Quem ama jardinagem está sempre procurando receitas de adubos caseiros para plantas, não é mesmo? Seja para favorecer o florescimento, estimular o crescimento ou auxiliar na qualidade do solo.
Mas, você sabia que nem todos funcionam? Alguns podem até causar problemas nas plantas, como fungos e adoecimento. Portanto, é preciso conhecer quais são os elementos e compostos presentes em cada tipo de adubo.
Recentemente, o Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center, fez uma live sobre o tema e explicou sobre os cuidados e como fazer adubos caseiros para plantas lá no canal do YouTube. Trouxemos esse conteúdo aqui para o blog para auxiliá-los.
Confira!
1 – Borra de café
A borra de café é rica em nitrogênio e pode manter nutrientes do café, mesmo depois de moído e coado, por isso, como adubo, auxilia na ação verdejante da planta e no crescimento vegetativo.
As folhas ficam mais verdinhas e logo surgem mais brotos. Além disso, funciona como repelente natural para evitar fungos no solo.
Para utilizá-la como adubo caseiro é bem simples, basta espalhar a borra em poucas quantidades ao redor do caule da planta, seja em canteiro ou jardim.
E atenção: quando usada em grandes quantidades, o composto torna-se prejudicial, pois suga nutrientes da planta para executar a decomposição, retirando potássio e ferro da planta.
Algumas pessoas acreditam que é possível plantar diretamente na borra de café ou até mesmo acrescentar grandes quantidades no substrato para plantio. Porém, não é verdade. Além de não funcionar, pode prejudicar a germinação ou a planta.
“Em uma rosa do deserto em pote 15, por exemplo, o uso deve ser moderado, de um ou dois dedos, no máximo, no substrato da planta. Depois de 15 a 20 dias, você verá resultados”, destaca Daniel Barreto.
2 – Água de arroz
Um dos adubos caseiros para plantas mais populares é a água de arroz. O uso, cada vez mais frequente na jardinagem caseira, ainda não tem comprovação científica de benefícios, mas é um hábito muito comum.
Apesar de possuir nutrientes, a planta não absorve esses nutrientes do solo quando regado com essa água branca de arroz.
Saiba mais sobre os mitos e verdades da água de arroz assistindo a live:
3 – Casca de banana
As cascas de banana são riquíssimas em potássio, que corresponde à última letra do NPK, elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas, em maior ou menor quantidade.
São muito utilizadas como adubos para plantas, pois auxilia na reposição desse nutriente. E há vários benefícios: a casca de banana ajuda no desenvolvimento do sistema radicular, na ancoragem do caule, na movimentação das enzimas e no processo catabólico.
Como fazer adubo de casca de banana:
- Separe de 2 a 4 bananas e corte as cascas em pequenos pedaços. Quanto mais escura a casca, melhor;
- Coloque as casca junto à ½ litro de água e bata no liquidificador;
- Depois de bater bem, a ponto das cascas desmancharem totalmente, coe essa mistura para obter apenas o líquido e evitar o entupimento do borrifador;
- Utilize esse líquido para borrifar ou regar as plantas.
4 – Água de tiririca
Você conhece a tiririca? São plantinhas que sempre nascem nos locais de plantio e acabam sendo retiradas. Mas, você sabe que elas podem ser utilizadas como adubos caseiros?
No vídeo abaixo, o Daniel Barreto conta que há pesquisas científicas comprovando os benefícios do uso, como no enraizamento de plantas. Confira:
Os bulbos das tiriricas são ricos em ácido indolacético, principal hormônio formador de raízes. Para utilizá-los, retire-os das pequenas touceiras e faça uma boa lavagem.
Como fazer adubo caseiro de tiririca:
- Reúna, aproximadamente, a quantidade de um copo americano de bulbos de tiririca;
- No liquidificador, coloque os bulbos com 1/2 litro de água. Bata pelo tempo necessário até destruir bem os bulbos;
- Utilize essa água para regar as plantas ou para imergir estacas, pois funciona como um ótimo enraizador.
Plantei Garden Center
Gostou das dicas sobre adubos caseiros? A Plantei é um garden center online que oferece o convívio com o verde para todas as pessoas, em qualquer canto do país!
E aqui no blog você encontra conteúdos para #loucosdasplantas experientes ou que estão começando agora. São centenas de artigos sobre ideias de plantio e dicas de cultivo, além dos materiais gratuitos para download.
Escolha suas plantas favoritas e mãos à terra!