Rosas, roseiras, rosas de espinhos, mini-rosas.. são muitos os nomes e tipos conhecidos dessa flor maravilhosa cultivada em todo o mundo! Mas, você sabia que para garantir aquele perfume especial no jardim é preciso podar as roseiras anualmente?
Sim! É isso mesmo!
A poda quase drástica é um cuidado importante para evitar que a planta produza poucas flores, fique com formato desengonçado ou se torne mais suscetível à doenças.
Preparamos um passo a passo sobre como podar roseiras com a ajuda do Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. Confira!
Como podar roseiras
As roseiras de espinhos adoram uma poda quase drástica ou radical. O ideal é deixar somente 20 centímetros de galho contados a partir do solo ou base do vaso onde ela estiver plantada.
Caso a roseira seja mais velha e com mais bifurcações de galhos laterais bem próximos ao solo, faça a poda deixando somente 20 cm de cada galho.
Com as podas, anualmente, haverá formação de galhos mais robustos, que dão sustentabilidade para as flores desabrocharem. Dessa forma elas permanecem com suas belas floradas por mais tempo.
Poda de manutenção
Deve ser realizada sempre que as roseiras estiverem com folhas secas, flores murchas, galhos tortos, secos ou mal formados.
Não há uma época especial para fazer a poda de manutenção, mas evite o alto inverno para que os futuros brotos não queimem com a geada.
Lembre-se de uma regra de ouro para cultivar roseiras: a flor nunca deve morrer no pé.
Assista o vídeo e aprenda na prática:
Poda anual ou de formação
A poda de formação das roseiras é feita uma vez por ano e serve para que a planta produza novos galhos e esteja bem florida na primavera e no verão. Corte bem embaixo, 5 gemas acima do solo.
O período indicado para fazê-la é, de preferência, entre o final de junho e o começo de julho, principalmente nas regiões mais quentes do país. Já nas cidades de inverno mais rigoroso a poda é feita no começo de agosto.
Há quem acredite que essa poda deve ser realizada nos dias 23 e 24 de junho, véspera e data em que se comemora o dia de São João. A tradição surgiu para facilitar a lembrança de uma data anual.
Época para podar roseiras
A tradição popular indica que as melhores épocas para a poda de roseiras de espinhos são os meses que não tem R – maio, junho, julho e agosto – e durante o período de lua crescente.
Este período coincide com o período de outono e inverno, quando as temperaturas estão mais baixas e o clima mais úmido em quase todo país.
“Após as pétalas das rosas começarem a cair, não tenha dó, corte 20 cm a partir das pétalas. Nunca deixe formar aquelas bolinhas depois das pétalas caírem, pois exige muito da planta. Se poupada, será consumida por novas flores maravilhosas”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center.
🪴 Dica da Plantei: clique aqui e participe do nosso grupo VIP da Plantei no Whatsapp. Receba descontos especiais e conteúdos exclusivos sobre plantas!
O corte correto
Use tesouras de poda compatíveis com a espessura dos galhos, que tenham lâminas afiadas e estejam bem limpas – ferramenta cega e enferrujada “mastiga” o ramo, ferindo a roseira e atraindo doenças.
Faça a poda num dia fresco, de preferência na parte da manhã, cortando sempre na diagonal, perto de uma gema.
O formato final
Procure deixar o arbusto com a aparência final de uma “taça” – de um único tronco do chão devem partir de 3 a 5 galhos que não se cruzam.
Quando houver duas gemas próximas, mantenha a que está voltada para o lado de fora da “taça”.
Não tenha dó: de cada ramo bem podado vão surgir outros três, carregados de botões.
🌱 Dica da Plantei: quer ter um jardim colorido o ano todo? Clique aqui e conheça uma lista de plantas que, nas condições adequadas, têm floração frequente!
Cuidados com rosas
As roseiras, de um modo geral, gostam de um solo rico em ferro e ácido, com pH entre 4 e 5,4.
A preferência é por substratos mais compactados com bastante matéria orgânica, por isso, recomendamos um mix de terra vegetal com húmus de minhoca.
Os espinhos (acúleos) das roseiras servem para proteção e também são reservas hídricas, auxiliando a planta a não ter perda excessiva de líquidos. Por terem essa reserva, regue somente quando necessário.
Use a tática do “palitinho” de churrasco para verificar e faça regas em suas roseiras somente quando estiverem totalmente secas.
Adubação de roseiras
“Se você tem suas roseiras de espinhos em vasos, lembre-se de que ela não pode buscar recursos próprios no solo. Portanto, faça uma boa adubação orgânica mensal utilizando bokashi, ferti-peixe, esterco bovino ou esterco de frango.”
Esse procedimento é fundamental para suas roseiras ficarem lindas e vistosas. Se optar por fertilizantes minerais, lembre-se de fazer uma boa correção de solo a cada 6 meses. Utilize gesso agrícola, calcário, cascas de ovo, casca de concha, farinha de osso e outros.
Clique aqui e leia o artigo sobre como plantar e cultivar roseiras!
Segredinhos
Pingue uma gota de própolis em cada corte do galho para estimular a rápida cicatrização e impedir que a poda funcione como porta de entrada para doenças fúngicas e bacterianas.
Depois de podar as roseiras, aproveite os galhos eliminados para multiplicá-las.
Selecione estacas de 20 cm e coloque-as em terra adubada à sombra até enraizar.
Dica extra
Gostou das nossas dicas sobre a poda das roseiras? Continue aprendendo com a gente!
Aqui no blog da Plantei você encontra mais de 400 artigos com dicas de cultivo e ideias de plantio sobre flores, frutíferas, temperos, hortaliças, plantas ornamentais e muito mais!
Conheça a Plantei Garden Center
A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas.
Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa!
para que de bastante flores,devo retirar flores velhas mais ou menos em que tamanho de galho? grata Gisela
minhas roseiras estão com as folhas com manchas escuras que fazer para as folhas ficarem verdes sem manchas
são fungos, mancha preta faz cair as folhas e enfraquece muito a roseira, tem tratar com fungicida química ou algo biológico p.ex. canela, pesquisa na internet, mas depende do força do ataque do fungo, as vezes só químico e leva tempo para recuperar
Minhas roseiras estão com as folha escuras oque que eu faso
Tenho e melhor deixar a rosa cair ou podar qdo estiver se ou murchas.?Graca Barbosa
o que é gema?
Também quero saber o que é gema?
Para ficar mais fácil: Chamam gema aos nós que existem nos galhos . Você deve podar sempre entre um e outro, deixando mais ou menos um centímetro acima do nó. Jamais deve cortar em cima do nó ( gema) , pois assim o broto surgirá feio, enrustido.
Gema são os nós do galho..
Olá amiga Ana!
Gema são os brotinhos que a planta emite para produzir um novo galho. Aqueles gominhos, utilizados para novos enxertos. 🙂
gema não é mais nada do que o ponto no galho onde está a folha, mesmo neste ponto na parte cima do talo da folha sai o broto novo.
ReGostaria. De saber o que e gema da rozeira. Pois gostaria. De iniciar um plantio de rozeira na minha casa, mas nao sei de nada a tespeito dela. Obrigado . Mail,, vanderley_ franca@hotmail.com
É aquele brotinho de onde surge o galho novo.
Gema e onde vai sair o brotos geralmente onde coiu folhas do tronco no decorrer do seu crescimento
Espero ter ajudado.
Adorei as dicas. Amo rosas
Olá Adila.
Que bom que gostou das dicas!
E nós amamos sua visita. Ela é muito importante para nós. 😉
Obrigada pela dica, vou por em prática o que acabei de ler.Adoro rosas.
Gostaria de saber se é preciso podar na lua cheia ou não?
Estamos numa época ideal para a poda drástica. Os meses de junho e julho são ideais para as podas. Quanto a lua cheia, trata-se mais de uma crença, mas costuma-se dizer que realizando as podas durante a lua cheia as chances da roseira florescer mais são maiores. 🙂
muito interrasnte essas dicas, não sabia sobre a gota de prpolis para cicatrização da planta.
😉
Onde posso encontrar este própoles
Olá amiga Eudete!
Em farmácias. Ou até mesmo em casas agropecuárias. 🙂
E é muito caro o propolis eu sou iniciante nessas coisas de flor e tal
Sempre quis saber como podar as roseiras. Chegou em boa hora essa aula.
Tenho curiosidade sobre podas em outras plantas, principalmente em frutíferas.
Olá amiga Diva.
Muito obrigado pela dica. Pode deixar que iremos esclarecer essa sua curiosidade em breve, realizando um post sobre esse assunto. 😉
Obrigado pela visita e volte-sempre!
Excelente explicação, facilitou muito, principalmente para os novatos no assunto. A dica do Própolis é ótima.
Olá Henrique!
Ficamos felizes em poder ajudar.
Sua visita é muito importante para nós. Sinta-se à vontade para voltar sempre!
Um abraço. 🙂
Obrigada pelas dicas! Adorei!
Mas, como não podei em junho e julho, posso podar em agosto?
Olá amiga Maria!
Nós que agradecemos a visita. Ela é muito importante para nós.
Pode sim, sem problema. O começo de agosto ainda é recomendado. Procure fazer podas bem baixas. Não irá atrapalhar em nada e sua roseira agradecerá.
Um abraço! 😉
O que é uma poda baixa?
Bom dia Paloma.
Uma poda realizada apenas em cima, não nas laterais. Você deixará a planta “baixa” mas com o tronco principal intacto.
Um abraço.
obrigada pelas dicas adorei vou por em pratica
Boa tarde, gostaria de saber se voces possuem adubo para pimenta-do-reino.
Saudações.
Fiz a poda no final de julho, ja nasceram vários botões, mas eu tenho dúvida de devo cortar os galhos de novo, pois conforme vou tirando as rosas vai nascendo outros galhos naquele lugar, mas o pé vai ficando com galhos muito esparramados.
Obrigada
Bom dia Jucelenes.
É recomendável jamais deixar as rosas morrerem no pé, por isso é necessário e altamente recomendável realizar a poda nos galhos que nasceram a mais ou estão concorrendo por espaço. Assim, nascerão novas rosas que darão continuidade no processo de floração.
Abraço. 🙂
Olá me mudei pra uma casa onde a três roseiras totalmente mal cuidadas e acho que devido a falta de poda pois está entrelaçada em outras plantas e crescendo pra todo lado não tá dando flor, o que posso fazer ? Além da poda?
Olá Jéssica.
O primeiro passo é a poda radical. Deixe aproximadamente uns 30 cm.
Em seguida, recomendamos a utilização do NPK 04-14-08.
É um fertilizante que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, Fósforo e Potássio em proporções adequadas para a formação de suas plantas. Ideal para ser aplicado no solo, pois proporciona uma melhor formação e desenvolvimento das raízes e da estrutura das plantas. Deve ser aplicado preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde. Contém também enxofre e cálcio.
Você encontra o produto em nossa loja no link a seguir: http://www.plantei.com.br/condicionadores/farelados/npk-04-14-08-vitaplan-1-kg-gratis-dosador
Qualquer dúvida estamos a disposição!
Um abraço. 🙂
gostaria de deixar as minha roseira sempre e baixas, entroncadas e cheias de flores , o que devo fazer?
Olá.
Este ano ainda dá tempo. Faça uma poda radical, deixando somente 20 cm de galho, sendo do chão até a ponta do galho. Use um NPK 10-10-10 ou húmus de minhoca. Poderá render uma bela florada até março (obs: não realizar a poda de junho no ano de 2016). Daí pra frente, basta podar a mesma radicalmente todo ano no final de junho, e nunca e deixar a rosa morrer no pé. Sempre colher ou retirar para dar força a novos brotos.
O húmus e o NPK você encontra em nossa loja nos links abaixo:
http://www.plantei.com.br/humus-de-minhoca
http://www.plantei.com.br/fertilizantes/farelados/npk-10-10-10-vitaplan-1-kg-gratis-dosador
Tenho algumas roseiras no jardim e como era meu pai que podava e ele faleceu, ficaram uns tres anos sem podar. Cresceram e ficaram com dois metros de altura. Fiz poda radical e reduzi a altura em 1,50. Qual a altura ideal? Podei agora em janeiro, lua nova.
Olá Maristela.
Agiu de forma corretíssima. A poda radical é a solução. No entanto, ainda está alta. Reduza para aproximadamente 50 cm. Elas começarão a crescer e se desenvolver novamente.
Recomendamos também a aplicação de NPK 04-14-08. É um fertilizante que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, Fósforo e Potássio em proporções adequadas para a formação das plantas. Ideal para ser aplicado no momento do plantio ou no preparo do solo, pois proporciona uma melhor formação e desenvolvimento das raízes e da estrutura das plantas. Deve ser aplicado preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde. Contém também enxofre e cálcio.
Confira no link a seguir http://www.plantei.com.br/condicionadores/farelados/npk-04-14-08-vitaplan-1-kg-gratis-dosador
Qualquer dúvida estamos a disposição!
Um abraço. 🙂
Sim gostei muito das dicas . poso usar esterco de gado curtido?como devo usar? Sempre que ponho adubo as folhas ficam feias?.?
nunca usa esterco de gado!!!! pois tem certas herbicidas para tratar o pasto que infelizmente o gado vai ingerir com o pasto e estes produtos permanecem nos intestinos e saiam com os fezes dos animais, usando esse esterco pode sim matar ou prejudicar gravemente as suas roseiras. Melhor é cama de frango curtido. Eu preparo os meus sulcos para rosas de maneira de cavar sulcos de 40×40 e encher 15 cm com corte grama, folhas, mato triturado/desintegralizados, mais 15 cm com madeira e galhos triturados/desintegralizados e mais 15 cm de chamado orgânicos, uma mistura de cama de frango/carcaça de frango, madeira triturada, isso deixo curtir 3 meses duas em duas semanas virando. Plantando as mudas vai ter roseiras em 3 meses com uma altura de 150 cm, forte e saudáveis com uma produção impressionante de flores grandes e com hastes bem compridos. Para a manutenção depois de um ano faça uma analise do solo antes de adubar e fora dos fertilizantes comum, pode adicionar 1-2 x por ano farinha de osso e se consegue comprar usa torta de mamona (eu planto para a minha própria produção)
Olá!! eu tenho uma mini roseira no vaso e outra roseira pendente. Tive sérios problemas de adaptação com a pendente. Elas ficam na varanda e pegam somente o sol da manhã.
A pendente veio linda e maravilhosa!!! mas poucos dos botões que vieram com ela abriram e os mais novinhos foram murchando e caiam. Após 18 dias em casa, não havia mais nenhuma rosa e eu fiz a poda e replantei, mas ela perdeu absolutamente todas as folhas. Isso é normal? Eu desci com o vaso para o jardim, onde está se recuperando e já apresenta muitos brotos.
Quanto à mini roseira do vaso, após a floração, também fiz a poda, um pouco mais drástica, e ela perdeu todas as folhas. Fiz uma adubação com cascas de banana e cascas de ovos e às vezes rego com agua de borra de café. Mas ela está com algum problema que nao sei qual é… não está segurando os novos brotos e eles secam e caem. Os que conseguem crescer um pouquinho, logo amarelam as folhinhas. O que pode está errado? voce poderia me ajudar?
Muito obrigada!!!
Olá! tenho uma roseira trepadeira que cresceu muito pra todos os lados.Os galhos cresceram 2,5 m parou a floração e não sei o que fazer ele está com um ano de idade, nunca coloquei nenhum adubo quimico só o NPK caseiro Se alguém puder me ajude.
Olá! me mudei para uma casa onde tem uma roseira e não podei mas ela floresce o ano todo ,não tiro a flor
pois não sabia que deveria tirar e nem podar ela está bem alta se podar agora devo cortar la em baixo e esperar ela florescer .Não vou matar o pé. Obrigado pela ajuda.
Costumava colocar canela ,mas o pŕopilis absoeve melhor.Obrigada pela dica
Olá! Podem me responder se essas regras de poda são tb p aquelas rodinhas q dão em cachos? Posso plantar mini rosas aos pés de rosas maiores? Brilhantina crescendo no solo sob roseiras, posso deixar?
As formigas infestam minha roseira no verão…o que eu faço para afastar as formigas da minha roseira? Já tentei de tudo e não consigo me livrar…
Ganhei uma muda de roseira… Platei assim que cheguei em casa… mas o pé esta todo murcho!
Será que morreu ou tenho que podar as folhas murchas pra brotar?
O que são gemas? Mostra em foto por favor.
Amei as dicas,muito obrigada!! Vou fazer bem como tu orientou!! Pois amo flores!!
Ficamos felizes que tenha gostado, Maria!
Obrigado pela visita!