A lágrima-de-cristo (Clerodendrum Thomsonae) é uma planta versátil que pode ser utilizada de diferentes formas no paisagismo: na cobertura de pergolados, como cerca viva e acompanhando colunas de varandas.
O valor ornamental está na floração – que costumam ser brancas, com centro avermelhado ou totalmente vermelhas – e é marcante!
O gênero Clerodendrum abrange várias espécies ornamentais e muitas delas são trepadeiras, que se adaptam a qualquer região do Brasil.
“Outra característica é que são fáceis de cultivar, porque se aclimatam rapidamente, são de fácil propagação e pouco exigentes quanto ao tipo de solo, regas e adubação”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center.
A seguir, explicamos quais são os cuidados básicos para cultivar a lágrima-de-cristo em canteiros de jardim ou vasos e fazê-la florir quase o ano todo!
Tipo de solo ou substrato
Pouco exigente quanto às condições de solo, a lágrima-de-cristo se desenvolve bem em substratos prontos para jardim, em terra vegetal, húmus de minhoca e outros tipos.
Para cultivo em solo direto faça uma cova de 50×50 cm para seu plantio. Em seguida, coloque metade da terra que foi retirada junto à mesma quantidade de húmus de minhoca.
Preencha a cova com essa mistura e replante sua muda de lágrima-de-cristo no centro.
Quanto ao plantio em vasos, é fundamental escolher um modelo com, no mínimo, 10 litros e verificar se há furos (e caso contrário, fazê-los manualmente).
Faça uma camada de drenagem com argila expandida ou pedra brita, para que a água escoa com facilidade. “Se for plantar a lágrima-de-cristo em vasos, é interessante colocar 1/5 de areia grossa ou fina, para deixar o substrato com boa drenagem”, orienta Barreto.
Confira algumas opções de vasos decorativos para ornamentar áreas externas disponíveis na Plantei Garden Center:
Escolha do local
Mesmo sendo uma trepadeira e de fácil aclimatação, a lágrima-de-cristo se desenvolve melhor em locais abertos, que recebem sol direto até o meio dia ou até às 15 horas.
Podem ser cultivadas a meia-sombra, mas lembre-se que é a luz solar direta que ajuda nas floradas e na produção de cores mais vivas.
A planta é uma opção interessante para pendurar em jardins verticais ou nas colunas de espaços externos, já que produz uma floração marcante e cresce acompanhando a estrutura disponível.
🌱 Dica da Plantei: os suportes de parede estilo mão francesa ou hanger ajudam a compor a estética do ambiente. Além disso, os vasos ficarão mais firmes e seguros na parede.
Como regar a planta lágrima-de-cristo?
A frequência de regas varia de acordo com o período: nos primeiros três meses, faça 4 regas por semana, independentemente se a muda está em vasos ou canteiros.
Se a muda foi plantada em gramados, regue pouco, mas todos os dias. Daniel explica que: “A grama absorve grande parte dessas regas e isso pode prejudicar o desenvolvimento inicial de sua muda, justamente na fase mais importante para a boa formação da planta.”
Em vasos, observe se o substrato secou completamente antes de regar. Para ter certeza, utilize um palito de churrasco e coloque-o a 5 centímetros de profundidade.
Outra dica importante é conferir se não há obstruções para que a água escoe pelos furos com facilidade.
Após esse período inicial, duas regas semanais são o suficiente para garantir um bom desenvolvimento da planta.
Onde comprar mudas
- Muda de lágrima-de-cristo (pote 14)
- Muda de lágrima-de-cristo vermelha (feita de estaca)
Qual a época certa para fazer podas?
Quando cultivada diretamente no solo, essa espécie aceita podas em qualquer época do ano, já que o crescimento é rápido e expansivo.
Se o objetivo é cultivá-la para cobertura de pergolados ou como cerca, faça podas desde o início para direcionar o crescimento para o local desejado.
Para lágrimas-de-cristo plantadas em vaso, a periodicidade recomendada para a poda é a cada 3 meses para formar o tronco principal da planta.
“Para uma boa estética, recomendo que, no mínimo, 1/3 do total da planta seja o tronco principal sem folhas. As podas da copa podem ser a 4 meses, retirando 20% dos galhos internos da copa, para facilitar a entrada de luz”, ensina Daniel Barreto.
O que fazer para a lágrima-de-cristo florir?
A qualidade do solo ou do substrato e as podas influenciam na floração, mas uma adubação frequente é realizada da forma correta pode garantir florações mais frequentes.
O biólogo da Plantei Garden Center destaca que o “sucesso de uma boa nutrição de sua planta vem da constância, não do excesso”. Por esse motivo, nunca use mais do que o recomendado pelo fabricante nas doses.
A lágrima-de-cristo “pode ser adubada com qualquer uma das formulações já balanceadas, como NPK 10 10 10, os farelados como bokashi Korin, o chorume de composteira e adubos de liberação lenta. Quanto maior for a fonte de fósforo na adubação, mais flores a planta produz.”
Como fazer mudas de lágrima-de-cristo?
Com tanta beleza, é comum querer multiplicar as mudas para ornamentar outros cantos do jardim ou presentear. Fazê-las é mais simples do que você imagina! Confira as dicas:
“É um tipo de vegetativo que pega facilmente por estacas cortando galhos de 15 cm e colocando no substrato para enraizar. Por sementes, também é de fácil germinação, mas, por estaquia é a melhor opção”, orienta Daniel.
Onde comprar mudas:
- Muda de lágrima-de-cristo (pote 14)
- Muda de lágrima-de-cristo vermelha (feita de estaca)
Conheça a Plantei Garden Center
Gostou das nossas dicas sobre a lágrima-de-cristo?
Na Plantei Garden Center você encontra mudas de plantas trepadeiras, pendentes, sementes e muito mais! Escolha seus produtos favoritos, compre online na loja virtual e receba em casa!