Lendo agora
IoT na agricultura: sistemas inteligentes no campo

IoT na agricultura: sistemas inteligentes no campo

IoT na agricultura

IoT, abreviação para Internet of Things, que em português significa “internet das coisas”, é o termo utilizado para descrever o procedimento de inserir tecnologias em objetos cotidianos, utilizando-os de forma mais integrada e interativa.

A tendência se faz cada vez mais presente em diferentes setores, inclusive na agricultura e no agronegócio.

Os sistemas inteligentes são utilizados para otimizar os cuidados com os cultivos, agilizar processos ou até mesmo  prever condições climáticas que impactam no desenvolvimento do plantio. Assim, auxiliam na tomada de decisões e tornam-se essenciais na identificação de novas oportunidades de negócios. 

Confira, abaixo, algumas informações importantes sobre a IoT na agricultura e exemplos de tecnologias já implementadas. 

IoT na agricultura

A Internet das Coisas pode ser aplicada à agricultura com diferentes finalidades e objetivos, seja nas plantações ou na criação de animais.

Confira alguns exemplos! 

Coleta de informações

Com tecnologias integradas e sensores é possível obter informações sobre variações climáticas e de temperatura, características do solo, umidade relativa e até mesmo sobre comportamento animal, no caso das fazendas de criação.

iot na agricultura
Sistemas inteligentes de irrigação contribuem com a qualidade da produção e também otimizam o trabalho dos agricultores.

Análises

Há casos em que os sistemas IoT são aplicados para aumentar a produção de grãos, vegetais ou frutíferas.

Como o acesso às informações é mais aprofundado, há mais formas de melhorar o rendimento e qualidade do que é produzido.

Desempenho dos maquinários

A IoT é aplicada à produção de tratores autônomos e também na qualidade das informações coletadas e enviadas aos agricultores.

Monitoramento

Sensores e drones captam informações em tempo real para analisar condições climáticas, acompanhar a alimentação de animais, prevenir incêndios, entre outros.

IoT na agricultura
Sistemas integrados reúnem informações sobre solo, temperatura e clima.

Smart Farm

As “fazendas inteligentes” agregam diferentes tipos de tecnologias para reduzir despesas e aumentar a produtividade do local. Para alcançar esses objetivos, o olhar é global e também foca na eficiência e nas novas demandas do campo, incluindo questões ambientais. 

As tecnologias mais utilizadas são:

a) drones, para monitoramento de áreas de plantio, pragas e incêndios;

b) sistemas de irrigação inteligentes na produção de alimentos, que distribuem a água na medida certa e quando necessário;

c) sensores automatizados, que otimizam processos da semeadura à colheita. 

Veja também
A imagem mostra uma montagem com 3 fotos de pacovás em vasos de cores diferentes. O primeiro é cinza, o segundo branco e o terceiro marrom. As duas primeiras imagens são da Floridis e a terceira da loja Plantei.

Processamento de informações 

O Sistema Irriga é um exemplo de IoT na agricultura. A solução aplica modelos e rotinas de programação para processar informações sobre solo, planta, clima e sistema de irrigação da área e recomendar com precisão quando e quanto de água aplicar. 

O método utilizado é o Penman-Monteith, que permite quantificar separadamente a transpiração de cultura e evaporação da água do solo. Dessa forma, a previsão é mais certeira e as recomendações mais confiáveis. 

Há bancos de dados com informações sobre os solos monitorados, que cataloga propriedades físicas e hidráulicas e também das culturas irrigadas em diferentes países e regiões, documentando informações como área foliar, altura, profundidade de raiz, períodos críticos, entre outros. 

Horta Inteligente

Gostou de aprender sobre a IoT na agricultura? Se você possui cultivos domésticos e quer se beneficiar das novas tecnologias, aposte nas hortas inteligentes

Elas permitem o cultivo de hortaliças e microverdes em pequenos espaços e locais sem luz solar. Fazem a distribuição automática de água, oxigênio, luz e nutrientes e permitem até 25 dias de autonomia em relação aos cuidados. 

Acesse o site da Plantei Garden Center e saiba mais! 

horta inteligente

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo