A Dracaena sanderiana é uma planta versátil: pode ser cultivada em vasos, na água e diretamente no solo. O que muda é que cada ambiente tem condições diferentes e isso influencia no tamanho e na velocidade do crescimento da planta.
É popularmente conhecida como bambu-da-sorte, já que se assemelha muito aos bambus, mas, na verdade, é um tipo de dracena pertencente ao grupo Ruscaceae.
Associada a positividade e boas energias, está sempre presente na decoração de áreas internas, como salas, escritórios e até banheiros. Além do valor ornamental, o uso é comum porque é considerada de baixa manutenção.
→ Continue a leitura e aprenda sobre os cuidados necessários para cada uma das três formas de cultivá-lo!
Escolha do local
O bambu-da-sorte não é uma planta exigente mas, para que seu ciclo de vida seja realmente longo, é fundamental posicionar o vaso ou plantar a muda no lugar certo do canteiro.
Observe como são as condições de luminosidade do espaço onde pretende colocá-lo. Há luz solar direta? Por quanto tempo? A área é sombreada por muros ou outras plantas?
O ambiente ideal é o de luz natural indireta ou de sombra. O bambu-da-sorte não gosta de sol pleno e não é indicado para ambientes que recebem luz solar direta por mais de 6 horas. Essas condições danificam as folhas, que ficam amareladas e vão, aos poucos, secando.
❌ O bambu-da-sorte é considerado uma planta tóxica, por isso, deve ser posicionado em locais que os pets não tenham acesso, já que podem fazer a ingestão da planta acidentalmente.
Mudas de bambu-da-sorte
A Plantei Garden Center entrega para todo o Brasil e trabalha com duas variedades:
- A dracena Lucky Bamboo, que é enviada no pote 12, com, no mínimo, 35 cm do torrão até a ponta;
- E com a Dracaena sanderiana, enviada no pote 6, com, no mínimo, 15 cm (clique aqui).
🪴 Dica da Plantei: clique aqui e participe do grupo VIP no Whatsapp. Receba descontos especiais e conteúdos exclusivos sobre plantas!
Bambu-da-sorte em vaso
A escolha do vaso depende do objetivo e do espaço disponível. Se a ideia é colocá-lo no chão, vale a pena apostar em vasos maiores, com mais de 15 litros. Quanto maior o vaso, maior o bambu-da-sorte fica.
Os modelos altos e cônicos são ótimas opções, porque ficam lindos nas entradas de residências ou mesmo na decoração de espaços de trabalho. Vale lembrar que, em ambos os casos, é necessário ter claridade no ambiente.
Para uso em bancadas ou superfícies, como mesas, estantes e suportes de chão, aposte em vasos ou cachepôs menores, com, no máximo, 4 litros.
Sugestões de vaso:
- Vaso autoirrigável Basalto – 4 litros (Raiz)
- Vaso redondo Havana – 28 litros (Floridis)
Preparo do vaso
Os furos no fundo do vaso escolhido são essenciais, porque se a água das regas não escoar corretamente as raízes vão apodrecer. Se o modelo for escolhido por um cachepô, por exemplo, faço-os manualmente.
A camada de drenagem também ajuda nesse processo e impede que os buracos fiquem obstruídos pelo substrato. Você pode fazê-la com argila expandida ou com pedrinhas de construção (brita).
Prepare o substrato usando um composto pronto para plantio e misture pouco de húmus de minhoca ou perlita. Esse mix vai garantir um solo fofo, úmido e com bastante oxigenação.
O transplante da muda deve ser feito de forma cuidadosa, mantendo o máximo possível do substrato que está no entorno da planta. No novo vaso, acrescente o substrato antes e depois, para manter o bambu-da-sorte bem firme.
Depois de finalizar o processo, faça uma rega generosa.
Como plantar o bambu-da-sorte na terra?
Como essa planta é muito associada ao cultivo em vasos pequenos para ornamentação de interiores, é pouco comum vê-la em jardins externos plantadas diretamente no solo. No entanto, é uma opção barata e de fácil manutenção para jardins pequenos ou de canto de muro.
É importante preparar o solo corretamente, revolvendo bem a terra. Depois, adicione húmus de minhoca para garantir que fique rico em matéria orgânica.
O crescimento do bambu-da-sorte é vertical, então, coloque as mudas com um distanciamento de, no mínimo, 30 centímetros.
Bambu-da-sorte na água
O bambu-da-sorte é uma das plantas indicadas para cultivo na água e fica lindo em vasos e garrafas de vidro.
As opções transparentes são as melhores, já que as raízes ficam expostas e cria um belo efeito visual. Além disso, é mais fácil observar a coloração e a disponibilidade da água.
Escolha uma planta saudável, com raízes desenvolvidas e retire com cuidado uma parte com caule que tenha duas ou três folhas. Retire o substrato com água corrente e coloque no recipiente.
Os arranjos podem ser montados com vermiculita expandida ou pedriscos. Quanto à manutenção, basta trocar a água e higienizar o vaso de uma a duas vezes por semana, para evitar a proliferação de mosquitos.
Como cuidar do bambu-da-sorte?
As recomendações listadas abaixo servem para as três formas de plantio.
Adapte a frequência de regas de acordo com as temperaturas e condições de umidade da sua região!
- O plantio em vaso ou canteiro demanda de uma a duas regas por semana. O segredo é manter o substrato úmido, mas sem encharcar;
- Faça podas de limpeza periodicamente, para incentivar o crescimento. Basta retirar as folhas que estão secas, danificadas ou queimadas;
- Em áreas internas, passe um pano úmido nas folhas para retirar a poeira;
- A adubação é simples: a cada três meses, coloque uma pastilha de fertilizante mineral para folhagens na borda do vaso ou utilize bokashi Korin.
Conheça a Plantei Garden Center
A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas.
Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa!