa econômica e eficaz de irrigação por gotejamento que é ideal para pequenos produtores e jardineiros. O irrigador feito com materiais como garrafas plásticas, vidros e outros recipientes recicláveis foi desenvolvido por Washington Luiz de Barros Melo, pesquisador da instituição. O mecanismo funciona de forma automática e não usa energia elétrica, dependendo apenas da luz solar.

Material necessário

4 garrafas – sendo uma de material rígido e pintada de preto.

2 sifões.

Tubos de soro hospitalar ou capas de fios elétricos (retirar os fios de cobre de dentro).

Material para usar como suporte.

Material para vedar as garrafas.

Como o sistema funciona

      A garrafa pintada de preto é colocada em cima de outra garrafa com água (veja na imagem à esquerda). Ao receber o calor da luz solar, o ar no interior da garrafa preta expande e empurra a água do recipiente de baixo. Essa ação faz a água sair pela mangueira e iniciar a irrigação por gotejamento.

Veja também
Folhagem rosa e verde: aglaonema Karat, maranta tricolor e ficus elastica ruby.

      Para que o irrigador funcione perfeitamente, também é necessário que outras duas garrafas funcionem como reservatórios de água. Uma delas também deve ser de material firme e fica emborcada para abastecer o recipiente do gotejamento. O outro deve ser o maior recipiente do sistema e vai armazenar o maior volume e água.

      É importante que as três primeiras garrafas estejam totalmente vedadas para não comprometer o funcionamento do irrigador. De acordo com informações divulgadas pela Embrapa, a intensidade do gotejamento pode ser regulada por meio da altura do gotejador. Também existe a possibilidade de acrescentar insumos na água do reservatório para incrementar a irrigação.

1811_irrigador_3

Fonte – SF Agro

Comentários (2)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo