A manjerona (Origanum majorana) é uma planta perene muito apreciada como erva culinária. A aparência é similar ao orégano, no entanto, o sabor é mais suave e delicado.
Neste artigo explicamos como plantar manjerona em canteiros ou vasos e aproveitar o sabor desse tempero. Boa leitura!
Como plantar manjerona?
A manjerona pode ser cultivada de duas formas: por sementes ou estaquia.
As sementes (clique aqui para ver as opções) podem ser plantadas diretamente no solo ou em sementeiras e pequenos vasos a 0,5 (meio) centímetro de profundidade.
Em sementeiras, coloque-as com 3 cm de distância e mantenha o recipiente em um local protegido da chuva e ação do tempo.
A germinação geralmente leva de 20 a 25 dias. As mudas são transplantadas quando ficam grandes o bastante para serem manuseadas sem sofrer danos.
O plantio de manjerona por estaquia é feito cortando ramos de plantas adultas saudáveis com, aproximadamente, 10 cm de comprimento. É necessário que pelo menos dois terços do comprimento do ramo fiquem enterrados no solo úmido.
Os ramos devem ser mantidos em um local fresco e bem iluminado, mas sem contato direto com a luz solar, pelo menos até que as mudas tenham se enraizado bem.
Como preparar o solo
O solo ideal para manjerona é bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A planta se desenvolve melhor em solos calcários de pH levemente alcalino ou neutro, mas é bem tolerante quanto ao pH e tipo de solo.
Clique aqui e veja dicas práticas para preparar canteiros.
Luminosidade e clima
A manjerona é uma planta que se desenvolve melhor em clima ameno ou quente, porém, não suporta bem temperaturas abaixo de 10°C.
É necessário que a planta receba pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta. Se for cultivada em pleno sol o dia todo, se desenvolve melhor e as folhas possuem mais aroma e sabor.
Regas
É necessário irrigá-la com frequência, para que o solo sempre esteja úmido. Porém, tanto o excesso quanto a falta de água prejudicam a planta.
Como plantar manjerona em vaso?
Utilize um vaso médio, que tenha furos e escolha um método de plantio: por sementes ou por mudas adquiridas em lojas de jardinagem ou feitas por estaquia.
O primeiro passo é fazer a camada de drenagem (clique aqui e veja como) utilizando argila expandida, pequenos pedaços de telha ou brita. Dessa forma, a água escoa com facilidade, sem compactar o solo ou prejudicar as raízes.
1 – Com mudas de manjerona
Já as mudas devem ser posicionadas no centro do vaso. Com as mãos, deixa-a bem firme assentando a terra em torno da planta. Depois, faça uma rega generosa.
Este é o momento de conferir se a água escoa com facilidade e se a terra ou substrato apresenta boa drenagem (absorve a água em poucos segundos).
Dica extra: os vasos autoirrigáveis são ideais para pessoas que viajam bastante e não querem perder as plantinhas por falta de água.
O sistema é composto por cordões que funcionam como uma raiz artificial, mantendo o vaso úmido por vários dias. São opções ideais para quem quer ter uma horta em apartamento ou tem pouco espaço para cultivar e opta por estruturas verticais!
2 – Com sementes de manjerona
Preencha o vaso até a borda com terra vegetal (para mudas) ou substrato para plantio (para sementes). As sementes de manjerona devem ser colocadas à 0,5 (meio) centímetro de profundidade. A cobertura com substrato deve ser bem fina.
Para fazer as regas, utilize um borrifador e mantenha o substrato sempre úmido.
Quando e como colher
A manjerona atinge de 30 cm a 60 cm de altura e a colheita das folhas da manjerona começa entre 60 e 90 dias após o plantio.
Colha os ramos que estão a 10 cm do solo, para permitir que a planta rebrote, ou colha as folhas individualmente quando necessário. As flores da planta também são utilizadas como condimento e devem ser colhidas assim que se abrem.
Tanto as folhas quanto as flores frescas podem ser deixadas para secar em um local escuro, seco e que seja bem ventilado. Quando estão secas, apresentam sabor mais intenso que as frescas.
A planta produz bem por 2 anos ou mais quando recebe as condições adequadas para se desenvolver. Em regiões de inverno mais acentuado, a planta é cultivada como anual.
Após o plantio, quais cuidados devo tomar?
Preste atenção no desenvolvimento dos cultivos, observando a coloração das folhas, aparecimento de pragas ou estagnação do desenvolvimento. Esses são alguns dos fatores que indicam a necessidade de nutrientes.
Assim como outras hortaliças, a adubação recorrente com compostos e fertilizantes orgânicos ajuda no desenvolvimento e crescimento do cultivo.
Agora que você já sabe como plantar manjerona em vasos ou canteiros, continue aprendendo no blog da Plantei 💚.
Veja nosso guia de Horta em vasos e aprenda o passo a passo para ter muitos cultivos em pequenos espaços!
aprendi como cuidar da minha manjerona
espero que minha filhinha ainda cresça e produza muito. estou apaixonada!
Tinha uma plantação em um vaso mais não consegui com que ela pegasse o que devo fazer
Siga as recomendações do post em relação a clima, regas e solo.